domingo, 26 de março de 2017

BANCOS, GAJAS E VINHO VERDE?

http://kruzeskanhoto.blogs.sapo.pt/a-malta-quer-e-copos-e-gajas-boas-1473777

Esta semana, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, ministro das finanças holandês, e que até fez algo comum a alguns políticos portugueses, que foi “aldrabar” o currículo e dizer que tinha um mestrado que não tinha concluído e foi a própria University College Cork e a National University of Ireland que vieram desmentir. Voltemos ao Eurogrupo, um grupo informal sem qualquer legitimidade com base nos tratados, apenas tem sido mais um obstáculo ao projeto europeu pelas atitudes que toma.

Voltemos ao Sr. Dijsselbloem, um nome que tenho a certeza de que se não estiver a copiar de um qualquer site, não saberei escrevê-lo. Esta semana numa entrevista disse o seguinte: “Na crise do euro os países do Norte mostraram solidariedade para com os países do Sul. Como social-democrata, a solidariedade é para mim extremamente importante. Mas quem a pede, tem também deveres. Não posso gastar o meu dinheiro todo em bebida e mulheres e depois disso ir pedir a vossa ajuda. Este princípio vale para o nível pessoal, local, nacional e também europeu”.

Não compreendo estes elogios, de alguém que é formado em economia agrícola, então não é bom mexer na economia e apelar ao consumo? Gastar o dinheiro em mulheres e copos não é bom? Parece-me uma excelente maneira de gastar dinheiro, recordo-me quando a União Europeia obrigou Portugal a largar as enxadas, os ancinhos, os barcos e a indústria e pagava para isso. Agora queixam-se de que se gaste o dinheiro nas melhores coisas do Mundo, isto é, que são mulheres e bebida? Ah… eu penso que ele esqueceu-se de uma coisa, em Portugal não é legal gastar em mulheres, mas sim gastar nas mulheres, isto é, levá-las a jantar, comprar prendas, possivelmente de origem holandesa ou de outro país do norte do europa. Para gastarmos em mulheres temos que ir à Holanda!!!!

O que preocupa é que se esta metáfora de gastar em mulheres fosse dirigida a um antigo primeiro-ministro, quem ouviu alegadas escutas iria entender. Ou então que esta metáfora seja para designar bancos, tais como BPN, BPP, Banif e outros que não gastaram, fizeram evaporar o dinheiro, porque aqui há um fundo de verdade nas palavras deste holandês, só alguém muito bêbedo é que pode salvar estes bancos, porque até agora as pessoas ficaram à arder com o dinheiro das suas poupanças e os criminosos continuam a gastar dinheiro à grande e à francesa, ou será à holandesa? Que digam as empresas que se deslocalizaram de Portugal para pagar impostos na Holanda, em vez de pagarem onde deviam pagar que era em Portugal. Mas claro, isto é tudo legal, pois trata-se de “engenharia económica”, apesar de legal é um prejuízo muito grande para nós!!! Que haja mais mulheres e mais copos, porque só assim se aguenta o estado a que isto chegou!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!