
sábado, 29 de setembro de 2007
Parabéns Portugal

Radar é para Leiria?

MADEIRA SEMPRE...
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Hoje a noite é...
Trabalham muito... Merecem?!
A minha opinião:
MADEIRA SEMPRE...
Bolsas da Fundação Social Democrata

"Não será fácil, mas Alberto João Jardim acredita que os jovens da Região estarão preparados quando daqui a 20 anos forem chamados a tomar grandes decisões. Não tivessem eles herdado um património único: a "genética madeirense".
Sílvia Ornelas " in Diário de Notícias
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Grande Pedro!
Foi preciso muitos tomates para fazer o ex-Primeiro Ministro fez. Acho que faz bem o país acordar e perceber que Portugal não gira à volta da bola…
Há que evoluir! Pena que nós, povo, vamos continuar a acreditar que a bola comanda a nossa vida!
Quem será o próximo?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Primeiro dia Mundial...

Para aqueles que tanto atacam a Madeira por ter votado contra o aborto e que afirmavam: “Ah e tal! A Madeira é uma região atrasada, por isso votaram não.”…
Para esses vejam as estatísticas que aparecem hoje no Diário de Notícias que provam que as madeirenses são as que “mais consciência” tem, e possuem maior responsabilidade sem necessitarem de recorrer ao aborto pago por todos...
MADEIRA SEMPRE…
"Ainda há pastores?" & Rosa Brava
Foi uma grande falha minha… Não ter escrito nada acerca do documentário “Ainda há pastores”. Eu vi esse documentário na Casa das Mudas na Calheta… Adorei o documentário… É extremamente comovente, em especial para quem já esteve no interior de Portugal e contacta com essas pessoas… Eu só estive na Miuzela é uma pequena aldeia da Guarda, que pertence ao Concelho de Almeida…
Estive na casa de um grande amigo, a quem agradeço lá me ter levado e contactar com outra realidade que é a nossa nação…
E nessas vezes que lá estive vi o quanto é difícil viver no Interior de Portugal, parece outro país, o do litoral atarefado e stressado com falta de tempo, o Interior com tempo a mais em que as pessoas que restam esperam o seu descanso para a eternidade… Muitas discussões tive com o meu amigo a tentar mostrar como fixar as pessoas lá, contudo é tarefa impossível… Falei com outros madeirenses que já lá estiveram e é muito difícil para um madeirense conviver com aquela realidade e tentar transmitir o nosso ponto de vista…
Por isso tudo, acho que Portugal é um país muito triste e muito escuro, apesar do nosso sol, dos nossos campos verdes, das nossas praias, dos nossos mares… Sinceramente quando vou ao “campo” na Madeira não me deparo com a mesma situação que me deparei no Interior de Portugal… E digo mais… Nós somos o povo mais alegres desde país… Só por isso podemos dizer que somos o “Povo Superior”.
O Governo tem que incentivar mais o investimento das grandes empresas no Interior de Portugal e baixar os impostos, porque as pessoas vão a Espanha comprar (pois é mais barato e compreendo) e assim matam o comércio português.
Lembrei-me deste documentário pois vi um post no blogue da minha amiga “Curral da Porca” a falar da Rosa, uma pastorinha (que também aparece no documentário) que os pais não deixavam ir à escola…
MADEIRA SEMPRE…
PS pelas ruas do "Jardim

terça-feira, 25 de setembro de 2007
Até o pai da Vanessa vê...

segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Sabia que... Madeira Cake?
While the name "madeira cake" is often thought to have originated from the Madeira Islands, it is actually named after the wine that accompanied the dish. The inhabitants of the Madeira Islands, however, have developed a cake very similar to the madeira cake.
Traditionally Madeira is eaten fresh, but once it has gone stale it can be smothered in boiling hot custard, or a thin slice can be lightly toasted and eaten with some mature Stilton. It can also be quite tasty with whipped cream and chocolate sprinkles, or sliced then spread with a little butter."
in Wikipedia
Quem me informou acerca disto foi o meu professor irlandês da prática da cadeira de Programming... Impressionante é que o nome da nossa pequena ilha ficou associado a um a bolo!...
Estou fascinando como o nome da nossa terra chega a todo o lado!
MADEIRA SEMPRE...
Nosso presidente contra a perda de mandato
Num post-scriptum a um artigo de opinião no Jornal da Madeira, Alberto João Jardim fala da perda de mandato do vereador independente eleito nas listas do PS-M à Câmara Municipal do Funchal Carlos Pereira.
"O senhor vereador Carlos Pereira - escreve João Jardim - até agora na Câmara Municipal do Funchal, perdeu o seu mandato por, a tempo, não ter apresentado a sua relação de património e rendimento conforme estipula a lei".
"Pela transparência de opinião que devo ao povo" - continua - "exprimo a minha discordância em relação à lei que permite aos Tribunais decretar a perda do mandato directamente. A não ser indirectamente, quando crime grave, tipificado na lei, a tal obrigue, uma vez sentença definitivamente transitada em julgado".
Para Alberto João Jardim, "não faz sentido uma lei que permite a Órgãos não eleitos, ainda que constitucionalizados de soberania, retirar directamente um mandato a quem eleito pelo povo soberano".
"O caso do sr. vereador Pereira e outros semelhantes deviam ser punidos, mas com multa relevante. E só!", defende.
A terminar, João Jardim diz não fazer juízo de má-fé na sua não entrega da declaração exigida pela lei mas, "sendo desleixo, é grave e marca quem ambicione voar alto e se põe a estigmatizar injustamente outras pessoas".
Carlos Pereira é um dos defensores da perda de mandato do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, por alegadas violações ao Plano Director Municipal.
"Super" Homens de laranja (e não precisam ser do PSD)

Da minha parte: MUITO OBRIGADO!
Uma coisa que a meu ver deveria alterar é o facto das autarquias “pequenas” fundirem-se nestes meios, por exemplo ter “um só carro do lixo para dois concelhos” era um economizar de recursos… Não seria?
MADEIRA SEMPRE…
Revisão das Bolsas do GR

Fico à espera que digam que medidas é que o Governo Regional podia ter para incentivar mais os estudantes? (Medidas regionais)
Os 170 euros mensais não são os únicos apoios de que podem beneficiar os estudantes madeirenses. O Governo Regional também paga 50 por cento das propinas, num limite que varia entre os 750 e os 500 euros. Os 750 são para os que estudam em universidades estrangeiras; os 500 para o território nacional. A este sistema de ajudas podem concorrer os residentes no Porto Santo a estudar em escolas de ensino superior da Madeira."
domingo, 23 de setembro de 2007
Madeira Triunfo
Estarei atento às suas prestações e desde já desejo a melhor das sortes às nossas meninas!
"Denisa Silva, 28 anos, Porto Santo
A “menina do mar” de Porto Santo

Viveu quase sempre na ilha do Porto Santo. Já adulta estudou um ano na zona do Porto e não gostou, voltou ás suas ilhas, para terminar o curso de educadora de infância. Vive sozinha ( teve relações pouco compensadoras...chama-lhes "traumazitos" ); a sua casa é agora no Funchal, onde foi professora de expressão dramática e musical do 1º ciclo por 3 anos. Adora crianças, mas gosta ainda mais de cantar e por isso resolveu dedicar-se 100% à música. Também cantou em festas e hotéis na Madeira. Mas neste momento tem a vida suspensa... esperando saber se entra na OT.
Sendo filha única tem uma relação muito forte com o pai, que trabalha no campo de golfe da Ilha, a mãe trabalha nos barcos, e dela herdou a vontade de viajar e a ambição.
A Denisa tatua aquilo que considera importante no corpo, a sua estrela da sorte, a palavra amizade em caracteres chineses, um trevo com o número 7, o seu número da sorte.
Sempre fez desporto, primeiro, patinagem e depois hóquei...ao longo da vida partiu as duas pernas...mas foi o desporto que a fez viajar por todo o país e alargar os seus horizontes.
Uma feia muito bonita

