sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Os nossos jogos Olímpicos


Os Jogos Olímpicos ainda não acabaram mas as críticas aos atletas fizeram-se ouvir. Os portugueses e em especial os comentadores queriam centenas de medalhas.
Contudo até agora só se conseguiu duas medalhas. A Vanessa Fernandes conseguiu a medalha de prata e o Nelson Évora a medalha de ouro. Muitos parabéns a ambos.
Agora criticar e atacar os outros portugueses será justo para aqueles que recebem todo o apoio e têm todas as condições.
Como é que se explica que o futebol, o desporto mais apoiado em Portugal não esteja lá? Como é possível que a selecção portuguesa nunca tenha ganhe uma única competição internacional? É justo criticar pessoas que dão o cabedal por Portugal, sem receber praticamente nada…
Foi interessante ver a Vanessa Fernandes criticar os restantes atletas. Sem dúvida, ela esquece-se que não faz mais nada da vida sem ser dedicar-se ao triatlo e recebe apoio que são poucos os atletas olímpicos que recebem. Olhe-se o Gustavo Lima que mal tem um adversário para treinar. Repare-se no madeirense João Rodrigues que é campeão europeu e vice-campeão Mundial que nem foi apoiado, nem estava no projecto olímpico… Isto é justo? Fale-se do Marcos Vasconcelos que treina num pavilhão sem condições… A Vanessa pode ser uma grande atleta, mas com esta atitude, mostrou que nada vale como pessoa e desrespeitou os seus colegas que não recebem um quarto do apoio que ela recebe.

Se Portugal quer ganhar medalhas que faça como alguns que países que abdica de apoiar certos desportos e apoia aquelas modalidades em que se é forte. Basta de bater naqueles que tanto representam Portugal e dão o melhor por Portugal.

Não vale a pena falar que não está a representar bem ou mal, porque tenho a certeza que aqueles que tanto escrevem não eram capaz de fazer metade daquilo que aqueles que estavam lá fazem e faziam… Sabem que eles acordam às 6 da manhã, treinam às 6:30, depois vão trabalhar e voltam a treinar à tarde, mas pelo meio tem a sua profissão!

Por favor… Tenham dó e curem-se… Perguntem é porque o futebol não está lá, porque é que o hóquei não ganha nada nos últimos anos e porque é a selecção de rugby nunca mais ganhou um jogo! Depois disso falamos…


Dou uma medalha de ouro aos da má língua!

6 comentários:

  1. Curiosamente dois atletas do Sport Lisboa e Benfica. Aliás, uma terceira será ganha, também por um atleta do Glorioso, mas desta feita para a Argentina, por Di Maria.

    Curioso é saber que as possíveis medalhas olímpicas viriam sempre do Glorioso ou do Zporting.

    Nélson Évora - SLB
    Vanessa Fernandes - SLB
    Telma Monteiro - SLB
    Naíde Gomens - SCP
    Francis Obikuelo - SCP

    É só uma curiosidade...

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário do que afirma o post, o João Rodrigues fazia parte do Projecto olímpico. Recebeu apoios monetários de nível 2...

    ResponderEliminar
  3. Desculpa lá BB mas estou frontalmente contra a tua opinião.
    Lá porque ganhámos uma medalha de ouro não se pode apagar o que muito de mau aconteceu nestes jogos olímpicos (na perspectiva lusa, claro). Levámos campeões do Mundo e da Europa, recordistas europeus e mundiais e, chegados à competição... nada?!
    A perspectiva das seis medalhas era perfeitamente alcançável! Portugal partiu com cerca de 12 "medalháveis" e regressa com apenas duas medalhas. Mais, esta história dos "medalháveis" só mesmo em Portugal, já que muitos atletas estrangeiros houveram que se suplantaram nas respectivas provas (daí os portugueses e outros favoritos terem ficado de fora do pódio) e, quanto aos portugueses, poucos foram os que se aproximaram ou bateram as suas melhores marcas pessoais.
    Há sim falta de dedicação e empenho ou, então, os nossos atletas partem muito mal preparados!
    Um caso ilustrativo é o que fez o Obikwelu, ao recusar-se a participar nos 200 m, se isto não fosse uma merda de país, resultaria na devolução dos quatro anos de bolsa do menino...

    ResponderEliminar
  4. blueminerva:

    Medalhas de Ouro:
    Rosa Mota;
    Fernanda Ribeiro;

    Representaram o FCP. Lol

    amsf:

    http://sic.aeiou.pt/online/noticias/desporto/Gustavo+Lima+critica+Federacao+Comite+Olimpico+e+Clubes.htm

    Eu também vi esse site que viu em que diz o nível 2.


    Renato:

    Concordo em parte. Mas os portugueses colocam-se em forma para outras competições, num ano não se consegue estar diversas vezes em forma... Há que haver melhor controlo nisso... Enfim...

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo, no meio disso tudo, tu esqueces que estamos a falar de atletas que têm vários "benefícios" que o comum dos mortais não tem.

    Lê o "Estatuto de Atleta de Alta Competição" e saberás o que falo.

    Já agora, os atletas portugueses não têm condições? E os etíopes têm? Levam "só" 6 medalhas (4 ouro/1 prata/1 bronze). E a Bielorrússia com 18 medalhas e o Quénia com 13? E a lista continua...

    Não é só as condições que determinam resultados. A postura e a atitude do atleta têm igualmente um peso importante. O que temos é atletas mimados, levados aos píncaros e que, na realidade, são um verdadeiro "flop".

    Ninguém diz que Portugal tem de trazer 15 medalhas! Mas os seus atletas, no mínimo, têm de honrar a camisola! Dar tudo o que têm! Por si e pelo país!

    E não foi isto o que se viu em grande parte da comitiva olímpica portuguesa em Pequim.

    ResponderEliminar
  6. Luís, eu sei que eles têm alguns benefícios, contudo repara que apostamos em desportos que são necessários muitas condições. Por exemplo desportos nauticos são necessários bons barcos, desportos aquaticos como natação é necessário boas piscinas, bons treinadores, muito empenho e outros...
    Curiosamente Portugal tem 4 medalhas de ouro no atletismo e 2 na maratona, 1 dos 10 mil metros e 1 no triplo salto o que demonstra que nos desportos que é necessário "menos" condições é que se consegue melhores resultados (com excepção do triplo salto).

    São pessoas que além do desporto tem uma vida profissional (na maioria das vezes) tirando atletas como Nelson Evora, Francis, Vanessa Fernandes e outros...

    É necessário é perceber porquê o desporto mais apoiado em Portugal não está lá! É incompreensível...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!