sábado, 12 de maio de 2018

Trabalhador, empreendedor


Este mês de Maio inicia-se com o Dia de Trabalhador ou dia de São José Operário por decisão do Papa Pio XII, anunciada justamente a 1 de Maio de 1955, para evocar “o humilde artesão de Nazaré” que personifica a “dignidade do trabalhador manual”. Ora o que é um trabalhador senão um grande empreendedor, só que é um trabalhador sem horário, melhor, com horário livre, um trabalhador sem patrão em termos hierárquicos, mas que, ao mesmo tempo, possui um patrão mais exigente que qualquer outro e mais explorador que qualquer outro, pois é ele próprio.

Esta introdução é só para dizer que um empreendedor é um sofredor e um explorado, pior ainda, não possui qualquer sindicato para o defender. O que pode ser um problema ou uma solução. O problema porque vive unicamente para o trabalho, mas, ao mesmo tempo, para a solução e o sucesso financeiro e pessoal. Aqui isto parece uma comunicação da “Reino Universal do Empreendedorismo” ou das empresas multiníveis.

Trabalhar e trabalhar é só essa a palavra que um empreendedor conhece. Mas será só esse o sinónimo do sucesso? Eu acho que não, apesar de ser a grande base. É preciso viver globalmente, e isto quer dizer o quê? Exportar. Mas é assim desde os tempos antigos. O comércio internacional, as trocas comerciais com o exterior, só isso fará com que qualquer empreendedor tenha sucesso. Inicialmente, no mundo ocidental, eram o domínio da rota do Mediterrâneo. Posteriormente, quando os portugueses descobriram o caminho marítimo para a Índia, isso foi, sem dúvida, o sucesso para Portugal. Não é sempre aquele que consegue chegar mais longe ou primeiro, mas aquele que consegue chegar com maior eficiência, isso, sim, será sucesso.

Neste momento, vivemos uma era digital, uma era da internet das coisas e esse domínio, bem como o domínio de descobrir/explorar o sistema solar, posteriormente a Via Láctea e etc… Pode parecer uma utopia, mas é o caminho para o sucesso. Por exemplo, por acaso sabiam que além das entidades governamentais, como a NASA e a Agência Europeia, Chinesa ou Russa, existem já empresas privadas a inovar nesta área da exploração espacial, tais como SpaceX, Blue Origin e a Virgin Galactic? Por exemplo, estas empresas, além de quererem explorar as viagns no espaço, querem fazer as viagens intercontinentais mais rápidas, em que alguém que viva em Nova Iorque consiga vir à Europa ou outro sítio e ainda voltar a Nova Iorque a tempo de fazer o jantar e cear com a família. É algo ambicioso, mas não será este o futuro? Reduzir o tempo das viagens?

Trabalhar, exportar e explorar podem e deve ser o segredo de qualquer sucesso. Ah… esqueci-me de um aspeto muito importante: muita saúde! E outro ponto que se deve ter, mas não é preciso muito, é um bocadinho de sorte!!!

Publicado na Revista Madeira Digital - Maio

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!