Esta madeirense é filha de um motorista e mecânico que gosta de fazer rir os outros, humorista nos tempos livres e de uma doméstica. A Vânia sabe o que quer e não se deixa convencer pelo espelho que não é muito seu amigo.
Actividades desportivas só mesmo o ioga e a dança...dança sempre que pode, adora salsa e outros ritmos, mas é a cantar que afasta as tristezas.
Já fez tournées na ilha, onde sempre viveu, com o pai. Havia vários números e o pai fazia rir; ela cantava entre as outras actuações.
A mãe é artista na costura, "uma mulher de muita arte" como diz a Vânia. cresceu a ouvir a linda voz da mãe a cantar fado lá por casa e cedo percebeu que era isso que queria fazer.
Estuda no conservatório no Funchal, piano e voz. Não sendo uma mulher bonita, ironiza dizendo que namora com a música. A sua irmã mais velha já casou e teve um filho, que a Vânia adora; deve ser uma óptima tia!
Tem uma parte espiritual muito forte, os livros que mais a marcaram foram "Sidharta" e "Conversas com Deus". É mais crente do que propriamente católica.
Diz-se mimada por todos e não se imagina a fazer outra coisa que não seja cantar."
França Gomes

Data: 23-09-2007
Márcio Berenguer
E quanto à última frase que destaco é verdeiramente importante... É isso que todos os madeirenses devem fazer... Inclusivé os deputados da oposição e políticos da oposição!
PELA MADEIRA...
sábado, 22 de setembro de 2007
Jel os homens da luta no Avante
Eu não tenho oportunidade de ver a SIC Radical, nem de assistir a televisão portuguesa… Contudo andava eu a ver uns blogues… E cá encontrei o programa: “Vai tudo abaixo”… É fabuloso… É feito pelo Jel…
Eis ele na festa dos comunas… Uma espécie de festa da liberdade, onde pode vir grupos terroristas e coisas do género…
Vamos lá rir…
Zé fazia falta?

Agora que o PS e Bloco de Esquerda querem fazer coligação na Madeira... Já está visto com que vai acontecer em Lisboa... Não está?
Esta oposição da esquerda "moderna" é uma tanga... Está visto!
MADEIRA SEMPRE...
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Câmara M(iguel)unicipal do FunchALbuquerque
Juntando algumas peças… Quem mais pressiona e pede a cabeça do nosso autarca é o Dr. Carlos Pereira, e quem pediu a auditoria “que pariu um rato” foi o Dr. Cunha e Silva…
Será que vai começar a disposta dos Delfins? Cada um escolhe os seus aliados e inimigos… Estão lançados os dados…
Isto tudo para dizer que apesar da polémica toda… O Diário de Notícias está a fazer uma sondagem que parece-me ser favorável ao Miguel Albuquerque, porque 21% + 23% = 44% o que parece-me ser extremamente positivo! Quanto à “oposição” fica pelos 34% a uns 10% de distância… e eu considero o restante a abstenção.
E para terminar este post, devo dizer que votei “Devia disputar a liderança do PSD” e para mim seria o próximo Presidente do Governo Regional.
PELA MADEIRA…
País aumentar a Natalidade
Enfim... Contudo adorei este cartoon do Cartoonices!
Pela MADEIRA!
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Sócrates na Terra do Tio Sam

“«Em matéria de visão humanista e respeito pelo Direitos Humanos, não encontro melhor exemplo do que os Estados Unidos», disse, antes de frisar que o respeito pelos Direitos Humanos e o humanismo «são valores que estão no coração [do povo norte-americano] e na Constituição dos Estados Unidos».
Reflexo da atenção que José Sócrates sempre dedicou às relações transatlânticas foi também o facto de ter dedicado alguns parágrafos aos Estados Unidos logo no seu discurso de posse como primeiro-ministro, em Março de 2005.”
in Diário Digital
MADEIRA SEMPRE…
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Barreiros - O meu sonho
Tino - A homenagem
Estava a ver uns blogues e encontrei este vídeo… E resolvi colocar… Já que há muitos do Partido Socialista que vistam o meu blogue… Penso que este vídeo poderá ajudar o Sr. amsf a perceber o porque de defender uma Junta de Freguesia!
Poderá ser uma inspiração para muitos!... Até para mim o é!
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Jokanovic: "Cada vez gosto mais..."
Contudo quero destacar as palavras do ex-jogador do meu Marítimo, do União e do Nacional e agora treinador do Nacional:

Só falta a oposição gostar dele, Dr. Alberto João Jardim!
Galway e E. Coli

Se eu fosse o Presidente do GR... - http://cortardadireita.blogspot.com/
O
nosso colega destas coisas dos Blogs o "BaBy_BoY_sWiM", dinamizador do Blog "Madeira Minha Vida",
endereçou-me a mim e pelo que sei a outros bloguistas um desafío.
Tal desafío
consiste em responder a esta questão: "Se eu fosse o Presidente do GR..."
A este desafío dizer com palavras muito simples, que
teria optado por um outro modelo de desenvolvimento que não este que o
PSD-Madeira escolheu. Que tivesse como principal preocupação as pessoas. Que
permitisse um maior acesso das pessoas ao ensino, tentaria tornar a Madeira uma
terra com melhores níveis de preparação técnica e cientifíca, para
posteriormente alavancar uma economia que não dependesse tanto do sector público
como tem sido até a agora, mas sim no sector privado, em áreas tecnologicamente
avançadas, baseadas no saber.
Porque uma terra pobre em termos de riquezas
naturais, tem de potenciar a sua outra principal riqueza, as pessoas e o seu
saber!...
Tudo o resto seria consequência, mais estradas, mais e melhores
espaços culturais e desportivos, etc....
De certeza não estariamos como agora
"a rasca" e a "mendigar" a Lisboa e a Bruxelas mais dinheiro para podermos ter
mais obras públicas que sustentem uma região que não tendo mão de obra
qualificada, tenha que sobreviver a custa das obras públicas. Isto porque é
impensável pensar que a Madeira só tem futuro no sector do turismo. É pouco, não
chega!....
Por outro lado dizer que recusaria qualquer modelo de
desenvolvimento de cariz socialista ou comunista, porque a par do modelo
social-democrata, estes tratam por igual tudo aquilo que é diferente e pretendem
que o sector público controle tudo.
Isso de certeza não seria
comigo!...
Postado por Roberto Rodrigues às 14:18 "
sábado, 15 de setembro de 2007
O meu sonho - Marítimo!

Contudo o meu sonho foi claro… Sonhei estar a festejar a vitória do Marítimo no Campeonato… Sonhei que lia nos jornais: “Ecos da vitória do Marítimo chegam à Irlanda”… Sonhei que lia nos jornais: “Caracas pára pelo Marítimo”… Sonhei que lia nos jornais: “África do Sul em delírio pelo Marítimo”… Sonhei que lia nos jornais: “Madeira é verde-rubra”… Sonhei que lia nos jornais: “Marítimo é Madeira”…
Ainda no sonho… Sonhei estar abraçado ao actual treinador do Marítimo Mister Sebastião Lazaroni… Sonhei cantar a marcha do Marítimo por todo o lado… Sonhei que a Marítimo tinha elevado o nome Madeira ao topo do Mundo…
Hoje, apesar de ser, também adepto do F.C. Porto… Rezo para que o Marítimo obtenha uma mais vitória… Rezo para que o meu sonho se torne realidade…
E faço a promessa perante todos aqueles que lêem o meu blogue se o meu sonho se realizar e o Marítimo for campeão Nacional vou a pé desde a Sede do Marítimo no Campo Almirante Reis até ao Terreiro da Luta… Quem me acompanha?
Apesar de ter 21 anos, espero ver o Marítimo campeão antes de morrer, acho que todos os madeirenses o merecem!

