terça-feira, 7 de agosto de 2018

Conto das mil e uma iguarias


Este mês decidi falar de um homem que é muito conhecido no Brasil, cujo nome é António Alberto Saraiva. Para a maioria dos portugueses, é um perfeito desconhecido, contudo, é um português (Velosa, em Celorico da Beira) que emigrou com os pais para o Brasil na década de 50, com menos de um ano.

Mas agora pergunta-me o leitor: que fez de relevante este homem? Se falar no grupo Habib’s também é algo que para a maioria de nós é desconhecida, mas é só o maior grupo/rede de fast food de comida árabe do Mundo inteiro.

A história dele, que é contada por vários sites brasileiros, inclusive na Wikipédia, resume-se a uma família portuguesa que emigra e vai para o Brasil procurar uma vida melhor. Deseja ser médico, mas quando consegue entrar o pai é assassinado no seu negócio, que tinha adquirido cerca de 19 dias antes. Ele então, como filho mais velho, tem que abandonar os estudos e tomar conta da padaria, negócio que muitos portugueses abriram e são donos no Brasil. Já António Alberto Saraiva consegue valorizar a padaria, que passou por momentos difíceis, pois os fornecedores estavam constantemente a enganá-lo.

Após a valorização, vende a mesma padaria e volta para o curso de medicina, todavia entende que precisa de continuar na área do comércio, enquanto estudava. Teve tanto sucesso, que houve até um negócio conseguiu vender antes de inaugurar.

A verdade é que um dia houve um antigo cozinheiro árabe, Paulo Abud, com cerca de 70 anos, que pediu emprego e que, como morava no prédio da frente do novo restaurante de Saraiva, não necessitava de pagar subsídio de transporte. Saraiva aceitou dar-lhe emprego, mas também queria saber o que o Paulo Abud podia ensinar-lhe e este disse que podia ensinar a fazer comida árabe.

Eis que surge o Habib’s, que em português significa querido, e eis a maior cadeia de restaurantes de comida rápida árabe.

As diversas experiências que teve e a resiliência que conseguiu ganhar ao longo da vida deram capacidade para a criação deste negócio, que não é só esta cadeia de restaurantes, mas tudo o que está à volta da Habib’s.

Qualquer pessoa pode ter um franchising, por isso atualmente são mais 420 restaurantes espalhados pelo Brasil e México, sendo que conta com mais de 22 mil trabalhadores. Apesar de ter estado previsto a sua vinda Portugal, em 2004, até hoje ainda não aterrou na sua terra natal.

O apoio que é dado aos franqueados é um departamento UTIH (Unidade de Terapia Intensiva do Habib’s) que é uma espécie de unidade de cuidados intensivos que faz com que o restaurante recupere e consiga prosperar com enorme sucesso.

Este homem, que atualmente tem muitas posições que chocam os brasileiros, é sem dúvida um exemplo de um emigrante português de enorme sucesso lá fora.

Tenha um tempinho e procure mais sobre este homem de sucesso. Esta interculturalidade entre dois parceiros definem bem estas duas culturas, a árabe e a portuguesa, que sempre foram cosmopolitas. Não será um conto das mil e uma noites mas mil dias e noites com iguarias diferentes em cada dia e cada noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!