sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Descentralização do empreendedorismo


Quando se fala em empreendedorismo em Portugal, a grande maioria dos empreendedores estrangeiro só sabe que existe Lisboa. Lisboa é a capital do país e centra todo o investimento do Estado na sua promoção, em diversas áreas, até no empreendedorismo, veja-se o exemplo do Web Summit. De acordo com os números do relatório provisório do Scaleup Portugal 2018, aqui destaca-se que os principais investidores são estrangeiros e que 73% do investimento veio do exterior. Mas o que há de maior destaque nisto tudo? É que o investimento não estatal se descentralizou e pela primeira vez o Porto é a região com mais fundos investidos e com maior receita ultrapassando Lisboa. Apesar, de Lisboa ter tido mais investidores estrangeiros, o certo é que o Porto conseguiu atrair os investidores nacionais. A Madeira não aparece na lista de empresas, sendo que a segunda cidade é Lisboa e seguida de Coimbra. Aguarda-se o relatório definitivo para verificarmos a posição em que está a nossa região. Mais destaques que são possíveis concluir neste relatório preliminar é que a lista das maiores 25 scale ups as áreas mais atrativas são: a Internet das Coisas, a Saúde, o software empresarial, o marketing e as tecnológicas financeiras. Outro dado importante é que estas 25 maiores scale ups, nos últimos cinco anos, geraram 850 postos de trabalho.

Era importante termos os dados da nossa região e verificarmos se é necessário fazermos mais investimento e atrairmos mais investidores para o empreendedorismo da nossa terra.

Uma coisa é certa, a ascensão do Porto como cidade que captou maior investimento em Portugal pode ser algo que venha a mudar o paradigma de Portugal no que toca a investimento público no crescimento do empreendedorismo e assim indo contra o centralismo cada vez mais vigente em Portugal.

Já agora com no próximo ano deveria ser dado um maior destaque na Madeira, pois pode ser um excelente laboratório, um excelente laboratório, uma excelente incubadora em grande escala e aqui estar o próximo unicórnio.

Aproveito este artigo para desejar um Santo Natal e um Próspero Ano Novo de 2019!


Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!