segunda-feira, 30 de março de 2009

Que tal ser empreendedor?!


 Anónimo disse...

A quantidade de pesoas na MAdeira que possuem qualidades tecnicas elevadas, mas inflizmente nasceram pobres e forma para o continente formarem-se e estão no desemprego.

A culpa é do empresario Madeirense que não sabe que o seu melhor activo são os seus recursos humanos.

Vejam o exemplo da função publica, no caso das finanças, se não tivermos pesoas qualificadas nas finanças então teremos maior fraude eevasão fiscal, menos dinheiro a entrar nos cofres do Estado.

MAis exemplos? O meu caso, sou continental e pretendo ir para a Madeira,sou tecnicamente qualificado mas qual a empresa Madeirense que me oferece emprego?

Apesar de ser bastante qualificado na minha àrea.

28 Março, 2009 18:51

Anónimo Anónimo disse...

Boa Noite, sou licenciado em gestão, pós graduado em contabilidade e pós graduado em finanças.

Tenho uma vasta experiência numa empresa de nível nacional que emprega mais de três mil pessoas e desempenho funções nas áreas de fiscalidade e contabilidade.

Posso dizer que estou relativamente bem em termos monetários, mas não em termos pessoais isto porque não existe ninguém na Madeira que me ache qualificado ou com competências técnicas para contribuir para criar valor para as empresas Madeirenses, pois há um ano que procuro emprego na Madeira e nada. 

O que eu acho sobre isso? Eu perco, mas uma coisa eu tenho a certeza, quem mais perde são as empresas Madeirenses e isso eu tomo por garantido e não se trata de arrogância, trata-se de ganhar por dia, após o trabalho, cerca de 3 horas em estudo a aprofundar os meus conhecimentos.

Em suma, considero que a maioria das empresas Madeirenses considera que o que é importante é ter trabalhadores ocupados a desempenhar as tarefas que lhes são atribuídas independentemente das qualificações para o desempenho, só assim justifica-se esta medida de limitar para 20 os trabalhadores extra-comunitários que as empresas podem contratar.

29 Março, 2009 23:56

Estes Anónimos vieram deixar estes comentários no meu blogue. Eu não sou empresário nem nada parecido. Não o posso empregar em nada. Mas uma das coisas que aprendi e aprendo na minha vida académica é que devo criar o meu próprio emprego, isto é ser um empreendedor e saber encontrar algum carência no mercado e implementar aí.

Aos Anónimos, se são tão bons como dizem porque querem ir para a Madeira?! Não há razão nenhuma para ir para a Madeira. Se querem um conselho é criarem a vossa própria empresa, porque não criam de consultoria ou algo parecido?! Ainda por cima na área da gestão, tenho a certeza que irá perceber como implementar-se no mercado regional e será muito bem-vindo. Agora não venha com lamúrias e tretas, porque há madeirenses igualmente qualificados e que estão no continente a exercer a sua profissão, pois também não encontram um emprego na Madeira. Todavia, na minha opinião, continua ser uma falha no ensino português, porque em vez dos novos licenciados procurarem maneira de criar o seu negócio e serem empreendedores, não… Pensam: “onde é que arranjo emprego…” E isso está errado… Temos que seguir o conselho de Kennedy.

22 comentários:

  1. Ser empreendedor é diferente de ser aventureiro, ser empreendedor é diferente de ser irresponsável.
    Ao contrario do que se apregoa por ai, nomeadamente nas faculdades e nas Associações empresariais ser empreender mesmo com apoio do FSE, não é tão fácil como dize-lo, só para constituir sociedade e cumprir todas mas todas obrigações fiscais, laborais e de Higiene e Segurança no trabalho, tens um conjunto de custos enormes e como se sabe segundo o POC estes custos são amortizáveis mas já nas NIC e nas NCRF já não são amortizáveis sendo levado a resultados quando incorridos de acordo com o principio de especialização de exercícios, ou seja é muito fácil no primeiro ano de acordo com estas novas regras contabilísticas um pequeno projecto de investimento perder mais de metade do capital próprio, aposto que não ensinam isto nas faculdades e nas associações empresariais!!!
    Alem do mais ser empreendedor não é ignorar os riscos, o risco de crédito o risco de liquidez o risco da contraparte etc, mas acima de tudo ser empreendedor não é ir para a frente e levar consigo um conjunto de pessoas e não lhes assegurar protecção.
    Se é esse o teu conceito de empreendedor, então sou orgulhosamente não empreendedor!
    Quando se fala de cor, normalmente erra-se, meu caro.
    Terei muito gosto em apresentar mais detalhes acerca do empreendorismo.
    Uma observação- quando passeio pelo o Funchal verifico que mais de 75% dos estabelecimentos comerciais não cumpre com as suas obrigações laborais e de higiene e segurança no trabalho.
    Kennedy?? Queres que aborde a questão Americana?

