domingo, 29 de outubro de 2017

DOU TUDO!


Finalmente, finalmente temos um presidente de todos os portugueses, um que está com o Povo, não está acima, nem ao lado, é parte integrante do Povo. Foi para isto, que os nossos antepassados lutaram pela República contra quaisquer genes da monarquia.

Toda esta proximidade volta a revelar a importância de existir bons políticos como parte integrante do Povo. Se calhar, o Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo Sousa, merecesse que o nosso sistema político fosse o Presidencialismo, sem necessidades de burocracias e ministros que queriam era gozar férias. Mas não se recordam que existiram pessoas que, nos próximos anos, não terão férias, pois perderam tudo e outras perderam a sua vida, sem que possam ter qualquer dia de descanso a não ser o eterno.

As histórias são várias, mas estas recentes dos incêndios no centro e interior do país são verdadeiramente comoventes, uma dessas foi revelada pela revista Sábado. A senhora Maria da Conceição que, perdeu praticamente tudo com estes incêndios, pegou numas das únicas coisas que lhe tinha sobrado nos escombros da sua casa, uma garrafa de aguardente e uma caixa que tinha feito, e entregou ao Presidente Marcelo. Ele tentou recusar, mas esta insistiu em lágrimas, tal como mostrava as fotos da Lusa e o presidente reconfortava-a com um abraço bem forte e um beijo na sua cara de quem tudo perdera, mas não uma vida de esforço e agora terá que recomeçar. O Presidente, perante tamanha generosidade disse: “Quem precisava de receber tudo era ela e ela deu-me a mim aquilo que era do pouco que lhe restava, uma garrafa de aguardente com uma caixa que tinha feito, no meio de escombros.”, mas também o Professor Marcelo surpreendido garantiu à senhora Maria da Conceição que não ia beber a aguardente e sim guardá-la o resto da vida. Já a senhora que tudo perdeu, menos o seu grande coração e amor com grande demonstração disse ao Presidente: “O senhor é o Presidente do Amor, Deus o ajude e guarde.”

O exemplo da senhora Maria da Conceição é a demonstração clara do que são os portugueses.

Ao ler esta história, recordei-me de outra passada cá na Madeira, e contada por um dos protagonistas, espero não estar a cometer nenhuma inconfidência, pois esta é daquelas histórias que todos devem conhecer. Quando o Gonçalo Nuno era presidente da SPAD, deu uma entrevista à RTP-Madeira em que alertava para as dificuldades por que passava a SPAD, nomeadamente na alimentação dos animais e outros.

​No dia seguinte, quando ele estava a sair da SPAD, eis que se chega à entrada uma senhora, de origem humilde, não uma sem abrigo, mas quase, e a primeira sensação que o Gonçalo teve foi: “vou dar uma moeda à senhora…” e eis que ela diz-lhe: “ontem eu vi-o a falar na televisão, eu não tenho muito, mas trago este pacote de leite para dar aos animais, pois todos precisamos ajudar.” Esta história desta senhora anónima é a demonstração que aqueles que menos têm são capazes de dar o pouco que têm para ajudar os outros.

E tal como o Gonçalo disse e bem: “desconfia sempre de um homem de fato e gravata, pois vem pedir-te algo, já os outros não esperam nada e vão dar-te tudo o que têm.”

Como no texto em que Jesus se senta à porta do templo a ver os esmoler que vão deixando cair as suas dádivas na caixa do templo e repara que aquela que mais deu em proporção do que tinha era uma pobre viúva. - Em verdade vos digo, esta mulher ganhou mais graças no Céu com o pouco que deu, pois lhe fazia falta, ao passo que os outros, por mais que hajam dado, deram o que lhes sobrava! – sentenciou o Mestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!