“Lá vai, lá vai os nossos Maravilhas…”

Estádio na praia Formosa?
O Marítimo o maior clube das ilhas… O primeiro classificado até este momento da Super Liga 2007/2008.
Sabe-se agora que não se irá construir o estádio da praia Formosa! O Governo Regional irá oferecer o “Caldeirão” ao Marítimo. Não sou contra nem a favor… Eu sempre fui e sou contra o dinheiro que Governo Regional dá ao desporto profissional na Madeira...
Eu recordo-me que na altura do Euro 2004, o nosso líder Dr. Alberto João Jardim afirmou que não iria construir um “campo” para ter um jogo ou dois jogos entre equipas de segundo plano… Então não se fez/remodelou os Barreiros, porque para a Madeira era mais importante a Saúde…
Contudo nestes anos… O Porto-Santense, o União, o Machico, o Caniçal, o Ribeira Brava, o São Vicente e o Nacional fizeram os seus estádios/complexos… O mais estrondoso foi o Nacional que começou a construir sem o dinheiro do Governo Regional e para acabar o estádio do 500 foi preciso “roubar” os Madeirenses… Perante este cenário o Marítimo como MAIOR CLUBE DAS ILHAS não terá o mesmo direito a ter um estádio? O clube que leva mais além o nome Madeira, não terá direito a um estádio? Sem dúvida que terá… Até porque a maioria dos madeirenses são marítimistas…
Agora, se fez-se mal em ter dado e construído tanto estádio pela Madeira? Sem dúvida que se fez… Bastaria um estádio para o Marítimo e Nacional e talvez ter aproveitado o dinheiro do Estado Português aquando do Euro 2004…
Não se aproveitou… Foi uma má decisão… No qual, eu na altura da decisão: achei que tivesse sido uma óptima decisão!
Então desde há muito que o Marítimo vem a pedinchar o estádio, e a localização foi muitas vezes discutida até que encontraram um lugar – a praia Formosa… Era sem dúvida um belo lugar para o estádio. Muitas negociatas se fez por esses lados, desde o 500 comprar terrenos para impedir a construção entre outras…
Mas nestes dias abandonou-se a praia Formosa para oferecer ao Marítimo o Estádio dos Barreiros e irá se poupar 50% do que se gastaria na construção do estádio na praia Formosa… Em tempo de vacas magras a medida até é boa, mas injusta…
Porque a construção do estádio na praia Formosa iria dinamizar toda aquela zona e melhorar os acessos da estrada Monumental iria ter ali outro pólo de atracção além do fórum e da dita praia Formosa (que futuramente será de areia amarela) …
Estádio dos Barreiros entregue ao clube do Almirante Reis irá fazer ecoar vozes a contestar… Onde irão treinar as equipas de atletismo? Onde irão treinar os árbitros? Onde irá o Uniãozinho da bola jogar? (será que o Jaime Ramos não dirá nada?) … Onde irão fazer um parque de estacionamento? Com tão pouco espaço, como fazer a zona comercial?
Pela promessa que se fez durante as eleições, a promessa devia ser realizada… Com ou sem dinheiro… Pagava-se a crédito… E depois vendiam as lojas do estádio comercial e talvez dê-se para pagar… E se o Sr. Carlos Pereira oferece-se a areia até era mais barato… E se uma das empresas de construção civil do Sr. Ramos fizesse de borla o estádio… E se o Eng. Rui Alves fizesse os cálculos… E se CMF entrasse nas negociatas… Estava tudo pronto no próximo ano…
Lobos uma vez mais!
Fonte: Record
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
A caminho da Camacha

"Isto não se faz aos munícipes Sr. Presidente da CMSC
Data: 21-07-2007
Estive fora da RAM durante duas semanas e tal qual como para muita gente que aqui vem e volta algum tempo depois no meu regresso também me deparei com diferenças ao nível de obras. Moro no caminho Municipal da Achadinha, Camacha, e fiquei muito contente quando comecei a subir o caminho que dista entre a bomba de gasolina e a minha casa, pois este apresenta-se com o novo "tapete" que até um automóvel como o meu que já tem alguns anos rola com tanta delicadeza que até parece um daqueles automóveis que os nossos governantes usam para fazer inaugurações. Pensei eu, e até comentei para a minha mulher que ia ao meu lado "Isto está tão bom que deve ter sido inaugurado e nós que moramos nesta zona não estávamos aqui para aproveitar os "comes e bebes". Ia eu todo contente e a pensar que finalmente o meu pobre carro ia ter algum descanso e não ia ter de passar de um simples automóvel para um todo o terreno para que o seu proprietário pudesse chegar a casa. Pois a mesma estrada era digna de constar em uma qualquer prova de todo o terreno tal era o seu piso irregular. Mas toda esta minha alegria todo este meu entusiasmo teve um fim pois ao entrar no Caminho Municipal da Achadinha junto ao "Bar Moisés" verifiquei que esta não tinha sido asfaltada. Agora pergunto porque não o fizeram? Porque o mesmo caminho não pertence á Câmara municipal de Santa Cruz? Se é o caso devo-os informar que se enganaram nas últimas eleições Municipais pois recebi na minha caixa do correio panfletos que me diziam voto em "José Alberto Gonçalves". Será pelo facto de eu não ser presidente da Junta? É que esta manha quando vim para o trabalho e passei no café disseram-me que a estrada só tinha sido asfaltada até à casa do Presidente da Junta. Bom uma coisa eu garanto-vos não é por falta de pagamento dos meus impostos, pois tanto eu como minha mulher pagamos todos a tempo e a horas. Bom o melhor mesmo é reconhecerem que ofenderam todos quantos moram no caminho Municipal da Achadinha, acima do "bar do Moisés" e irem lá asfaltarem aquele caminho que mais parece um percurso para um carro "todo o terreno"."
Se eu fosse o Presidente do GR... - http://funchal.blogspot.com/
"Sexta-feira, Setembro 14,
2007
(Lisboa) O autor do blog Madeira minha vida, Madeira meu
país! lançou um desafio.
Um desafio que não deveria ser dirigido só aos bloggers Madeira mas a todos os
madeirenses ou todos aqueles que vivam na Madeira por razões profissionais ou
outras.
O desafio é o seguinte, imaginem que são presidentes do
Governo Regional da Madeira. Chegou a hora. Muita gente se queixa mas chegou a
hora do povo deixar a democracia dos cafés e passar à prática. Nesse desafio são
apresentadas muitas perguntas em formato de
entrevista.
O que
faria?
O tempo passa e eu muitas vezes pergunto-me
por que certas zonas do globo são abençoadas pelo desenvolvimento e pela
prosperidade e outras não. Será pela latitude? Será uma característica genética
de cada povo? O que será? Todos os países desenvolvidos ou mais desenvolvidos
que o nosso têm boas escolas e universidades. Não há volta a dar. A Irlanda
desenvolveu-se por que apostou na educação. Apostou nas pessoas, na sua
formação. Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Suécia e
outros têm boas escolas, têm boas faculdades, sabem passar o conhecimento.
Grandes empresas mundiais nasceram nos berços de universidades e aprenderam a
andar no meio académico antes de se fazerem à vida. É por aí que passa o
desenvolvimento.
Nestes últimos anos, nestas últimas décadas, muita
coisa mudou na Madeira. O desenvolvimento deu-se mas muito à custa da construção
civil. Muitos dos que se desenvolveram foram os construtores civis que ganharam
fortunas com todo o investimento feito. A cultura do cimento e do alcatrão é
fantástica mas não permite que muitos sejam prósperos, só alguns: os que
constroem em cimento e em alcatrão. O leitor provavelmente sabe de obras que
foram feitas e que pouco ou nada servem: estão vazias ou são meras desculpas
para se poupar cinco minutos aqui ou sete minutos mais ali à frente nos passeios
de Sábado e Domingo. Na escola é que está a nossa riqueza futura, não é no
alcatrão.
O que
mudava?
Esta pergunta confunde-se com a primeira e
acho que vou indicar a leitura da minha resposta em cima. Quero acrescentar só
que se acabavam as tolerâncias de ponto.
O que mantinha?
Há uma coisa boa no poder
laranja: a vontade de desenvolver a Madeira. Isso
mantinha.
O que é que não tinha feito em 30
anos?
Eu não teria ficado no poder 30 anos. Acho
isso uma aberração da democracia. Ficar na presidência durante 30 anos é uma
aberração. Toda a gente sabe da maior facilidade em se ser reeleito do que ser
eleito pela primeira vez. O acto de exercer o poder é uma espécie de campanha
durante o tempo do mandato. Os eleitores habituam-se a ver a pessoa, acabam por
conhecer a personagem, acabam por sentir uma certa familiaridade com o eleito.
Por isso sempre defendi o limite de mandatos. O poder corrompe. O poder cria
vícios. Sempre escrevi que estes cargos públicos são cargos de contribuição. Uma
pessoa tem uma profissão, interrompe essa actividade para desempenhar o cargo
público e depois volta para a sua vida. Não faz sentido fazer carreira como
Presidente do Governo. A certa altura todo o círculo eleito está instalado, está
profissionalizado e acabam por ser sempre as mesmas pessoas a fazer tudo. Isso é
péssimo por que corta criatividade e não origina novas ligações e novas
ideias.
O que é que tinha feito em
30 anos?
30 anos dá para fazer muita coisa. Ficar
30 anos na Presidência do Governo da Madeira é estar agarrado ao poder. É viver
para o poder e não pensar em mais nada que em se manter lá. A certa altura só se
pensa na manutenção. Não há criatividade, não há risco, não há ideias novas, só
mais do mesmo.
Publicada por Ricardo Figueira em 9/14/2007
12:19:00 AM "
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Mais sobre Galway...
Taxistas 'assombram' turistas e madeirenses

