segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Resiliência: fazer do obstáculo um desafio para o sucesso!

Este mês decidi escrever sobre algo que já escrevi, isto é, a resiliência, mas de alguém em especial, neste caso Jack Ma. Este nome, à primeira vista, pode parecer estranho, mas trata-se do 21.º homem mais rico do Mundo, de acordo com o ranking da Bloomberg.

O Jack Ma é o fundador do portal AliBaba, um site que, por alguns, é considerado como concorrente do ebay e do Amazon, mas muito maior e sem possuir os armazéns que o Amazon possui.

Há diversas entrevistas de Jack Ma, ou, como alguns afirmam, o Louco Ma, mas há uma que gostaria de destacar, trata-se das afirmações dele sobre a falha. "Falhei muitas vezes, fui rejeitado nuns trinta empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando o KFC chegou à China, tentei um emprego lá. Eles entrevistaram vinte e quatro pessoas e contrataram vinte e três. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard dez vezes. Em todas fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado". Este facto de ser muitas vezes recusado e negado aumentou a sua capacidade e determinação para ter sucesso.

Para Jack Ma, uma das principais inspirações é o filme Forrest Gump, um filme em que o protagonista é Tom Hanks que aparece em diversos momentos da história mundial, e ele explica que a mensagem deste filme é importante para ele, nomeadamente: “a simplicidade, nunca desista , acredite no que está fazendo, goste do que está fazendo, mesmo que os outros não entendam".
Apesar de hoje, já ser respeitado no mundo dos negócios, Jack Ma é a prova viva de que a resiliência é um dos ingredientes para o sucesso. Ainda assim, ele não deixa a ambição diminuir e afirma que continua a sonhar grande. "Somos grandes se compararmos o que éramos há quinze anos ao que somos hoje, porém somos ainda um bebé perto do que seremos daqui a mais quinze anos", diz ele sobre o Alibaba.

Agora, para entender-se um pouco mais Jack Ma, noutra entrevista, alegou que ser milionário traz uma grande dor, porque “talvez as pessoas tenham altas expectativas sobre ti, talvez eu pense demais no futuro e tenha tantas coisas com que me preocupar”, além de dizer que é necessário calma para continuar sendo a pessoa que sempre foi.

E é claro que ser o homem mais rico da China gera uma onda repentina de interesse, de modo que Jack também tem medo de que as pessoas se interessem por ele apenas pelo seu dinheiro – algo que, infelizmente, parece já acontecer. “Hoje, quando eu ando pelas ruas, as pessoas olham para mim de maneira diferente”.

Mas o presidente da Alibaba, Jack Ma, está mais próximo de nós portugueses do que nós podemos pensar, pois ele é um dos investidores que colocou dinheiro no aumento de capital da Fosun, a dona das empresas portuguesas Fidelidade e Espírito Santo Saúde. O presidente da Alibaba, a gigante tecnológica chinesa, é um dos investidores que colocou dinheiro no aumento de capital da Fosun, dona das portuguesas Fidelidade e Espírito Santo Saúde, segundo avança a agência Bloomberg.
Assim, é fácil entender o caráter de alguém, a sua resiliência e capacidade de conquista, mas o Jack Ma é ainda alguém que considera que é mais fácil ganhar o dinheiro do que gastar, algo quer nos faz pensar, porque ele quer gastar o seu dinheiro de forma altruísta e para isso, ele estuda filantropia fazendo com que o dinheiro que as pessoas gastam com a sua empresa volte a servi-las de alguma forma na sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!