quarta-feira, 4 de abril de 2018

CCB, a vitória sobre os velhos do Restelo


Esta minha coluna de opinião não é para privilegiar, mas também não é para evitar a política, aliás, muitas , até toco na política. E neste caso é importante falar de política e de informação na era das redes sociais, em especial porque, no passado dia 21 de março, uma das obras mais emblemáticas da democracia fez 25 anos de existência. Essa obra é uma obra do então Primeiro-Ministro, Prof. Cavaco Silva, o Centro Cultural de Belém.

E escrevo sobre o CCB, porquê? É muito simples, este grande empreendimento foi construído para a Presidência de Portugal na União Europeia. Esta obra foi desenhada pelos arquitetos Manuel Salgado e Vittorio Gregotti, apesar da grande inovação e do prémio na altura conquistado, a verdade é que houve, então, uma chuva de críticas. Mas o Primeiro-Ministro teve a coragem de seguir em frente na sua ideia e aprovar um projeto, que hoje é pacífico. Onde ficou a polémica que então se levantou? O tempo tudo aclara.

A pedra colocada faz com que a sua volumetria se misture na paisagem, em diálogo com o Mosteiro dos Jerónimos.

Apesar de todas as críticas que foram formuladas, por jornalistas, especialistas e tantos outros, hoje esta obra é reconhecida como um espaço importante na área cultural, não só da cidade de Lisboa, mas de Portugal.

Este mérito é inteiramente de uma pessoa, essa pessoa é o Primeiro-Ministro da época, Cavaco Silva, que teve a coragem de enfrentar todos os críticos. Se fosse hoje, será que seria possível, após críticas e mais críticas, nas redes sociais, jornais e etc… Sinceramente não sei. A verdade é que os velhos do Restelo, hoje só podem estar rendidos a esta magnifica obra.

E, tal como Pessoa escreveu que se faltava cumprir Portugal, eis que falta um Primeiro-Ministro que faça concluir o restante do CCB, para cumprir-se o maior monumento da democracia portuguesa. Aqui sem dúvida que houve inovação!

Publicado Madeira Digital - Abril

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!