Quando cobram 40 € desde a pontinha até ao centro Funchal ou 50 € desde o Monte até ao Funchal… E negociam preços, sem colocar a funcionar o taximetro… Pois de facto é verdade… Tal como se escreve na notícia: “é concorrência desleal” para as pessoas que trabalham honestamente…
E a notícia vai mais além ao afirmar que os taxistas querem mais fiscalização aos “pseudo-taxistas” e agências de viagens… Digo o mesmo façam mais fiscalização aos táxis, mas que a fiscalização sejam fiscais disfarçados de turistas para ver se começam a tirar a licença a alguns e dar a licença a quem a mereça e que trabalhe honestamente…
Parabéns Mendonça

De muito dos seus êxitos há a destacar a travessia entre Marina do Lorde até às Desertas… Espero que seja convocado para os Jogos Olímpicos para fazer as águas abertas…
As suas qualidades são imensas e causam dor de cotovelo em todo o lado… Só tive o prazer de nadar com ele no mesmo clube, quando nadei no Naval, mas ele como eu ficamos desiludido Clube Naval do Funchal.
Ele é sem dúvida um dos impulsionadores da natação e triatlo da Madeira…
É alguém que merece uma grande homenagem por todo o seu trabalho, esforço e dedicação ao desporto madeirense.
Muito obrigado Mendonça e Parabéns pelo título!
Se eu fosse o Presidente do GR...

Estava eu a escrever um comentário... Quando lembrei-me que podia lançar um repto a todos os blogueres madeirenses...
Se eu fosse o Presidente do GR...
- O que faria?
- O que mudava?
- O que mantinha?
- O que é que não tinha feito em 30 anos?
- O que é que teria feito em 30 anos?
- Que soluções apresentava para resolver os problemas sociais e económicos que viviam a Madeira quando o Dr. Alberto João Jardim foi eleito?
- O que teriam feito e o que fariam se tivessem na Quinta Vigia ao longo de 30 anos e mais?...
Peço que façam um post em vossos blogues ou deixem aqui o vosso comentário acerca das vossas medidas... Passem a palavra a todos os vossos amigos e colegas para pensarem e escreverem algo sobre isso!
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Há palavras sábias!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Galway a viagem e chegada
Estou na parte oeste da ilha da Irlanda.
A primeira coisa que me fez confusão foi logo os irlandeses imitarem os ingleses e conduzirem no lado errado da estrada e terem o transito numa perfeita bagunça… Acho que lhes falta evoluir e desenvolver a nível de tráfego automóvel, porque até podem conduzir na esquerda, mas há coisas que podem mudar no transito… Porque se em Portugal o nosso transito ficasse atafulhado em certas ruas como nestas ruazinhas ficam, sem dúvida que o nosso país estava caótico.
Passado a viagem de comboio, cheguei a Galway, que descobri que só os portugueses dizem: “Galway”, já que na verdade devemos ler: “Golway”, por isso é que eles pronunciam “Portugol”.
Mal sai da estação passei pela praça principal cheia de relva e com pessoas lá deitadas a ler jornais, a namorar, ou simplesmente a descansar… Fui até um Hostel, ver se encontrava um quarto para mim… Lá encontrei, até foi fácil. Depois deparo-me como uma adversidade, eles usam os 220 Volts, tal como nós, mas as tomadas deles tem 3 ferrinhos, toca a procurar um adaptador… Nesse dia não encontrei, mas nos seguintes lá encontrei.
No outro dia toca a ir até à Universidade, foi impressionante encontra-la porque o edifício principal é todo revestido em pedra parece uma catedral, digo que parece uma catedral pois a catedral da cidade tem o mesmo género arquitectónico.
Houve uma recepção para os alunos de Erasmus e de outros programas de mobilidade de alunos. Para minha surpresa haviam mais alunos americanos e canadianos que os próprios europeus… Passado esta parte, tive que ir buscar uns papeis para me poder registar na universidade, contudo o meu papel não estava lá… E coincidência das coincidências estavam mais 2 portugueses sem o papel, tal como eu e a minha colega. No fim, fomos uma vez mais verificar… E o problema era o sobrenome… Pois nós, portugueses, temos a mania das grandezas e temos 4 ou 5 nomes e eles consideram vários sobrenomes… Por fim encontramos e ficou tudo resolvido…
De tarde, lá fomos até à residência onde estou, e onde ficarei até Maio… Conheci uma espanhola, uma italiana e um italiano… Que tem sido os nossos (meus e da minha colega) principais amigos... Nos dias seguintes chegou o alemão para o outro quarto e o nosso apartamento ficou completo: comigo, com a minha colega e com o alemão!
Quando tiver mais tempo tentarei escrever algo acerca da cidade, da comida, da televisão, da noite, das pessoas, da cultura, do desporto e de tudo o que me vier à cabeça que mereça destaque…
É verdade agora troquei o ford fiesta pelas duas rodas de uma bicicleta… Seguidamente conto os episódios com a bicicleta.
Eu não tenho máquina fotográfica, contudo a minha colega tem andando a tirar algumas fotos…
A ponte que passa por cima de alguns canais. Logo à frente da Catedral de Galway.
Aqui está o canal, onde os irlandeses podem pescar (se não estou enganado eles pescam o salmão)...
Outra foto do mesmo canal.
Aqui está a minha residência... A última porta é a entrada do meu apartamento!
Futuramente irei ter melhores fotos e melhores comentários... Quando já tiver dentro do sistema...
MADEIRA SEMPRE... e Galway até nem é mau...
PortugaLobos!

É destes Homens que Portugal precisa, com amor à Pátria… Haviam de ter visto o meu colega de casa, o alemão a gritar quando Portugal fez o ensaio e depois converteu as duas penalidades e até depois a reclamarmos por um ensaio ter sido fora de jogo… É sem dúvida único…
Espero que joguem sempre como jogaram ontem… Com o coração!
OBRIGADO LOBOS! Vamos mostrar ao Mundo o tamanho do nosso coração e garra!…
Post Scriptum: É verdade vi o jogo em canal aberto, e até dá em 3 ou 4 canais da cabo TV irlandesa, em Portugal pelo que sei é pago… É inadmissível… É de louvar o que o CDS-PP deseja, devia ser um desejo de todos os portugueses… É serviço publico ver a selecção!
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Nós por cá?!


