segunda-feira, 3 de setembro de 2018

As disrupções para mudar o Mundo


Recentemente num artigo de Edgar Caetano, no Observador, ele escreveu sobre as 10 inovações disruptivas que já estão a mudar o mundo, pelo menos as consideradas pelo banco de investimento Citi (o artigo é original da edição “Disruptive Innovations”).
Destas dez disrupções em destaque, há várias que são verdadeiros ovos de Colombo.

Um dos mais excitantes, é na minha opinião, a indústria eSports. Esta indústria que movimenta milhões de pessoas, nomeadamente a assistir a videojogos pela Internet, nomeadamente jogadores profissionais a jogar. Mas não é só. Eu, atualmente enquanto pai, deixo o meu filho que ainda não tem 3 anos a assistir a vídeos no Youtube, e estranhamente aqueles que ele mais gosta de assistir, é um miúdo chamado de Ryan. Esse miúdo com a sua família sendo que a única coisa que faz é brincar, abrir brinquedos e testar, até visitar hotéis e divertir-se. O meu filho adora, mas como ele são milhões de crianças. Este Ryan que faz os vídeos Ryan Toys Review e estão disponíveis no Youtube gera milhões de visualizações e consequentemente gere um negócio de milhões. O seu destaque é tanto que a Walmart criou a linha de produtos Ryan. Esta criança já é um milionário. Parece simples, mas será mesmo?

Voltemos aos 10 destaques das inovações, desde as baterias de estado solido e o seu rápido carregamento para os carros elétricos; ainda nos carros a vinda de carros autónomos em que teremos sempre um à nossa disposição; da revolução do 5G para a internet das coisas; também os assistentes inteligentes ativados por voz e assim estabelecermos uma nova relação entre máquinas-humanos.

Finalmente, aquelas que mais me tocam, por ser engenheiro biomédico, são as inovações da área da saúde. Aquelas que a Citi destaca é uma que os alquimistas ao longo das suas vidas sempre procuraram, isto é, a procura do elixir da juventude. Este é sem dúvida uma das inovações que a Citi considera que é a maior disrupção de todas, isto poderá acontecer brevemente através de medicamentos anti-envelhecimento, à base dos “agentes senolíticos”. Esta inovação revolucionará completamente a humanidade. A outra disrupção é a “Big Data” na saúde, isto é, os milhões de dados que atualmente somos capazes de captar da nossa saúde é ainda de difícil processamento e de chegarmos a qualquer tipo de conclusão. A verdade é que brevemente essa informação será fácil de aceder e muito mais fácil de ser interpretada, esta mesma informação pode proteger as pessoas e prevenir diversas doenças.

Estas inovações estão a mudar o Mundo, mas sem dúvida que a saúde é aquela área que mais pode revolucionar o nosso Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!