    ResponderEliminar
  2. Baby_Boy

    Seguir o conselho de Kennedy mas com as devidas alterações regionalistas!Ajudar o país do Sócrates era coisa que não esperava de ti! LOL!

    ResponderEliminar
  3. "Aos Anónimos, se são tão bons como dizem porque querem ir para a Madeira?!"

    A Madeira não merece e não precisa de ter individuos tecnicamente capazes??

    ResponderEliminar
  4. “Agora não venha com lamúrias e tretas, porque há madeirenses igualmente qualificados e que estão no continente a exercer a sua profissão, pois também não encontram um emprego na Madeira.”

    Claro que há!!!!! E sabes porque?
    Lés o Expresso e o JN e saberás porque!!!
    Mas também sabes que existem alguns madeirenses que foram para o continente e queriam ficar no continente mas não arranjaram bons empregos e correram logo para a Madeira para a função pública.
    Não preciso alongar-me muito mais pois não?

    Uma observação, não eu não penso, que todo o Madeirense que vai para o continente estudar quer ficar por lá, na maioria dos casos quer regressar, mas também existe alguns casos que querem ficar por lá.

    Eu pessoalmente prefiro a Madeira ao Continente e sou Continental, em relação ao porque é que quero ir para ai, pensa!!!! não é preciso muito para saber o porque, pois não??

    ResponderEliminar
  5. E se o Anónimos começarem assinar com um nick ou algo parecido, pois não sei se são a mesma pessoa ou não.

    Ao 1.º Anónimo: São poucas as empresas que conseguem cumprir todas as normas, basta ir a qualquer lugar em Portugal e a maioria das empresas nem sabe que há normas a cumprir, com excepção para as fiscais. Ser empreendedor é conseguir trazer alguma "novidade" para o mercado, e existe muitos lugares para obter o capital de risco nomeadamente associações empresarias, se for jovem, o Governo tem apoios para jovens empresários e também existe os Business Angels (caso o seu negócio seja uma verdadeira inovação), é claro que precisa entrar com dinheiro. A vida é feita de riscos, agora se quer continuar no seu lugar e sem investir e sem arriscar... Olhe ninguém pode fazer nada por si. Quanto ao Kennedy o que me referi é à frase dele a dizer: "Não pergunte o que é a América pode fazer por si, mas o que é que pode fazer pela América." Substituia América pela Madeira e irá entender-me.

    amsf: Parece que foi o único que entendeu. Mas posso dizer que pode ser a Madeira do Jardim?! Loll

    2.º Anónimo: A Madeira precisa de pessoas tecnicamente capazes e merece, mas são em certas areas, porque há outras que estão completamente saturadas. Veja-se que as empresas madeirenses devem dar prioridade aos estudantes madeirenses e antes de tudo aos estudantes madeirenses na UMa, e como sabe existe Gestão na UMa. A Madeira neste momento precisa de pessoal na área da saúde, assistência social, psicologia e novas tecnologias. Apesar de quando alguém é verdadeiramente bom e tem provas dadas onde quer que seja, merece dar o seu contributo e ter a sua oportunidade, mas essas pessoas terão todas as oportunidades.

    3.º Anónimo: Eu não disse que não haviam madeirenses a querer ficar no continente e até há uns que querem ficar fora do país. Olhe eu não faço a menor ideia porque quer ficar na Madeira, mas pode ser por causa da família, por causa da namorada ou esposa, pode ser por gostar da ilha e querer ter mais qualidade de vida, pode ser por ter outra actividade na Madeira, pode ser por ter feito alguma "asneira" no continente e não conseguir trabalho lá, pode ser por centenas de razões. Por isso...