Todavia o outro arquipélago português sente-se isolado e decidiu puxar a sardinha à sua brasa.
Eu não vou entrar em discussões de quem é melhor ou pior… Porque eu sempre acharei a Madeira o melhor lugar do Universo.
Contudo querem passar a ideia que a Madeira é o que existe de pior no país… Ainda bem que nestes momentos existe pessoas, que apesar de não gostarem do PPD/PSD e do Dr. Alberto João Jardim sabem defender a Madeira.
Era interessante ver isso nos partidos da oposição, defender a Madeira… Era engraçado ver um dia o Sr. Deputado Maximiano, o Sr. Secretário de Estado do Turismo e outros na Assembleia da Republica ir contra este regime e defender a Madeira…
Estou a fazer este post, mais para colocar alguns comentários que achei verdadeiramente interessantes acerca do nosso cantinho do céu!
Madeirense disse...
Nem sei por onde começar.Com certeza que o que vai na
sua cabeça, está muito longe daquilo que se conhece por sanidade mental.Não
entendo a sua revolta para com a Madeira (região) e suas gentes
(Madeirenses).Tenho pena que pense assim. Ao apreciar o conteúdo do seu texto,
direi que a sua personalidade é muito fraca, pouca autoestima e uma imaginação
rica em podridão de argumentos.Antes de mais, devo-me identificar como
madeirense. Nasci e cresci na ilha da Madeira e por motivo de estudos estou a
residir no continente ou por nós conhecido como rectângulo.Como português,
orgulho-me da história rica e corajosa que Portugal possui. Orgulho-me muito das
gentes do norte, trabalhadores e guerreiros numa batalha pela descentralização e
contra a constante subvalorização de que são alvo por parte de Lisboa.Com isto
quero dizer que este país só se levantará quando o transformarem em regiões
autónomas tal qual a nossa vizinha e bem sucedida Espanha fez. Podem haver
rivalidades mas eles foram sem duvida mais inteligentes que os Portugueses
(continentais, porque os ilhéus acordaram cedo).Em relação à Madeira, devo dizer
que até concordaria com a independencia sob algumas condições. Mas isso, é
exactamente o que mais se conhece por MAIS AUTONOMIA.Não entendo alguns
comentarios postos aqui. Alias, muitos com vergonhosas mentiras que passo a
descrever.Quem disse que pagamos menos impostos? Os 2% são para compensar a
insularidade que tanto nos custa. Mas fique a pensar que lucramos pois não é
isso que acontece.Que disse que não concordamos em dar mais dinheiro para as
rgiões mais pobres?Reclama dos 78 milhoes do futebol. Sabe quem pagou o estadio
do Benfica e outros? Sabes quantos pobres continentais usariam esse dinheiro
para construir a sua casinha? É que por aqui, o "tio" Alberto dá quase de borla.
Ele preocupa-se com o panorama social.Ao escrever estes primeiros exemplos, vejo
que não ia ter fim, tais são os numeros de mentiras aqui postas. Até mete
nojo.Vou-lhe explicar uma serie de coisas.Somos sim culturalmente diferentes dos
continentais. Devido ao isolamento, as culturas diferenciaram-se paralelamente
para algo que não é comum entre os dois. Claro que os Açores tb o fizeram.
Talvez fique espantada ao saber que tradiçoes madeirenses encontra-se quase
inalteradas desde que a ilha foi colonizada ou seja, mantivemos as
caracteristicas das tradiçoes do continente do sec XVI. Somos menos portugueses?
Infelizmente muitas desapareceram quando por obra do VOSSO ditador, houve uma
unificação da cultura portuguesa. Linguagem (que hoje ainda resiste em alguns
locais o linguajar madeirense), danças(o folclore foi induzido), música, os
generos tipicos dos madeirenses quase desapareceram mas felizmente tudo está
sendo recuperado, uma gastronomia riquissima, os famosos arraiais que tanta
alegria nos dão e isto é uma pequena amostra.Talvez não saiba também que o facto
da Madeira estar no caminho para as colónias, contribuiu em muito para o sucesso
dos portugueses nas suas missoes de descobrimentos. Isto para quÊ? para voçÊs
roubarem o ouro aos brasileiros e traficarem escravos?Os Madeirenses tal como os
Açorianos são muito orgulhosos da sua bandeira e do seu hino regional que tanto
lhes custou a conquistar.quando em 1931 os madeirenses revoltaram-se contra a
ditadura, voçês viraram-nos as costas. isso nunca será perdoado devido aos
ataques constantes e o pesado preço que a Madeira teve de pagar por esse
episodio. A FLAMA salvou-nos de muita porcaria. Bem dita seja.as vezes penso que
o continental tem ainda uma pequena saudade do tempo da colonia. Pois podem tar
certos que isso JAMAIS iráão acontecer outra vez. Deverão certamente saber que
os Portugueses continentais são constantemente alvo de chacota publica nas ex
colónias em diversos tipo de reacção como sejam a quantidade de anedotas
produzidas pelos brasileiros e angolanos ou mesmo pelo hino nacional
moçambicano. Ouçam e orgulhem-se da merda que fizeram.Aqui na região não o farão
mais com certeza.Não entendo também quando dizem que na Madeira não há
democracia nem liberdade de opinião. Não foi aí no continente que um professor
foi afastado de um cargo por ter feito uma inocente piada sobre um ministro?Ou
mesmo aquela medica que se recusou a tirar um panfleto alheio a ela contra o tal
ministro?!Ou mesmo o governo que desvaloriza certas regiões do pais. A Madeira
tem alguns probelmas sociais mas o alberto joão não se poe a gozar disso. Ele
resolve-os!Aí esta uma diferença grande. É que no continente fala-se demais e
não se faz nada.Duma das regioes mais pobres do pais para a 2ª mais rica em 15
anos é obra. Os dinheiros, ao contrario do que pensam, não vem do continente mas
sim da uniao europeia. os Açores idem.Nós tb pagamos impostos e temos muitos
recursos. A agricultura como sejam a produção de semilha, tanarifa,banana, os
vinhos, os mais variados frutos tropicais e sub tropicais, produção de carne,
peixe, leite e derivados, faz de nos quase autosufeciente."A unica coisa que nos
liga ainda ao continente é papelada, mais concretamente a constituição da
republica portuguesa, nada mais nada menos." citando o meu compadre
anterior.260000 madeirenses compõem a população da Região 255000 na ilha da
Madeira e 5000 no Porto Santo.Temos as mais importantes reservas naturais do
pais, apenas 2 das nossas 8 ilhas são habitadas. o potencial natural
paisagístico e turismo tb cientifico é enorme, não desvalorizando claro o dos
Açores que é diferente do da Madeira. Temos uma floresta unica no mundo que é
patrimonio mundial e muitos animais endémicos.A proposito, onde anda o vosso
lince ibérico? Já desapareceram com ele? Nós fomos a tempo e salvamos os
nossos.Batemos recordes e ganhamos premios importantes europeus como sejam do
aproveitamento de dinheiros comunitarios, cidade mais limpa da europa e cidade
mais florida tb. Só na ilha da Madeira temos mais população que as nove ilhas
dos Açores juntas portanto em termos de impostos, o dinheiro arrecadado de
exportação e turismo perdia-se no continente. Temos milhoes em países como
Austrália, Venezuela, Africa do Sul, Estados Unidos, Canadá, França, Reino
Unido, etc.os Madeirenses fundaram culturas nos mais diferentes países. Foram
responsaveis pelo Ukelele hawaiano e da viola de arame brasileira, descendentes
do braguinha. Isto para dizer que tivemos um papel importante da divulgação do
português no mundo. Agora voçês cubanos vêm nos dizer que tudo o que se passa cá
é mau?Cara cubana que amim apetecia-me chamar outra coisa, corrupção existe no
mundo todo, gente bacoca tb. se quer um conselho, preocupe-se mais com a sua
capitalzeca que está bem vergonhosa. Dizem os turistas que depois de passarem na
Madeira, ficam com muito melhor ideia de Portugal. isso voçês não falam pois
não? Não lhes convém com certeza.Fico triste por haver pessoas que alimentam o
odio entre insulares e rectâng... continentais. Por assim ser, nós e os
camaradas Açorianos continuaremos a lutar contra o REGIME de Lisboa.Abraço aos
Açores.Como desde pequeno me ensinam:"Madeirense de coração, português sem
escolha"Bem hajam todos os ilhéus.
2/9/07 01:15
