sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Festa da Liberdade


Ontem estava no meu carro o flyer da Festa da Liberdade. Acho estranho este meio de publicidade para a Festa da Liberdade, contudo mais estranho que tudo isto é haver uns banners no site do Diário de Notícias para a dita festa.

Nisto tudo é claro que comecei a ver o programa da festa.
Eis o programa:


9:30h – 10:30h Atletismo: Corrida da Liberdade. – Questiono-me quem serão os atletas? Já estou a imaginar.
O João Carlos Gouveia com a sua comitiva prepara-se para entrar em prova. Rui Caetano dá as últimas dicas como gerir a prova. O Victor Freitas ata os atacadores ao João, mas com uma pequena falha no lanço, poderá fazer o João Carlos Gouveia cair. Jaime Leandro enche a garrafinha de água, mas como já está com as bochechas vermelhinhas engana-se e coloca o vinho seco que trazia no garrafão.
Do outro lado está Maximiano Martins com os seus aliados. Jacinto Serrão indica que não vale a pena se colocar nestas andanças, porque já andou e uma dor de burro o tramou a 6 de Maio. Júlia Caré aplica uma massagem de relaxamento para quê o Max esteja relaxado.
Chega às 9:30 h e estão na linha de partida, lado a lado João Carlos Gouveia e Maximiano Martins. Bernardo Trindade dispara para o inicio da corrida.
E um disputa muito dura e árdua, por meio do descampado e da feiteira… E pelo meio aparece um Coelho para tramar a vida ao João Carlos Gouveia, contudo o João resiste e o Maximiano por causa da República perde e perde… Já à chegada meta sozinho e isolado da concorrência, eis que os atacadores despertam e João bate com o nariz no chão. E eis para surpresa de todos aparece o Victor Freitas que parece ganhar a corrida… Será que há válido? Bernardo Trindade pensa… E considera válido até 2010, pois aí poderá entrar na corrida…

10:30h – 12:30 h Animação Infantil
Bem que o PS-Madeira precisa desta parte da festa. Já diz o ditado popular: quem não chora não mama… O enfermeiro que é líder da JS diz que agora homossexuais podem-se casar, as crianças não compreendem. E agora, e agora?! Parece que a JS meteu o pé na argola. Chama-se a ex-líder para explicar, mas ela também não compreende situações tão complicadas, porque só conhece um tipo de relacionamento. Ela responde: “se até os animazinhos gostam, porque é que não irei gostar?” A população fica surpreendida com tais palavras e continua sem perceber… Nisto as horas avançam e aparece os palhaços do costume que vieram directamente da Assembleia da República e defendem que a Madeira já tem muito dinheiro e não votaram contra a Madeira, mas sim contra esta política que se vive na Madeira. Se o povo continuar a ser infantil e votar no tio Alberto, por eles a Madeira não recebe mais dinheiro.
O povo chora, e eis que o João Carlos Gouveia sossega a população e promete uma mamadeira para todos… O povo reage com euforia…

12:30h – 13:20h Kumpania Algazarra (Animação de Rua)
Grupo completamente desconhecido para os madeirenses, mas eis que na animação de rua passam pelo fogareiro e eis que está a comitiva do PS-M a meio do povo a comer uma espetada e vinho seco com laranjada… Depois há quem sussurra: “aqui só se bebe depois dos discursos, é necessário estar sóbrio para discursar…” E lá do fundo há quem grite: “bebe para ver se dizes alguma coisa de jeito…”
O povo madeirense entretêm-se a comer e a beber sem saber que se trata de uma festa do PS.


13:30h – 14:30h Mariachi
O povo reconhece os Mariachi e começa a dançar e cantar ao ritmo de um som mexicano, mas ainda sem perceber que está numa festa do PS.

14:30h – 14:55h Vânia Fernandes
Vânia Fernandes ainda na ressaca da Festa do Chão da Lagoa diz que é uma alegria estar ali, e lembra para o povo apoiar o homem que sempre ajudou a Madeira: Alberto João Jardim. Esta situação cai mal no seio do PS, não falei em seios, mas sim em seio! Lá vou ser atacado por pensarem que me referi à Célia. Enfim…

15:00h – 15:45h Discursos Políticos
O momento mais aguardado. O povo pergunta quem são estes artistas? Comenta-se que nunca ouviram actuar em nenhum palco, há quem comente que se tratam de políticos. Mas ninguém acredita, porque parece haver malabaristas que fazem acordos com partidos do poder, há ainda palhaços alguns ricos, outros pobres… Também há domadores de leões e um domador de leoa, há animais, mas ninguém consegue identificar de quem se trata.
Perante isto eis que alguns elementos da JS gritam: “Viva ao PS…” aí o povo percebe que é uma festa do partido socialista e só percebem: “O culpado da Madeira estar como está é do Alberto João Jardim e do PSD-Madeira!” e povo fica histérico… Estão todos maravilhados pelo PS reconhecer que a Madeira tem estradas, vias rápidas, escolas, hospitais, centros de saúde e uma boa política, tudo obra do Dr. Alberto João Jardim. Entre o povo há quem já comente que temos que votar no PSD para a Madeira continuar a evoluir. Acabam os discursos com um fecho que mais parecia uma apoptose de um PS, que há muito anda pelas ruas da amargura.

