quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Web Summit será em Portugal!

O Web Summit é um dos eventos de tecnologia, empreendedorismo e inovação mais importantes da Europa, acontece em Dublin, na República da Irlanda desde 2010. No mês passado, o presidente do evento Paddy Cosgrave anunciou que será Lisboa a realizar o evento nos próximos três anos.

Este é um evento anual e o seu principal tema é Tecnologia e Internet e o último evento juntou cerca de 500 das maiores empresas do Mundo desta área. Aqui mistura-se o conhecimento dos CEOs das grandes empresas com os fundadores de start ups e todos falam e trocam experiências.

Logo, esta é sem dúvida uma experiência única que teremos o privilégio que seja realizada em Portugal no próximo ano, 2016, mas também 2017 e 2018. Para conseguir este evento em Portugal foi necessário juntar ao movimento “Let’s bring the Web Summit 2016 to Lisbon” cerca de 5 mil pessoas que escreviam todas as razões para que o evento realizasse em Portugal.

Portugal é cada vez mais visto como um país que poderá ser um país incubador de start ups, por causa das diversas condições que apresenta. Contudo, ainda necessita de dar largos passos nesta área, tais como desburocratizar todo o processo de criação de empresas, diminuição de impostos para empresas e trabalhadores para que possa fixar os seus cérebros e também atrair pessoas de fora para Portugal. A nossa mais-valia não se pode caraterizar em termos mão-de-obra barata, esse não pode ser um critério: a grande mais-valia terá de ser a mão-de-obra qualificada, o salto tecnológico, e, sobretudo, o valor-acrescentado, que é próprio das economias mais avançadas. Reside, aliás, aqui, a solução do nosso grande problema que é o desequilíbrio das nossas contas externas.

Com isto, quero dizer que é necessário uma simbiose entre o Governo, Câmaras, mas acima de tudo, a nossa capacidade e criatividade traduzido no empreendedorismo e determinação de vencer. Conseguir o Web Summit só foi possível porque existiu um conjugar de energia entre a Câmara Municipal de Lisboa (Partido Socialista) e Governo Português (PSD-CDS) e repare-se que o vice-primeiro ministro e o Presidente da Câmara de Lisboa até trocaram elogios em plena campanha eleitoral. Com isto fica demonstrado que Portugal e os interesses de Portugal como dos portugueses têm que ficar acima de qualquer questão de natureza ideológica! Sem descurar as diferenças ideológicas, o enfoque não está tanto em serem políticas de direita ou de esquerda - há que saber distinguir políticas boas e políticas más para os Portugueses e para Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!