    Só para concluir, acho que falam com a pessoa errada, pois eu não vou conseguir nada. Deviam falar com o Sr. Carlos J. Pereira que é presidente de uma associação de economistas da Madeira e esse sim poderá ajudar em alguma coisa.

    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Caro BaBy_BoY_sWiM

    Em primeiro lugar não se trata nada pessoal
    Em segundo lugar eu adoro uma boa discução
    Em terceiro lugar é muito positivo agitar as coisas quando as coisas estão mal
    Em quarto é preciso fazer com que se altere mentalidades e é muito positivo criticar o que é criticável, apontar as imperfeições das soluções.
    É necessário empreendorismo, mas acima de tudo é necessário que existam condições para tal, não basta dizer ninguém cumpre a legislação por isso avancemos.
    Eu digo não à economia paralela, eu digo não à fraude e evasão fiscal.
    Quanto ao Kennedy, quem não conhece a sua frase? mas não era isso que me referia.

    Ah e não fiz nenhuma asneira no continente e não estou desempregado, e se estivesse nunca seria uma opção a MAdeira, porque toda a gente sabe que as grandes oportunidades de carreira estão em Lisboa ou no Porto e eu já estou numa dessas cidades......portanto a razão pela qual quero ir para a Madeira é ..........

    ResponderEliminar
  7. Anónimo: Concordo com os seus 4.ºs pontos.

    É necessário é criar legislação ou melhor "descriar" legislação que coloca obstáculos à criação de novas empresas ou então garantir maneira de ajudar PME e às novas empresas.

    Não faço ideia qual seja a razão pelo qual quer ir para a Madeira, mas deixe-me que diga estou curioso... Continuo a insistir na ideia de que a sua mais que tudo vive na Madeira... Não consigo descobrir outra razão!

    ResponderEliminar
  8. Vá lá .
    Desta vez estou de acordo contigo. No entantotambém acrescento o seguinte:- Não se deve querer emprego mas sim trabalhar. Eu antes de me formar , fui para uma área que nada tinha a ver com o curso tirado. Sujeitei-me a muitas coisas e...aventuras. Se vos disser que até na construção de vias de comunicação trabalhei, talvez não acredites. Ainda hoje em dia faço trabalhos modestos que são desprezados por especialistas da área. Não me venham com a treta da economia paralela, digam isso sim :- eu quero e posso trabalhar , ganhando menos e aprendendo mais. Aquele abraço João.

    ResponderEliminar
  9. Amigo João,

    Sem dúvida, haja vontade de trabalhar!

    ResponderEliminar
  10. Caro João,

    Se já foi trabalhador dependente, nunca sentiu que adoravam quando trabalhava mais horas, quando fazia horas extras e nunca lhe agradeciam e reconheciam o seu empenho, muito menos pagar horas extras!
    E não pensava, mas para que é que eu faço isto, eu crio valor e no fim nunca sou recompensado?
    Eu felizmente posso dizer que não, nesse sentido sou um privilegiado, mas isto é o que acontece na maioria dos casos.
    Este tipo de enriquecimento é legítimo é louvável???
    É este tipo de incentivo que se quer para criar maior empenho para o trabalho?
    Sim é possível,que exista uma pequena minoria e digo pequena pela a observação que faço, contudo sublinho que é uma percepção pessoal e uma amostra limitada, que de facto existem pessoas, normalmente as mais novas e com maior potencial, que aceitam estas regras, para enriquecer os seus conhecimentos, para complementar os seus conhecimentos teóricos, para depois procurarem algo melhor.
    Garanto que não existe nada pior para uma unidade económica a saída que colaboradores tecnicamente qualificados, porque quem se vai buscar quer seja recrutamento interno ou externo, não possui o mesmo desempenho a curto prazo
    Gosta-se de distinguir emprego de trabalho, eu pessoalmente não faço essa distinção, portanto trabalho ou emprego o sentido é igual, sei que muita gente o faz.
    E caro João, não aceito que muita gente para ter algum rendimento tenha que recorrer à evasão fiscal, para mim é um sinal que alguma coisa está mal.

