terça-feira, 11 de setembro de 2007

Há palavras sábias!


Apesar de ser fã de Eça de Queiroz, desconhecia estas palavras, e passando a conhecer, parecem-se encaixar perfeitamente na realidade actual do nosso país! Parece que os anos passam e tudo continua igual!


"Estamos perdidos há muito tempo...

O país perdeu a inteligência e a consciência moral.

Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.

Os caracteres corrompidos.

A prática da vida tem por única direcção a conveniência.

Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida.

Ninguém se respeita.

Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram.

A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.

O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.

A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.

Diz-se por toda a parte, o país está perdido!

Algum opositor do actual governo? NÃO!"

Escrito em 1871 pelo maior escritor realista Português (pelo menos para mim), Eça de Queiroz.


Isto quer dizer que desde 1871 que Portugal anda parado... E nada mudou... Nem um ditador, nem uma revolução, nem um socialista pseudo-ditador... Nada muda... Só, nós, madeirenses é que evoluímos e melhoramos neste país plantado à beira mar...


MADEIRA SEMPRE!


7 comentários:

  1. Porra, só nós madeirenses é que evoluímos? Eu tambérm sou madeirense por nascimento e por convicção, mas não sou cego. Consigo descortinar a realidade do mundo. Consigo ver o que existe de positivo e o que está mal. Vamos tentar olhar para a Região com olhos de ver. Há sem dúvida crescimento, desenvolvimento, mas há também muito atraso em tantas e tantas áreas que poderei apresentar noutra altura.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que sim... Mas na Madeira a evolução foi muito maior que no resto do país! Não acha?

    ResponderEliminar
  3. Incrivel.
    Alguma semelhança com a realidade presente será apenas coincidência?
    Não!! De facto, sempre fomos e seremos uma país de brandos costumes!

    ResponderEliminar
  4. Não não acho! O que aconteceu na Madeira, neste governo PSD, e que é visível foram as imensas estradas: Vias rápidas, caminhos municipais, alargamento de becos, túneis, pontes monumentais e algumas outras infra-estruturas de grande qualidade. E o resto? Temos o menor poder de compra do país. Lideramos os ídices de analfabetismo, os consumos de álcool, de drogas e a violência doméstica. A nível da educação, temos os piores resultados a nível dos exames nacionais. A criminalidade aumenta a um ritmo descontrolado.Temos as maiores taxas de desemprego. A emigração da população jovem aumenta de uma forma exponencial.
    Esta é uma parte da realidade madeirense e que não pode ser escondida dentro dos túneis. As estradas foram importantes, contudo ficaram por aí. Alguns enriqueceram,mas foram tão poucos.
    O que fizeram aos milhões e milhões de euros que receberam da UE?

    ResponderEliminar
  5. Podemos liderar muita coisa, mas de certeza que não passa pela droga, criminalidade, analfabetismo, nem desemprego...menor poder de compra?
    Este aqui é daqueles que atiram para o ar a ver se vem colheita...
    Já que se intitula consciente das coisas e vê tanto que está mal, faça alguma coisa para melhorar! Eu, estou a fazê-lo!

    ResponderEliminar
  6. Sr. Rui Caetano acredito que conheça a Madeira e o continente e outra região autonoma...

    Olhemos para o interior de Portugal... Sofrem consequencias bem piores... Todos os dias desaparecem aldeias... Pessoas com o exodo rural e aquelas que ficam lá são profudamente alcoolicas... O mesmo acontece com o Alentejo... O mesmo acontece com o norte mesmo na fronteiro... O mesmo acontece nos Açores...

    Quanto às drogas e criminilidade também está profudamente enganado... Nunca passou pelo Bairro Alto? Pelo Pragal? Por Chelas?

    Menor poder de compra do país? Também não acredito... (não tenho dados) contudo de acordo com aquilo que sei dos meus amigos continentais um madeirense tem mais poder de compra que outro continental fora das grandes cidades... É claro se estivermos todos no mesmo lugar...

    Maior taxa de desemprego? Os resultados dizem o contrário e o nosso presidente também...

    Emigração? Eu por exemplo estou a fazer Erasmus e estudar no continente, mas quando acabar o curso quer voltar para Madeira e melhorar a minha terra e evoluir, é para isso que cresço como estudante, como homem e como cidadão melhorar a minha ilha e o meu país...

    Eu agora poderei falar um pouco de um país que recebeu e recebe tanto € como o nosso... e neste momento poderei dizer Portugal parece-me melhor que a Irlanda, contudo ainda estou a "estudar" essa situação...

    Aos milhões? Estradas... Marinas... Escolas... Eu sei que não é a política mais correcta a politica do betão, todavia sem ovos não podemos fazer omoletes... Não é verdade?

    Todos os cidadãos madeirenses tem acesso a internet gratuitamente, tem acesso a cursos de formação, tenho acesso a alfabetização tanto para idosos... Ainda vem dizer que o Dr. Alberto João proibi alguem de ver as coisas? E quer ter uma população burra para continuar a votar nele?

    Eu sou jovem e não sou analfabeto (tem dias que até sou)... E continuo a defender o Dr. Alberto João e conscientes que o Dr. Alberto João tem feito um bom trabalho por todos nós... É claro que não há "dama sem se não..." e como toda a gente o nosso presidente tem os seus defeitos... É claro se eu fosse presidente mudaria algumas coisas...

    ResponderEliminar
  7. BBS....discordo completamente contigo. Mas não vou discutir contigo, porque senão andamos outra vez às turras.... :D

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!