No final de cada ano, é sempre importante fazermos um balanço, todos os empreendedores o fazem, mas mais importante que isso é planear o futuro.
Por isso, é importante voltar a seguir um novo ciclo de planeamento. Para 2019, todos os empreendedores deverão começar a reler Arte de Guerra de Sun Tzu.
Assim, há que começar pelo primeiro passo: compreender o terreno, neste caso em que cenário em que está a empresa.
Será importante relembrar e refletir sobre o passado, em especial sobre o conquistado, porque esse passado traz enormes ensinamentos.
Novas visões ou até aprimorar a visão para a startup ou empresa.
Elaborar estratégias de novas conquistas, mas acima de tudo usar o Pentágono Estratégico como base para elaborar a estratégia da empresa.
Todos os anos deverão existir novos objetivos, novas metas, todas realizáveis, não ao ponto de conseguir-se atingir no primeiro mês ou semana, mas durante um ano. Assim, os objetivos estarão validados.
Sem dúvida que o caminho a percorrer é um enorme desafio para atingir esses objetivos, esse caminho e alternativas irão condicionar a ação, mas mais que isso deve-se cuidar e saber que é esse mesmo o trajeto que se pretende para a empesa.
Conhecer a concorrência, este ponto é importante, mas não o mais importante, porque é mais importante conhecer o alvo e quais os clientes que se procura e onde se pretende estar. Mas ainda existe um ponto mais importante que o anterior, consegue saber qual o que se deve mais valorizar? Os colaboradores! Sem colaboradores que se sintam envolvidos nas decisões, nas visões e parte da estratégia da empresa, só assim se irão sentir parte da família, só com os colaboradores é que os clientes serão elevados ao nível que devem estar.
Por isso, para 2019 há que colocar no cerne do planeamento: os colaboradores.
Publicado na Revista Madeira Digital - fevereiro
Sem comentários:
Enviar um comentário
O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.
Comente com ponderação!