    ResponderEliminar
  11. Caro João,

    Se já foi trabalhador dependente, nunca sentiu que adoravam quando trabalhava mais horas, quando fazia horas extras e nunca lhe agradeciam e reconheciam o seu empenho, muito menos pagar horas extras!
    E não pensava, mas para que é que eu faço isto, eu crio valor e no fim nunca sou recompensado?
    Eu felizmente posso dizer que não, nesse sentido sou um privilegiado, mas isto é o que acontece na maioria dos casos.
    Este tipo de enriquecimento é legítimo é louvável???
    É este tipo de incentivo que se quer para criar maior empenho para o trabalho?
    Sim é possível,que exista uma pequena minoria e digo pequena pela a observação que faço, contudo sublinho que é uma percepção pessoal e uma amostra limitada, que de facto existem pessoas, normalmente as mais novas e com maior potencial, que aceitam estas regras, para enriquecer os seus conhecimentos, para complementar os seus conhecimentos teóricos, para depois procurarem algo melhor.
    Garanto que não existe nada pior para uma unidade económica a saída que colaboradores tecnicamente qualificados, porque quem se vai buscar quer seja recrutamento interno ou externo, não possui o mesmo desempenho a curto prazo
    Gosta-se de distinguir emprego de trabalho, eu pessoalmente não faço essa distinção, portanto trabalho ou emprego o sentido é igual, sei que muita gente o faz.
    E caro João, não aceito que muita gente para ter algum rendimento tenha que recorrer à evasão fiscal, para mim é um sinal que alguma coisa está mal.

    ResponderEliminar
  12. Meu caro anónimo.
    Quando tiver necessidade de apertar os parafusos das dobradiças de uma de suas portas, vá a uma oficina de carpintaria, não faça você ou não peça a quem saiba fazer mesmo que tenha que lhe pagar algo pois a porta de certeza que vai cair. A fuga aos impostos não está relacionada com certas actividades,ditas paralelas mas sim por grandes fraudes tais como as de Vale e Azevedo, Paulo Teixeira Pinto, Jardim Gonçalves. Dirigentes de grandes clubes, banqueiros e afins, etc.etc.Os grandes profissionais do direito, das finanças, da justiça, sim são os grandes activistas da actividade paralela. Se você for cuidar dum pequeno jardim, para aumentar o seu rendimento, é actividade paralela? É fugir ao fisco? Tenha dó. Aproveite o seu tempo livre e, antes de estar no café, arranje um biscate, sempre recebe algum e, não tenha mêdo do fisco.

    ResponderEliminar
  13. O que se passa na Madeira é que só os que tem cartão do PPD, mesmo sem qualificações, são os que tem emprego garantido. O tecido empresarial da Madeira é uma anedota: São todos dependentes do governo regional e se viessem para aqui para Lisboa, faliam todinhos por falta de competências.

    O teu padrinho alberto joão andou a promover na economia madeirense a governo-dependência e a ignorância. Cada povo tem aquilo que merece... Tenho é pena dos meus amigos Madeirenses bem formados que andam aqui a dar o litro e a descontar impostos para Lisboa mandar 200 e tal ou 300 Milhões de euros do Orçamento de Estado todos os anos para os Madeirenses iletrados comerem.

    ResponderEliminar
  14. Madeirense com muito orgulho01 abril, 2009 16:03

    Òh Sr. "Cubano",

    "Madeirenses iletrados"?! Você deve estar a ver-se ao espelho! Já percorri Portugal continental quase de Norte e Sul e encontrei tanta burrice e atraso que até dão dó (quiçá não será você um desses, que vivem em aldeolas quase tribais sem água ou iluminação)! A Madeira hoje, em termos de competências do seu povo e de desenvolvimento, só fica atrás de Lisboa e Porto.
    Acho também piada à sua afirmação, que transcrevo: "Tenho é pena dos meus amigos Madeirenses bem formados que andam aqui a dar o litro e a descontar impostos para Lisboa mandar 200 e tal ou 300 Milhões de euros do Orçamento de Estado todos os anos para os Madeirenses..." E os meus impostos são para quê? Para vocês andarem a distribuir "consolas de jogos" (vulgos Magalhães) aos miúdos?!! Ouça, você tem é dor de cotovelo por vocês terem parado no tempo (e há-de piorar ainda mais, se Deus quiser).