________________________
Anónimo disse...
Pois bem, para a besta que quer
desesperadamente a independencia das regios, pnse um pouco nestes aspectos.Fique
sabendo que 65% da zona economica exclusiva portuguesa provem das ilhas. Que
peixe iam voçês comer? Lulas de rio? Carapau de lagoa?E madeiernses?1.
Crisitiano Ronaldo.2. Jorge Jardim Gonçalves, + parte do BCP3. Berardo +
participações em várias empresas portuguesas.4. Fátima Lopes, única estilista de
renome internacional, em Portugal.5. 25% da Zona Marítima Exclusiva.6. Grupo
Pestana, maior grupo hoteleiro português.7. 2 ilhas que qualquer outro país
europeu dava o seu "centro" e o seu "alentejo" em contrapartida para as terem.8.
Contribuição líquida positiva para o PIB português.9. As mulheres mais bonitas
de Portugal.10. Única região do país que se eleva deste
marasmo-porreirismo-mediocridade luisitana...Portugal desaparecia...
4/9/07 13:54________________________
Carlinhes disse...
"a nossa floresta da Laurissilva e que é um
vestígio da antiga floresta da Europa que hoje em dia já não existe sequer" foi
o que levou a pensar que não sabia que na Madeira existia a maior parte.Se se
refere À Madeira no que toca ao desenvolvimento exagerado, pode já se considerar
enganado. Venha, e veja com os proprios olhos o que é desenvolvimento e respeito
pela Natureza. Não é por acaso que quem cá vem, mesmo Açorianos e continentais,
ficam pasmados pelo que em nada conheciam a Madeira e nem faziam a minima ideia
dada a imagem falsa que a comunicação social e gente falsa que nunca cá veio, dá
as pessoas. Muitos deles querem até ficar por cá.As circusntancias deram-nos não
2 mas 8 ilhas (pelos vistos, não conhece o território portugues e o arquipélago
da Madeira esquecendo-se de 3 ilhas nas Desertas e 3 ilhas nas Selvagens) comj
relevos quase impossíveis de trabalhar mas os Madeirenses deram-lhes a volta,
das quais em apenas duas podemos viver uma vez que as outros por serem mais
pequenas e agora como reduto selvagem de animais tanto de endemicos como de
raros têm o seu abrigo. Quando falo em endemismo, refiro-me às especies que
apenas se encontra neste arquipélago e que são muitas.Orgulhamos-nos de ter a
maior area protegida do país e da vida nela existente sendo das regioes
Europeias com mais diversidade natural. A UE consagrou-nos reserva biogenética
mundial em 92. Todo o Arquipélago pode servir como laboratório biológico. è
disso que mais nos orgulhamos.Nunca disse que a Laurisilva aer apenas da
Madeira.Sei muito bem os arquipélagos que compôem a Macarronésia. Disse, que a
maior parte das especies e o maior agregado está na Madeira(ilha).Mas nas outras
7 ilhas tb tem. Aliás, o despertar para a importancia e o termo Laurisilva
provem de biologos madeirenses e de um trabalho memoravel por parte deles e
colaboração do Governo regional. De qualquer modo não há que haver
rivalidades.Os Açores, com o seu enorme potencial paisagistico (aliás deveria
ser mais aproveitado me termos turisticos) e a Madeira, com a sua fonte de
biodiversidade natural deve se orgulhar do que têm e explorar essa riqueza na
parte económica como seja o turismo. A Madeira já o faz, espero dos Açores o
mesmo com maior nível.Confesso que das vezes que fui aos Açores, São miguel e
Terceira, não vi muita floresta. Vi si muito verde, dos terrenos de cultivo,
pasto e etc. Mas floresta, não chamava tanto à atenção. Quem sabe poderiam
recuperar e investir em plantar uma com especies endemicas da laurisilva e
vossas.De resto, os Açores beneficiam muito de pouca população e muito espaço em
especial na ilha de São Miguel, que, não é a maior do Atlantico norte como
alguem disse atras. A madeira está quase sobrelotada apesar da emigração que
ainda existe, daí uma necessiddae de conquista aos espaços verdes uma vez que
construir em altura está mesmo fora de hipotese. Valha-nos o Governo que por
bem, fez saber que agora é mesmo propibido cortar floresta para construir. Agora
acabou de vez.
5/9/07 16:35________________________
funchalense disse...
Não queria
responder a esta pequena discussão um pouco fora de contexto, que surgiu, mas
perante os comentários do "neo", senti uma forte necessidade de responder. Meu
caro...Não compreendo a sua revolta, típica de um frustrado, ao ler o comentário
do "carlinhes". não foi feito nenhum ataque aos Açores. E não compreendo o seu
ataque à Madeira...Diz que estamos a anos-luz do potencial paisagístico dos
Açores...pois bem meu caro..Está muito enganado...O que a Madeira tem os Açores
não têm, e o que os Açores têm a Madeira não tem. Por isso acho de inteira
estupidez fazer comparações. E se diz que a nossa ilha é só betão e ruralismo
desapareceu. Então visitou mal a ilha, porque como atrás já foi referido, temos
zona protegida onde não se pode construir, daí a zona costeira estar cheia de
construção. Diz que os Açores tem mais natureza que a Madeira. Pois bem...Mas
nós temos natureza e qualidade de vida porque o nosso governante preocupou-se em
melhorar a nossa qualidade de vida. Por isso é q estamos cheios de estradas e
predios, porque a qualidade de vida, e devido a isto a população está a crescer,
sem esquecer o numero de estrangeiros residentes estar a aumentar. Enfim...Isto
para que compreenda que não vivemos apenas para servirmos aos turistas. Também
servimos a nossa população. Quanto aos factos históricos...Tivemos um papel
fundamental na expansão maritima portuguesa; Temos a Sé que foi a primeira fora
da Europa à qual esteve subjugada por um periodo, todo o Atlântico (isto inclui
os Açores) e Indico; no sec.XV o açucar que se consumia na Europa era da
Madeira; o Vinho Madeira chegou a ser o vinho mais caro do mundo, etc...Isto
para ver que a Madeira não foi insignificante para a História. Quanto às
revoltas que aconteceram...realmente a Madeira não participou activamente como
os Açores e sabe porquê? A Madeira era um território de mercadores que mais lhes
interessava o comercio. E este comercio não se resumia com Portugal, mas com
varias nações marítimas europeias. Daí ter existido varias sucursais holandesas,
francesas e inglesas no Funchal, no sec.XVI, XVII e XVIII. Eramos mais um povo
mercantil, que já se tinha revoltado com a coroa varias vezes. Por isso é que
não participamos activamente como os Açores. Não eramos refúgio, mas sim um
centro economico...Termino por aqui. Espero ter-lhe mostrado que de nada serve a
sua revolta. Ninguém lhe atacou...E espero que os açoreanos não fiquem chateados
ao ler isto, porque o que escrevo aqui dirige-se apenas aos comentarios do
"neo". Saudações a todos...
7/9/07 00:27________________________
Corte do Norte disse...
É
incrivel o que se diz sem sequer atacar!Não me pareceu ataque por parte de
madeirenses.Será que os Açorianos têm complexos de inferioriddae?Parece-me que
sim. Em todos os posts desatam a mandar com carga informativa que em nada
interessa a não ser que se queira ler um livro de historia açoriano. Da minha
parte não estou interessado até porque há historias bem mais interessantes.Não
se trata de burrice. trata-se de prioriddaes anquilo que se quer saber e os
açores não passam por elas. O minimo indispensavel e o resto é palha!Não entendo
o problema social e politico na Madeira. Será que o povo não vota no presente
governo para ele tar a governar? Será que ele é eleito de forma ilegal?Se sabe o
que nos não sabemos, venha dizer mas cuidado porque pode responder me tribunal
por calúnias. Não ia ser o 1º!Respeitem os madeirenses pela opção governativa
que quiseram. Não vos faz diferença nenhuma que seja ele ou outro!
7/9/07
12:26________________________
luisagouveia
disse...
Fiquei abismada com o que se escreveu por aqui neste
blogue.Primeiro esta discussão não era Madeira VS Açores. Não estávamos a
comparar nada, já que a luta era contra aqueles que difamam as nossas regiões
autónomas…Continuando…vou comentar aqui umas tiradas do nosso colega ilhéu
Neo.“Os Açores têm praias...(NATURAIS) já a Madeira dá-se ao trabalho de ir
