sábado, 3 de setembro de 2016

A descrença!


Fernando Santos é, sem dúvida, o grande empreendedor, ele mostrou ter aquela caraterística que todos os empreendedores necessitam ter, isto é, acreditou que era possível, quando todos nós, ou pelo menos, a maioria onde eu me incluo, não acreditava que Portugal podia ser campeão europeu.

A persistência e a resiliência, apesar de todas as críticas, as críticas dos próprios portugueses que desacreditavam, podiam ser transpostas para outras situações, como quando a nossa família não acredita nos nossos projetos ou sonhos. Depois, quando começamos a ter algum sucesso, eis que a família começa a acreditar em nós e nas nossas capacidades, mas aí são os nossos adversários, no futebol e concorrentes nas empresas, que dizem que não somos capazes nem vamos conseguir. E eis que o sucesso começa a surgir, passo a passo.

O resultado da seleção não foi unicamente dos jogadores, mas de uma equipa técnica que preparou tudo ao ínfimo pormenor. Viu as nossas fragilidades, verificou que, apesar de termos o melhor jogador do Mundo, o Cristiano Ronaldo, muitos dos jogadores que temos não estão ao mesmo nível de Cristiano. Ao ver essas falhas, viu as oportunidades de trabalharmos como equipa. Desde a escolha do centro de estágio, onde a seleção de rugby tem o seu centro de estágio. É claro que todo o planeamento, a escolha dos jogadores, que se criticou, foi minucioso. E quando todos se riam quando o Engenheiro Fernando Santos afirmava que só regressava dia 11 a Portugal e com a taça, ninguém acreditou, mas ele foi lá e conseguiu.

Só pessoas com estas capacidades, claramente empreendedoras de grande sucesso conseguem ter esta visão, Fernando Santos, em síntese, demonstrou bem as palavras de Nelson Mandela: “Tudo parece impossível até que seja feito!” 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!