    Tenho nojo de ser português! Tenho nojo de pertencer a um país liderado por vermes idiotas com ideias idiotas como você!

    ResponderEliminar
  15. Caro Madeirense com muito orgulho

    Suponho que não faz a mínima ideia que os seus impostos são colectados por um Serviço de Finanças regionalizado e que todos os cêntimos ficam na Madeira. Faz-me lembrar o velhotes que ainda pensam que a sua reforma provém do orçamento regional. As "consolas de jogos" que chegarem à Madeira serão pagas integralmente pelo orçamento nacional. E são estas pessoas que se supõem esclarecidas! Recebem c/ de 210 milhões anualmente do orçamento de Estado e ainda pensam que contribuem para o orçamento nacional!!!

    amsf

    ResponderEliminar
  16. Outro madeirense com orgulho02 abril, 2009 09:44

    Olha! O Sr. AMSF agora "assina" como "Cubano"!
    Já todos conhecíamos o seu vil ódio pela Madeira mas que eu saiba você não é nem nunca foi "Cubano"!

    ResponderEliminar
  17. Caros BaBy_BoY_sWiM

    Tenho nojo de madeirenses como você! Tenho nojo de pertencer a uma ilha liderada por vermes idiotas com ideias idiotas como você!

    Desapareça que não faz cá falta e pelo caminho leve os que defende consigo, trinta anos já chega, não ha paciência!!

    Povo ignorante!

    NA

    ResponderEliminar
  18. Renato Azevedo02 abril, 2009 19:53

    Caro NA!

    Eu sou madeirense com muito orgulho e, quanto ao nojo que você diz sentir pela Madeira e pelos "madeirenses idiotas" deixe que isso se resolve: Identifique-se e deixe que eu lhe resolva esse "pequeno problema". Repita à minha frente, se for Homem, isso que eu li aqui! Eu também não gosto de alguns continentais mas tenho respeito pelas pessoas, independentemente de onde elas sejam. Essa ofensa que acabou de fazer aos madeirenses em geral eu não tolero (por ser madeirense, e não só).

    Para que conste chamo-me Renato Azevedo, natural de Câmara de Lobos, e não lhe admito esse tipo de comentários. Estamos entendidos?

    ResponderEliminar
  19. Oh Renato,

    Não vale a pena... Eu só publico ofensas que são "identificadas" pelo blogger, caso contrário não publicava. Este publiquei... Mas pela quantidade de comentários que recebo xenofobos em relação à Madeira e madeirenses, é completamente nojento... Mas enfim...

