sexta-feira, 20 de março de 2009

Ajude

Jovem de 15 anos precisa de ajuda
José Luís Afonso luta há cinco anos por uma cadeira de rodas para o filho
Há cinco anos que José Luís Afonso não baixa os braços. É uma luta para dar ao filho de 15 anos uma vida melhor. O rapaz nasceu com uma deficiência que o impede de andar. Nestas circunstâncias, uma cadeira de rodas fazia toda a diferença. 

José Afonso sabe que é assim, mas também sabe que jamais poderá tirar da terra que lhe dá sustento os 9.500 euros necessários. Os 9.500 euros que são o preço certo da cadeira de rodas que poderia dar ao filho uma autonomia que hoje não tem. Vai à escola porque tem ajuda de alguém que o leva e traz de volta a casa todos os dias. 

Dentro de portas, José Luís Afonso vive o drama de não poder ajudar. É apenas um agricultor e a vida não está fácil para ninguém. 9.500 euros é uma fortuna para quem tem na terra o único sustento. Uma coisa, contudo, garante: "não vai roubar" e mesmo pedir custa-lhe. Resta esperar que as entidades competentes o ajudem. Para isso, vai entregar brevemente na Segurança Social os papéis que lhe disseram ser necessário para aceder a alguns apoios. Depois, se mesmo isso não resultar, garante que vai falar "com quem sabe mais". 

Esta é uma das muitas histórias de vida que o projecto de jornalismo de proximidade, 'P'la Madeira Dentro', encontrou ontem nos Canhas.

Pelos microfones da TSF passaram os dramas e as potencialidades de uma freguesia que se queixa de desemprego, do fado da emigração e de uma agricultura pobre. A população reivindica ainda mais médicos no Centro de Saúde e o aumento da capacidade do lar de idosos. 

É a alguns destes problemas sociais, nomeadamente o desemprego e a ocupação dos idosos, que o Centro de Cultura e Recreio Pontassolense procura dar resposta.

Maria José Costa falou, a propósito, do Clube de Emprego, criado em 2003 numa parceira com o Instituto Regional de Emprego, e das duas empresas de inserção '+ Cidadão' e '+ Ambiente', que desenvolvem acções de formação para desempregados de longa duração.

Artur de Freitas Sousa; Raquel Gonçalves

in
Diário de Notícias da Madeira

Acho que se toda a gente se juntar é possível conseguir esse valor. Contacte o
Diário de Notícias para que seja possa fazer alguma coisa por este jovem! Contacte: internet@dnoticias.pt

4 comentários:

  1. Com facto, numa região aparentemente rica como a nossa, não deveria ser problema a solidariedade com estes casos. Não é o que acontece. Sobretudo para quem realmente pode ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Não posso crer numa coisa dessas.
    Então numa terra em quese gasta doinheiro a rodos em circunstâncias duvidosas,ainda não se arranjou uma cadeira de rodas para aliviar o sofrimento dessa família? Porquê te diriges ao Diário de Notícias que tanto repudias e, não te diriges ao Jornal da Madeira? Será que os serviços sociais da freguesia não teem olhos nemouvidos? Por aqui me fico, pois o filantropo do AJJ em vez de charutos não podia fumar mais barato e ajudar esse pobre pai?

    ResponderEliminar
  3. Oh João, existe problemas em todo o Mundo, até no local mais evoluído do Mundo e desenvolvido! Por isso...

    Quanto a essa do Diário, não percebi... Porque eu nunca disse mal do Diário de Notícias!

    ResponderEliminar
  4. Felizmente não foi necessário o Diário. Houve uma alma caridosa do "povo superior" que satisfez a vontade desse humilde senhor que tanto ansiava dar melhor qualidade de vida a seu filho. Bem haja.

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!