terça-feira, 17 de julho de 2018

Crie o seu próprio Unicórnio!


No dia-a-dia dos empreendedores, Unicórnios são empresas que ganham rapidamente uma avaliação de mil milhões de dólares ou mais. Esta designação vem de um artigo de um capitalista de risco, Aileen Lee, em novembro de 2013.

Enquanto antes, todos diriam que existia um elefante na sala, este mesmo foi substituído por um unicórnio, pois estas startups conseguem chegar aos mil milhões de dólares. Por exemplo, o tempo que antes de 1998 demorava a atingir uma avaliação desta dimensão era de 20 anos, enquanto o Google, foi uma das primeiras a conseguir baixar dos 10 anos, enquanto o Facebook foram 5 anos, até que, atualmente, temos empresas como Snapchat e Oculus Rift que demoraram 1 ano.

Todos procuram, sejam investidores, sejam como os próprios empreendedores tentam saber como encontrar e como ser unicórnio. A verdade é que estas startups não estão à mão de semear. Contudo as empresas aprenderam a escalar, e o nome correto é de Organizações Exponenciais. Mas o que faz destas empresas unicórnios?

Por exemplo, numa área tradicional sem tecnologia, foi verificado que uma empresa como a Johnson & Johnson demora cerca de 300 dias para ir de uma ideia a um novo produto para a prateleira de qualquer supermercado, enquanto uma empresa Quirky (considerada organização exponencial) demora cerca de 29 dias. Mas será só lançar produtos e produtos?

Estas empresas são um os novos atrativos, mas, olhando para o mapa-múndi verificamos que 52% destas empresas estão na Califórnia. Em Portugal, também temos algumas, uma das mais conhecidas é a Yupido. Esta empresa levantou suspeitas por aumentar o seu capital em 28 mil milhões em novembro de 2017. Isto levantou muitas suspeitas e, até hoje, não se percebe a razão, até porque não houve lançamento de nada, mas dizem ter um produto/software que irá revolucionar o mundo.

Existe vários modelos de negócio para estas startups serem Unicórnios, mas não é factual, pois há quem diga que é necessário existirem nos fundadores 4 pessoas: um visionário, um especialista UX (experiência no utilizador), um guru em engenharia e um especialista em negócios/finanças. Existem, de facto, múltiplos fatores para criar uma destas empresas.

Logo, amigos, mãos à obra e toca a criar o próximo Unicórnio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!