15:45h - 16:25h Grupo Danças e Cantares Água de Pena
Abraços entre os companheiros do PS e elogiam o discurso do João Carlos Gouveia. Ninguém compreende porque não se falou no dossiê de corrupção. “Estamos a conseguir conquistar o povo.” – grita Miguel Fonseca em tom de brincadeira… O Carlos Pereira que não revê neste tipo de festas diz que já está farto de apanhar poeira e diz que quer ser candidato à Câmara do Funchal, e que queria discursar e dizer umas boas acerca de economia. Mas há quem diga que o povo não percebe patavina do que é o PIB ou economia, por isso que não valia a pena o economista dar essa lição.
Na actuação do palco, eis que surge o Filipe Sousa que veio com este grupo de Machico que fica mesmo ao lado da sua freguesia em Gaula. Filipe Sousa diz que ainda vai mandar no PS, mesmo estando expulso. Filipe Sousa quer cantar, mas o grupo de cantares não deixa, Filipe Sousa quer ter destaque na dança, mas o Zé António o líder da dança não deixa e este cai do palco…

16:25h – 16:55h Amigos da Música
Neste momento os dirigentes do PS começam a beber uns copitos de vinho, negam ter bebido antes. Jaime Leandro afirma: conseguir beber mais que Alberto João Jardim, eis que começa o seu rali das tascas. As suas bochechas não enganam ninguém… Será?!
Ouve-se os Amigos da Música, porque no PS só há amigos é mesmo na música… Porque amigos entre eles… São poucos…

(faltam completar 5 minutos da Festa da Liberdade, parece que alguém tirou a liberdade).

17:00h – 18:00h Kumpania e Algazarra (Actuação de Palco)
Eis que voltam a Kumpania e Algazarra, todavia ninguém olha para o palco, ficam todos a olhar para a algazarra que se passa para a liderança do PS. Bem que eu avisei que a Kumpania não era a melhor, daí a grande algazarra dentro PS. A algazarra aumentou aquando do atrevimento do Filipe Sousa a dizer que queria ser o candidato à Câmara de Santa Cruz, depois veio o Emanuel Câmara a dizer que não se mete mais nestas coisas. O João pede para o Emanuel não o abandonar, mas o Câmara diz que já teve no mundo do futebol (que é o que é) e lá havia menos ninhos de cobras, do que há no PS-M…
Surge o Cardoso que parecia desaparecido, mas diz: “Eu e o Manuel Alegre vamos formar um partido…”, mas já ninguém lhe liga nenhuma, até se pergunta quem é esse senhor…
Tudo se acalma quando um dirigente nacional (que não se percebe de quem se trata) chega e diz que o Sócrates manda uma mensagem… Ninguém entende a mensagem, no entanto a acham fenomenal e adequada à situação, pois trata-se da salvação para a Madeira.

(Perdeu-se 40 minutos da maravilhosa festa…)

18:40h - Saída dos Autocarros
Vai tudo para casa… Aqui, fiquei sem criatividade de escrever mais uns disparates.

No meio desta Festa da Liberdade fiquei sem perceber porque é que Festa da Liberdade.

Será que algum socialista consegue explicar o porquê da Festa da Liberdade?!

Espero que a festa a 31 de Agosto corra da melhor maneira e isto tudo que escrevi é pura brincadeira e não retrata a realidade (apesar de parecer).

O programa é real, pelo menos é o que está no flyer. Se houver alguma alteração não me responsabilizo pelas alterações.

3 comentários:

  1. Jovem,gostaria de te conhecer.
    Tu deves ter um grande...futuro político.
    Queres ser meu afilhado ????????.

    João Carlos Abreu

    ResponderEliminar
  2. tu contas pra gente o programa da festa e esqueces de nos dizer onde vai ser esse evento!!!! assim a malta fica com água na boca, mas sem saber onde voltar à fonte...

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois é...

    É na Fonte do Bispo.

    Esqueci de falar do meu ex-professor Nilson Jardim... :(

    Fogo... Como é possível tal esquecimento?!

    É verdade, será que o sr. amsf vai? É que se for nenhum padre irá enxovalhar e até pode receber um elogio do maninho...

    Só há pouco é que vi que só o Orlando, o Victor e o João é que discursam... E o líder da JS-Nacional? E o dirigente surpresa que vem do continente? Perguntas que no dia 31 na Fonte do Bispo terão resposta! Ehehe

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!