quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Manuel António Presidente, em nome do Futuro!

E na passada sexta-feira realizou-se o segundo debate entre os candidatos a presidente do PPD/PSD-Madeira. Este formato parece-me mais apropriado do que o anterior.
Neste momento, já se consegue fazer uma síntese das ideias e propostas dos candidatos e clarificar as suas diferenças. É certo que todos são candidatos cuja credibilidade política, face a certos nomes de que se fala para serem os candidatos da oposição, não se coloca em questão. A questão que aqui se coloca, todavia, é esta e é fulcral: qual destes candidatos pode ser o Presidente do Governo de que a Madeira precisa neste momento único, em que se prepara o início de um novo ciclo político?
Anoto que não esteve ali o sexto candidato, pelo menos presencialmente, o que não impede que estivesse ali representado por quem e a quem possa vir, eventual ou premeditadamente a outorgar o seu apoio. Em breve, o tempo confirmará ou infirmará o que se ouve ou julga saber.
Em relação às ideias e propostas, foi claro que, neste momento, precisamos de alguém que honre o passado, por um lado, e que, todavia, tenha uma atitude de iniciar um novo ciclo e proceder à renovação do que foi feito até agora, como os tempos que atravessamos impõem.
A questão da saúde foi um dos temas debatidos e, tal como o Dr. Manuel António afirmou, o tema de um novo hospital deverá unir a população.
Com a ponderação que a situação financeira implica, não tenho nenhuma dúvida de que o novo hospital será uma realidade, assim estejam criadas as condições necessárias.
Não chega afirmar que “temos de ter dinheiro” sem dizer como e quando, porque não é através de uma varinha de condão demagógica que se faz aparecer o dinheiro, sobretudo se não se quiser repetir erros do passado com consequências no futuro.
Já em relação ao desporto e ao financiamento do desporto, não chega dizer: “vamos estudar, vamos analisar” e se ficar pelo elogio fácil àqueles que suportam o desporto. Impõe-se a racionalização dos recursos humanos e financeiros, através de uma política responsável. Dizer que nada se fez, o que nem sequer é verdade nem é uma atitude digna do passado da governação social-democrata, é limitar-se a repetir a narrativa da Oposição e criar sérios embaraços ao futuro líder do PSD e ao partido, ou seja, dar trunfos de borla à Oposição.
Do debate, resultou uma clarificação que permite aos militantes sociais-democratas tirarem as suas conclusões.
Por um lado, que há quem queira que tudo fique na mesma, o que impede que se responda aos novos desafios.
Por outro, verifica-se que há quem se apresenta com a bandeira da renovação, mas sem soluções para nenhuma das questões que estão em cima da mesa, o que significaria uma governação que só iria contribuir para diminuir a qualidade de vida dos madeirenses. Não basta dizer que é tudo uma questão de dinheiro, sem pensar na questão humana e política.
Também é certo que houve quem ali tenha estado fisicamente, mas programaticamente pouco tenha contribuído para o debate que possa merecer um aqui comentário específico.
A verdade é que houve quem, felizmente, com respeito pela obra feita no passado, se mostrou capaz de inaugurar o futuro e lançar os fundamentos de um novo ciclo político. Eis a razão pela qual, no final do debate, me senti orgulhoso de apoiar o Dr. Manuel António Correia, porque ali mostrou as ideias da sua candidatura, mostrou-se um homem tranquilo e sereno, o que lhe vem da força das ideias e do seu programa, o que lhe permite, é esse o seu objetivo, unir o partido e servir a Região. Ele há democratas só em teoria, ou melhor, sem convicção, apenas com o intuito de ganhar o voto dos incautos. Mas os militantes sabem que a Democracia se faz com os militantes, com os cidadãos, com o povo madeirense, sendo dele e vivendo como ele e com ele.
Ao fim do segundo debate, tive a sensação de mais uma vitória das ideias do candidato que apoio. Atenção, porém, que a verdadeira vitória será no dia 19 de dezembro. Acredito que os militantes do PPD/PSD são pessoas inteligentes e entendem que o que então estará em jogo é o futuro da Madeira. Em nome do Futuro, temos uma opção – Manuel António Correia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!