importar areia a Marrocos para criar praias ARTIFICIAIS!”A praia da Calheta é a
primeira praia do género na Madeira, para criar uma alternativa diferente. No
arquipélago das Canárias é pratica comum. Não é que seja fã de praias
artificiais, mas prefiro mil vezes o areal dourado do Porto Santo que é só o
melhor da Europa. E sei do que falo, porque falam tanto da Riviera Francesa e a
Costa Italiana… mas é uma grande desilusão é o que é! Só as ilhas gregas
superam.Mas voltando ao assunto, penso que deve desconhecer por completo as
inúmeras praias que a ilha da Madeira tem. Tenho muita pena, que apenas tenha
conhecido o cartaz turístico para a malta da 3ª idade.Relacionado com as
praias…. temos aqui na Madeira das melhores ondas para fazer surf na Europa, nas
nossas praias de calhau. Todas com bandeira azul.“Na Madeira pouco existe
ruralidade. A ilha foi pouco e pouco sendo conquistada pelo preço cruel do
desenvolvimento exagerado destruindo antigas zonas onde hoje em dia só existem
betão e apartamentos. “Lamento que conheça tão pouco da ilha. Vê-se mesmo que
realizou apenas os circuitos turísticos mais vulgares. Não me admira que tenha
tão má opinião sobre a ilha. Temos ainda imensa ruralidade, sobretudo na costa
norte e nas vilas a altitudes mais elevadas e mais remotas. Não é por acaso que
temos lugares, onde certos “falares” arcaicos mantiveram-se, devidas as
barreiras físicas que esta ilha impõe. Apartamentos e betão existem em
demasia….mas isso é no Funchal. Mas era necessário dar resposta às necessidades
da população. E a população exigia mais desenvolvimento e mais condições de
vida. Então isso foi proporcionado pelo nosso Governo. Nota-se que este foco de
desenvolvimento deu-se no Funchal, sobretudo para não descaracterizar certos
traços culturais das outras localidades na ilha. Experimente ir ao Jardim do Mar
e andar por aquelas ruelas, com as suas casinhas brancas. Experimente ir até ao
Loreto no Arco da Calheta e ver as imensas fazendas e as agriculturas de
subsistência daquelas gentes.“Aqui nos Açores não precisamos de torres gémeas,
nem de edificios de 20 andares para fazermos chegar até Lisboa os ecos da nossa
existência. A nossa paisagem é património da humanidade pela UNESCO!”“Um turista
vem deliciar-se com a natureza... não com o rebuliço das cidades. Ele não vem
ver torres nem apartamentos de betão.. casinos ou industrias... porque isso eles
têm em demasia nos seus países mais do que Portugal e particularmente a
Madeira.”Não temos aqui nenhumas torres gémeas e muito menos apartamentos com 20
andares. Temos apartamentos em demasia, no Funchal, repito: no Funchal e no seu
“pólo” habitacional que é o Caniço.“Você falou em banana? Vinho? Os Açores
também são mundialmente conhecidos e isso graças à nossa diáspora que é imensa,
pelos nossos famosos vinhos locais e frutos típicos, que em nada se comparam à
da Madeira. A Madeira tem os seus e os Açores os seus têm também!”Devia saber
que entre os melhores 10 vinhos mundiais, está o Vinho Madeira e o Vinho do
Porto. Qual vinho dos Açores? Cá dele? Já agora, há inúmeras referências
históricas sobre o vinho Madeira e o do Porto. Para não falar das centenas de
referências histórico-literárias que existem. Não tente fazer a mínima
comparação, porque é completamente descabida e forçada. Está comprovado pelas
melhores especialistas quais os melhores vinhos, e o Madeira faz parte da lista
deles.“Olhe que pasmaceira vi também eu o mesmo na Madeira nas zonas fora de
funchal... Porque a Madeira está apenas confinada ao Funchal e nada mais.. o
resto é paisagem...”Bem…vamos ver se a gente se entende. Então você critica o
nosso betão…os fictícios apartamentos de 20 andares…as torres gémeas
fantasiosas… É preciso por os pontos nos i’s. É normal que os outros sítios
sejam uma pasmaceira pegada. O Funchal é a capital onde se concentra tudo. E
ainda bem que assim o é, porque detestaria ver o Jardim do Mar, o belíssimo
Porto da Cruz ou mesmo São Jorge cheio de lixo moderno e social. Há que
preservar os traços rurais que algumas localidades. Mas isto também não implica
que não melhoremos as condições desses mesmos lugares. E é o que tem sido feito
ao longo destes 20 anos. Mas não é com coisas desnecessárias, mas sim com coisas
que servem o interesse da população, como o saneamento básico, a educação, o
desporto para os jovens, o serviço cultural, etc, etc.”Mas é essa pasmaceira que
você tão ironicamente fala, que os turistas buscam ( o turismo de lazer... o
turismo de contacto com a natureza) coisa que a Madeira não sabe oferecer já que
só vive de um turismo de massas e os nossos turistas que nos visitam não são os
mesmos que vos procuram!”Mais uma vez está enganado. Completamente… Turismo de
massas é o Algarve e as vizinhas Canárias. O turismo para a Madeira, é turismo
de 3ª idade endinheirada. De luxo. Porque não é qualquer pé rapado que pode
passar cá uns dias. Os hotéis são caros, mas temos aqui dos melhores hotéis da
Europa, que já ganharam inúmeros prémios.Felizmente, e principalmente nos
últimos anos, tem-se apostado noutra modalidade turística, o Ecoturismo. Temos
paisagens belíssimas de perder a respiração. Temos as montanhas mais
inacessíveis, as ravinas e gargantas mais profundas e escondidas com a tão bem
preservada Laurissilva. Temos as inúmeras levadas que percorrem a ilha.Existe de
momento uma publicação que é virada para esta vertente. De oferecer a natureza
selvagem desta ilha. Cada vez mais se oferece a vertente radical para os jovens
turistas. Desportos radicais, desde o slide, rapel, parapente, canoagem….Não
fale daquilo que desconhece.Já agora deixo aqui uma dica:
http://www.madeiranature.com/“Não sabem o que foi emigrar devido a erupções
vulcânicas, a sismos, a cheias, a tempestades etc etc... Vocês tal como os do
continente estão muito mal habituadinhos e por isso não sabem dar o
valor.”Acredito que têm condições péssimas devido às condições naturais. Mas
mais uma vez, vossa excelência comete um erro. Vamos rever algumas noções de
orografia. A Madeira é uma ilha com uma orografia extremamente montanhosa,
apresentando ribeiras com declives muito acentuados e montanhas com declives
acidentados. Não é por acaso que muitas vidas foram gastas, para construir as
famosas levadas, para poder levar água e “gente” aos lugares mais inacessíveis.
Levava-se dias para percorrer alguns quilómetros apenas. A Madeira tem uma
orografia muito agreste e acentuada, tendo dificultado a vida de muitos
Madeirenses. Havia pessoas que nunca tinham ido ao Funchal (há muitos anos
atrás) por causa das barreiras naturais. Hoje felizmente temos meios para chegar
a quase todo o lado. Mas temos ainda imensos lugares, onde são praticamente
inacessíveis e onde há pouquíssima mão humana, para não dizer nenhuma.“Eu
pessoalmente já estive na Madeira e em Porto Santo e por isso falo do que apenas
vi. Se bem que já ouvi dizer várias vezes( e isto por parte de continentais),
que a beleza açoriana em nada se compara à beleza da ilha da Madeira. São
arquipélagos totalmente distintos um do outro e como tal têm especificidades
próprias que as distinguem uma da outra.”“Se fala em poder paisagístico
lembre-se que os Açores ficam à frente da Madeira a anos luz. Não queira
comparar pelo amor de deus.”Claro que as belezas das duas regiões são
completamente diferentes. A da Madeira é muito mais selvagem e agreste com
ravinas sinuosas de meter vertigens a qualquer um, e com umas das florestas mais
antigas, e a vossa é menos agreste (a nível orográfico). As vossas ilhas têm uma
orografia mais suave, menos sinuosa. Mas por outro lado vocês sofrem muito mais
com outras coisas, como a instabilidade geológica e o próprio clima. Não é nada
fácil assim. Mas não vale apena dizer que uma é melhor que outras, porque gostos
são discutíveis. E mais…os Açores têm uma natureza bela, mas completamente
diferente da Madeira. Felizmente temos estes dois belos arquipélagos para fazer
