quinta-feira, 8 de setembro de 2016

2015 e Brexit

Nestas últimas semanas, foi revelado pelo Diário Económico, através dos dados da Informa D&B, que, em 2015, nasceram em 37 924 empresas e outras organizações. Considerando apenas empresas, serão 35 555. Neste estudo da Informa D&B, destaca-se ainda que a “iniciativa é maioritariamente individual e origina entidades de menor dimensão, mas com preponderância na criação de emprego e clara vocação exportadora”. Outro destaque neste estudo é o facto de as exportações terem atingido 63% do volume de negócios. Finalmente outro destaque deste estudo é a revolução e renovação do tecido empresarial português que estas start-ups estão a provocar, inclusive a sua capacidade em captar capital estrangeiro.

Falando em estrangeiro, volto a um tema de que já falei anteriormente, para referir o estudo também feito pela Seedrs, uma plataforma de crowdfunding, que é presidida por um português Carlos Silva. Esta plataforma fez um inquérito para saber se Londres se vai manter-se como o principal hub do empreendedorismo no período pós Brexi”. Neste inquérito, revelou-se que 52% acredita que Londres irá continuar como o centro mundial para os novos negócios inovadores e apenas 16% está preocupado com o facto de que a capital inglesa perca esse estatuto, enquanto os restantes 32% não sabem. Ainda este questionário da Seedrs, fica-se a saber que apenas 15% afirma estar preocupado com a possibilidade de falta de acesso a financiamento após a saída do Reino Unido da União Europeia.

Aparentemente parece que os investidores não estão tão preocupados, como se chegou inicialmente a temer após o referendo. Já agora gostaria de falar da plataforma Seedrs, em que aconselho qualquer pessoa a registar-se e experimentar, seja como investidor, seja como start-up à procura de investimento. A Seedrs permite que se invista ou atraia investimento de uma forma muito simples e online.

Publicado na Revista Madeira Digital no mês de Setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!