domingo, 7 de julho de 2019

Copiar criando o seu próprio modelo


No mês passado tive oportunidade de ir à Hong Kong e por sua vez à China, este país, que é a fábrica do Mundo, começou por fazer o que os outros países desenvolviam e assim só reproduziam para essas marcas os seus produtos já desenvolvidos.

Hoje a China continua a fazer o mesmo que fazia, contudo começou por copiar essa tecnologia e posteriormente melhorou e cresceu e evoluiu, hoje faz algo melhor do que as grandes marcas faziam. Não é por acaso a ascensão da Huawei, já com produtos melhores e mais desenvolvidos que uma Apple.

Noutro dia, lia uma entrevista a um treinador português que dizia que os treinadores portugueses eram os melhores do Mundo, porque tinham a capacidade de copiar e ir beber as ideias de outros e assim criavam o seu próprio modelo e evoluiu. O treinador não era o que melhor copiava, mas o que copiava e aperfeiçoava ao seu próprio modelo de jogo. Nos negócios e empreendedorismo é o mesmo. E temos outros exemplos, bem mais próximos do Mundo Ocidental, sendo que um dos mais conhecidos é o próprio Mcdonalds ou até o Burguer King. Se no primeiro, foi a criação de modelo de negócio com base no negócio de alguém, quase um usurpação do mesmo, aconselho a ver o filme The founder, já o segundo foi a cópia do primeiro McDonalds, mas que conseguiu aperfeiçoar e melhorar.

Na tecnologia, também aconteceu o mesmo, desde a Microsoft, até ao Facebook, passando por tantos negócios, que ao serem copiados são melhorados.

O empreendedorismo muitas vezes é o “copiar", mas com a introdução de uma inovação, é isso que a China tem feito e com isso acabará por ser líder mundial em tudo, basta quererem, pois são muitos mais, têm recursos e atualmente poder económico para tal. Não chega copiar, mas ajuda a evoluir.

Publicado na Revista Madeira Digital - Julho

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!