sexta-feira, 5 de outubro de 2018

As empresas portuguesas estão na moda?

Há aquela questão da publicidade que diz: será que Portugal está na moda? E a resposta é sempre: “não, nós [portugueses] mudámos.”

A verdade é que há empresas portuguesas com um grande sucesso, mas não é porque copiaram uma outra qualquer, mas sim porque mudaram, isto é, inventaram ou reinventaram-se.

Este mês gostaria de escrever sobre duas empresas, neste caso a Feedzai e a Farfetch. Para a grande maioria dos portugueses são duas desconhecidas

A Feedzai é uma empresa de ciência de dados que deteta fraudes nas transações financeiras e assim minimizar os riscos no setor financeiro. Mas qual é o destaque desta empresa? Simplesmente o ano passado realizou vendas no valor 35 milhões de dólares. Esta é uma daquelas empresas que se deve seguir e ver se consegue atingir o seu objetivo dos 100 milhões, e já no próximo ano.

Já a Farfetch já uma empresa que tem sede em Londres, mas que foi fundada em Portugal. Contudo, recentemente foi recebida em Wall Street. Mas o que faz? É uma empresa que vende produtos de luxo online. Parece simples, pois qualquer local como um Ebay, Aliexpress e Amazon fazem o mesmo. Mas esta empresa faz algo mais, pois atualmente 9% dos bens estão disponíveis online, e esta empresa contrária esses dados. Esta empresa funciona como uma espécie de agente imobiliário, em que as marcas de luxo colocam os seus produtos e tem a intermediação da Farfetch para efetuar a venda, e eles recebem uma percentagem da venda. Com este serviço, existe coisas exclusivas, tais como a entrega no próprio dia, pois comprar uma t-shirt por 1400 dólares, deve ter algo de especial.

Existem outras empresas portuguesas que mereciam tanto destaque e que em franco crescimento, mas essas darão para mais artigos no futuro. Post Scriptum: Gostaria de afirmar que estamos neste momento com uma manifestação de carteiros contra os e-mails e a bloquear todas as estradas a dizer que não podem existir mais e-mails. Como é óbvio isto é ridículo, como os taxistas. Eles até podem ter razão, mas deveriam exigir maior regulação para as plataformas, mas também os consumidores podem exigir mais deles. Por exemplo, (cá na Madeira vivemos um pouco fora da realidade do continente), mas por exemplos é importante os consumidores exigirem carros melhores, condutores mais educados e com maior cuidado com o visual. Porque o legislador, mas também o cidadão comum deve ter consciência que os taxistas são o primeiro português que qualquer turista conhecerá, logo eles são as imagens de Portugal.

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