    ResponderEliminar
  20. Boa noite, eu sou o primeiro anônimo, o primeiro a lançar este tema, em primeiro lugar queria expressar o meu descontentamento em relação a alguns comentários de alguns compatriotas independentemente de serem continentais ou insulares
    Assim mais uma vez reafirmo que sou continental e que se me derem a escolher entre viver na Madeira ou no Continente, eu escolheria a Madeira.
    Em todos os lugares deste pequeno Portugal existem pessoas competentes e menos competentes, se me perguntarem onde devem estar os mais qualificados? Aí terei de responder que devem estar, onde estão localizadas as sedes sociais das maiores empresas presentes no nosso Portugal, em Lisboa, porque é o centro político do País e algumas empresas nacionais, no Porto porque ainda reside alguma elite empresarial e acadêmica nessa cidade.
    Uma coisa é certa e eu que conheço quer a realidade no Continente quer a realidade na Madeira, considero frustrante esfolhear o Diário da Madeira e olhar para os classificados e comparar com os classificados do Expresso ou do Jornal de Noticias, mas se acham exagerado comparar a Madeira com Lisboa ou o Porto, falo-vos então de Aveiro ou Leiria que são comparáveis em termos de população com o Funchal e digo-vos, com muita honestidade que existe muita mais oferta e uma maior percepção de oportunidade nessas cidades do continente.
    Como já referi, eu fui o primeiro anônimo a desencadear este tema, estava nesse dia chateado e quis desabafar, mas continuo a manter a essência do que afirmei, diria hoje a mesma coisa mas de outra forma e depois entusiasmei-me com o debate, entusiasmei-me tanto que houve um dia que fiquei até ás 23 horas no trabalho sozinho,porque andei aqui a “brincar”...lol
    Eu acompanho a realidade Madeirense porque é aquela em que eu pretendo estar inserido, há coisas estranhas na realidade Madeirense aos meus olhos de continental, mas também aos olhos dos madeirenses que eu tenho contacto. Nem tudo é perfeito na Madeira, em nenhum lugar o é, como humano que sou, tenho falhas e limitações e se calhar só quero ver o que me interessa, se calhar passa-me ao lado uma noticia ou uma realidade de uma aldeia do interior que não tem eletricidade ou que a junta de freguesia é um pé-fabricado, ou que os miúdos dessa aldeia passam por mil e uma dificuldades para irem à escola e, se calhar estou mais atento que demora-se em transporte publico cerca de quatro horas de viajem entre o Funchal e Porto Moniz ou que se demora em transporte publico cerca de três horas para se ir ter ao Jardim do Mar, algo que são menos de 40km.
    É claro que pela a via rápida é mais rápido, mas tal como no continente, na Madeira nem todos são possuidores de viatura própria.
    Mais alguns comentários:
    Ao “Cubano” aconselho para um dia beber uma Brisa maracujá e comer uma fatia de bolo de mel, produtos regionais de muita qualidade e já agora aproveite e prove os doces típicos da Madeira que são produzidos não sei se é a pela Fabrica de Santo Antonio e se é fumador então aproveite o Bingo, eu cá gosto! acompanhado por uma coral.
    E quantas regiões do continente que não são capazes de gerar receitas suficientes para as suas despesas? O que vamos fazer? Vender essas regiões aos Espanhóis?Antes pobre e mal pago do que Espanhol...lol
    Lembra-se da promoção do Euro 2004? Lembra-se a quantidade de imagens que eram da Madeira e dos Açores?Quer a Madeira quer os Açores devem ser um motivo de orgulho, de Portugal ter tantas regiões tão diferentes e tão belas.
    Ao “Madeirense com muito orgulho” tem a certeza que percorreu Portugal continental quase de Norte a Sul???
    Será que o GPS não estava avariado e não estava em Espanha?? É que com essa discrição que faz do Continente eu só vejo que possa ter estado em Espanha.

    (ei pá que querem que eu faça não gosto de Espanhóis!!!!Então andou o Dom Afonso Henriques a dar pancadaria na Mãe e nos Espanhóis e agora tenho que ser politicamente correcto e falar bem dos Espanhóis??Nem pensar......lol)

    ResponderEliminar
  21. Caro baby_boy_swim

    O anónimo continental, irá satisfazer a tua curiosidade quando estiver empregado na Madeira, fica desde já o meu compromisso que uma das primeiras coisas que irei fazer é satisfazer a tua curiosidade.
    Mas para já o Anónimo Continental vai adiar por 5 meses o seu objectivo, pois o anónimo continental tem um novo desafio acadêmico no continente, para reforçar e aumentar as suas competências.
    Temos de estar sempre a actualizar e a reciclar conhecimentos o mercado é cada vez mais competitivo e exigente e eu também o sou.

    ResponderEliminar
  22. Ao penultimo anónimo,

    Não se demora 4 horas até ao Porto Moniz... Anda enganado nos autocarros... Desde que começou haver a "Madeira Nova"... Que deixou de haver esses problemas. Contudo posso-lhe mostrar e provar tal situação e não se esqueça que muito das estradas são feitas em terreno acidentado e etc...

    A Madeira como todos os lugares do Mundo tem as coisas boas e as coisas más... Mas de todos os lugares que conheço a Madeira é aquele que tem mais coisas positivas. E eu "vivo" na zona de Lisboa e Vale do Tejo, e já vivi na Republica da Irlanda... Por isso posso dizer que sei o que estou a falar...

    Ao último anónimo,
    Olhe que eu estou normalmente em Lisboa, fico à espera de um café para me explicar toda a situação...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!