quinta-feira, 7 de junho de 2018

O que significa ser humano?


Este foi o título da TEDxPorto do médico Gustavo Carona. Quem é este médico? É só, como quem diz, um dos médicos que se voluntariou por países em guerra, para salvar vidas!

Ele tem como objetivo de vida: “Trazer os Médicos Sem Fronteiras para Portugal e pôr os Portugueses a pensar no Mundo.” Esta segunda parte do seu desejo, considero fundamental, mas reconheço a proximidade das histórias dele.

Há várias palavras importantes do Gustavo nesta TEDxPorto e que transmitiu, por palavras, aquilo que várias vezes penso.

Morreram 6 milhões de pessoas nos últimos anos em guerras, este não é dado real, é possível que sejam mais pessoas.

Já se lermos uma história de uma criança que se chame João e levou um tiro que ficou alojado num pulmão e numa cirurgia, num local sem quaisquer condições, o Dr. Gustavo consegue-o salvar. E no meio da alegria, a mãe abraça-o, apesar das diferenças culturais, e agradece-lhe tudo e a Deus t o que o Gustavo fez pela sua criança. Este João sobrevive e viverá o resto de uma vida numa zona de conflito, até haver mais uma bala perdida e nunca viverá até ser velhinho e morrer no leito da sua cama.

Nestas duas histórias foi mais relevante a vida do João e passaram pelos 6 milhões como um número meramente estatístico.

Mas nestes 6 milhões estavam 2 milhões de crianças, com histórias semelhantes, mas com finais diferentes.
Felizmente, o Gustavo não é único, mas é raro. Há outro homem que faz algo incrível, é o Sam Childers. Sam Childers mudou a sua vida e reabilitou-se, em todos os aspetos, e foi para África Central salvar crianças da guerra.

Todas as crianças que o Sam Childers consegue evitar que cheguem a uma guerra, é o futuro do país que ele salva. Esperemos que seja o futuro destas crianças que seja garantido. Mas este não é o único, existe também o Jason Russel um ativista que criou Invisible Children Inc, para proteger e apanhar um dos maiores criminosos do Mundo inteiro – Kony.

Todos devíamos conhecer estes inimigos da humanidade Estes Homens, como outros que existem pelo Mundo inteiro, que salvam uma vida aqui e ali, mas que nunca serão os suficientes, nunca o serão para garantirmos um Mundo melhor, pois ainda existem milhões de pessoas que morrem anualmente, por responsabilidade de criminosos como o Kony.

E como acaba o documentário Kony 2012: “Nada é mais poderoso do que uma ideia cujo tempo é agora!”

A resposta ao título deste artigo e da conferência do Gustavo, não a sei dar. Mas sei que o desígnio do ser humano é ajudar e salvar o próximo! E assim se salva a ele também e se torna mais humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!