inveja a muitos continentais.Aqui faço uns pontos de destaque
(positivos):Floresta Laurissilva: Fonte Wikipédia: “A Floresta Laurissilva é o
nome dado à floresta endémica da ilha da Madeira. Esta floresta ocupa uma área
de 14.953 hectares. Na laurissilva as plantas mais comuns são as lauráceas como
o loureiro (Laurus novocanariensis), o vinhático (Persea indica), o til (Ocotea
foetens), e o barbusano (Apollonias barbujana). Em 1999 esta floresta foi
considerada pela UNESCO como Património da Humanidade. É um dos locais no mundo,
com o maior índice de diversidade de plantas por km². A palavra laurissilva
deriva do latim Laurus (loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque).”
(…)Actualmente a laurissilva sobrevive em alguns dos arquipélagos que integram a
Macaronésia, nomeadamente nos arquipélagos portugueses dos Açores e da Madeira e
no arquipélago espanhol das Canárias.Nos Açores a presença da floresta é
residual, encontrando-se na ilha de São Miguel, enquanto que no arquipélago da
Madeira encontra-se apenas na ilha maior do arquipélago (ilha da Madeira), onde
se encontra a espécie endémica Teucrium abutiloides. Ocupa nesta ilha uma área
de aproximadamente 15.000 hectares, o que corresponde a 20% da ilha, sendo o
maior e mais bem conservado núcleo desta floresta. Concentra-se principalmente
na costa norte, em altitudes compreendidas entre os 300 e os 1400 metros. Na
costa sul, ocorre em áreas de altitude compreendida entre os 700 e os 1600
metros.Nas Canárias os núcleos mais significativos encontram-se na ilhas de
Gomera (Parque Nacional de Garajonay), La Palma (Canal e Los Tildes), Tenerife
(Parque Natural de Teno) e Gran Canaria (Parque Rural de Doramas).Ilhas
Selvagens: Fonte Wikipédia: “A Reserva Natural das Ilhas Selvagens (que integra
o Parque Natural da Madeira) foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas
reservas naturais de Portugal. Actualmente é a única reserva portuguesa
galardoada com o Diploma Europeu do Conselho da Europa.Sob gestão do Parque
Natural da Madeira desde 1989, as ilhas Selvagens são um dos melhores exemplos
de áreas protegidas vigiadas continuamente. Desde 1976 que esse olho atento dos
vigilantes poupou um espantoso legado de fauna e flora
primitivas.”http://www.blablablamedia.com/selvagens/Intro.htmlAcabo por aqui a
minha argumentação. Espero que o nosso colega ilhéu perceba que nenhum dos
Madeirenses que escreveram aqui, estão contra os Açores. Estamos todos no mesmo
barco contra certas injustiças. Agora é triste, ter visto da sua parte, tamanha
animosidade contra a Madeira. Você começou com isto. O outro colega madeirense
apenas corrigiu-o em relação aos dados da floresta laurissilva. Ficava-lhe bem
um pouco de humildade.Os mais cordiais cumprimentos desta madeirense com muito
orgulho de ser ilhéu. Ser ilhéu é um sentimento que nenhum continental sabe o
que é. Nem sonha….Para terminar… quanto ao ressabiado cubano que escreveu e
chamou-nos de parasitas… bem! Você, seu ressabiado, deve com toda a certeza, ter
vindo da parvónia para viver na grande urbe que é Lisboa. Algumas pessoas (não
digo todas, porque tenho muitos amigos continentais) ao mudarem-se para a grande
urbe, ficam com graves problemas psicológicos. Isto porque viver numa grande
urbe faz confusão a muitos… Já agora… estes espécimes são caracterizados pelos
seguintes sintomas: laivos exacerbados de colonialismo; ignorância e
finalizando… provincianismo bacoco. Os parasitas estão em Lisboa a sugar o
dinheiro que devia ser destinado às regiões mais desfavorecidas do país (como o
Alentejo, por exemplo). E não foi a vossa custa que a Madeira se desenvolveu.
Foi à custa da Europa. Mas ainda bem que somos uns “bons sugadores”. Pelo menos
houve quem pegou no dinheiro e levou a Madeira, para uma das regiões mais ricas
e desenvolvidas do país, quando era das mais atrasadas há 30 e tal anos
atrás.Arranje uma vida mais saudável. Alimentar ódios inúteis não é sinónimo de
uma longa vida. Felizmente, há muitos continentais que não pensam como a genial
bestialidade de vossa excelência.Um bem haja a todos! Cumprimentos a todos os
irmãos ilhéus.Ps: Sublinho que primeiro sou Madeirense…mas sobretudo também sou
Portuguesa. As diferenças culturais não são assim tão distantes.
7/9/07
15:48________________________
luisagouveia
disse...
Caro NeoBem, vejo que não compreendeu na totalidade e o propósito
daquilo que eu escrevi. Mas você é que sabe...Que eu saiba, calhau é praia meu
caro. Está classificado como zona balnear. Ou acha que só existem praias de
areia? Como é óbvio não.Outro ponto...eu salientei a Laurisilva como um ponto
positivo da Madeira. Não afirmei que não existia em outros sítios. Mas vossa
excelência deve ter interpretado mal.Para terminar....Eu fiz uma comparação ou
outra com os Açores...mas sem denegrir as partes. Mas o meu caro continua a
insistir nas comparações entre as ilhas. Isso não tem lógica e só vem alimentar
mais polémicas. Sublinho: não estamos aqui em competição nenhuma. Cada caso é um
caso, e os dois arquipélagos têm as suas belezas naturais, apesar de
completamente distintas. Confesso que preferi a beleza natural da Madeira, do
que a dos Açores. Talvez por ser o sítio onde nasci. Mas cada um puxa à brasa à
sua sardinha.Espero que esse comentário das viagens não se aplique a mim. Como
gosto de viajar, já fui à descoberta de vários lugares pela Europa fora, como
conheço alguma da realidade das ilhas. Mas como é óbvio não serei detentora do
conhecimento universal nem possuo a verdade suprema.Confesso que não lhe fica
bem o "tom" irónico e agressivo que usa. Aconselho-o a utilizar outro tom,
porque nada lhe fiz para falar comigo dessa forma.Detesto ver este tipo de "bota
abaixo", quando nesta hora, precisamos de uma certa coesão contra a ignorância
de muita gente de vista limitada, que pensam que a Madeira e os Açores são uns
parasitas ignorantes. É muito triste.Quanto ao anónimo que fala em fachada:
fachada há em todo o sítio. Talvez vê-se muitos problemas sociais na Madeira.
Mas outros locais de Portugal não estão imunes a isso. Infelizmente os mais
ricos enriquecem cada vez mais e os pobres ficam cada vez mais pobres. E os
políticos ficam a chular ao país. Não é um povo que chula mas sim os políticos
que vivem à nossa custa. Nós que os elegemos para nos bem
representar....Infelizmente o Governo Regional da Madeira, tem um enorme
defeito. Apostou numa política do betão e do desenvolvimento económico e de
infra-estruturas de auxilio à população mas não apostou nas potencialidades
humanas. Ou seja deu a cana ao pescador, mas não o ensinou a pescar.E em relação
às questões sociais, muitos aqui ainda tiveram a sorte de ter uma habitação
social digna.Isso é de aplaudir.Digo sorte, porque sei o que acontece nos
bairros periféricos de Lisboa. Acompanho esta realidade de perto, porque estudo
em Lisboa, e resido numa zona problemática.Noutros locais do país os problemas
sociais são enormíssimos. Acaba por ser uma questão nacional, e não regional.Um
bem haja caros participantes!
7/9/07 17:09________________________
luisagouveia
disse...
Ps: já agora e ainda relativamente às praias. Temos algumas praias
de areia (cinzenta) que de certeza que não é de Marrocos. EheheÉ o caso da
Prainha no Caniçal e da praia mais urbana Praia Formosa no Funchal. Conheço
pessoas que vão lá fazer praia e dizem que aquilo está melhor.É pena não termos
grandes extensões de praia amarela...como o maravilhoso Porto Santo.Já agora...
muito se fala nas revistas da especialidade das praias da riviera francesa, e
vê-se essas praias bem focadas nas revistas do "coração".Curiosamente, algumas
das praias que eu tive eram de calhau (apesar de mais "miúdo" e claro).
Engraçado não é? Eheh7/9/07 17:13
____________________________________________
Para todos aqueles (esses cubanos que também podem ser pseudo-madeirenses) que dizem mal da Madeira e dos madeirenses, façam um favor a todos... Comam esta bananinha pelo oríficio que vos der mais jeito...
