domingo, 22 de janeiro de 2017

EU QUERO É PÃO E CIRCO!

Hoje escrevo sobre um problema que afeta uma data de pais, nomeadamente a falta de vontade das crianças quererem comer. Uma das coisas que me acontece é fazer de espelho quando se leva uma colherada à boca do bebé, o que já explico. É natural, o meu bebé faz um trinta e um para comer, mas é só em casa, porque na creche come maravilhosamente bem. Então enquanto eu faço o circo em casa e com animação audiovisual, com malabarismos e outras coisas todas, tento fazer com que ele abra a boca e coma. Mas, para isso, quando levanto a colher e essa colher faz de avião para aterrar no «aeroporto» que é a sua boca, eu abro a boca para ver se ele abre, ou então não sei porque faço isso. Apesar de resultar unicamente uma ou duas vezes, é verdade que eu abro sempre a boca. A questão aqui é que minha casa se transforma no Cirque Du Soleil. Muitas vezes me questiono como é que alguém tão pequeno tem uma personalidade tão forte a ponto de cerrar a boca, abanar a cabeça de forma a recusar terminantemente estas tentativas de manipulação da minha parte para o levar a engolir o que ele não quer. E nem vos falo das sirenes que parecem os seus gritos.

Logo a teoria dos romanos “pão e circo” para enganar o Povo, eu tenho dificuldade, o circo está presente, mas aquele pestinha, com todo o carinho, do miúdo só come se estiver na creche. Já dei comigo a pensar se será que tenho que trazer a educadora ou as auxiliares a casa para lhe dar as restantes refeições! Outrossim já fiz a experiência com outras pessoas a dar-lhe a comida e a tragédia é igual, então o que pode ser? Acredito que só há uma explicação, tem a ver com a questão social. Sim, apesar de não ser psicólogo, nem sociólogo, está mais que visto que a questão social é a principal caraterística. Ele, apesar de adorar o circo em casa, ao ver os outros bebés comerem como um adulto, faz-lhe comer também, não obstante ele é quem decide!

Às vezes, penso que todos nós não passamos de bebés, grandes, porque o nosso comportamento é igual. Gostamos da diversão criada pelos políticos, gostamos de todo o ambiente criado, mas ainda gostamos mais de ser enganados para comer as políticas pouco agradáveis. Mas se estivermos todos unidos comemos de forma mais fácil. A questão será: estaremos mesmos unidos? Ou estaremos à espera de chegar a casa para mostrar aos nossos pais que estamos revoltados e nem gostamos do que estamos a comer?

Será que a política do pão e circo, panem et circenses, tem os dias contados? A crer pelo meu querido bebé, sim!

Artigo publicado no JM-Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!