sábado, 3 de maio de 2008

Manifesto contra Acordo Ortográfico

Hoje em dia faz-se petições para tudo, eis outra petição, isto é manifesto contra o Acordo Ortográfico. Este acordo tem a particularidade de ser feito por várias figuras de revelo da sociedade portuguesa.
Eis parte do manifesto:


"O texto do chamado Acordo sofre de inúmeras imprecisões, erros e ambiguidades – não tem condições para servir de base a qualquer proposta normativa.
É inaceitável a supressão da acentuação, bem como das impropriamente chamadas consoantes “mudas” – muitas das quais se lêem ou têm valor etimológico indispensável à boa compreensão das palavras.
Não faz sentido o carácter facultativo que no texto do Acordo se prevê em numerosos casos, gerando-se a confusão.
Convém que se estudem regras claras para a integração das palavras de outras línguas dos PALOP, de Timor e de outras zonas do mundo onde se fala o Português, na grafia da língua portuguesa.
A transcrição de palavras de outras línguas e a sua eventual adaptação ao português devem fazer-se segundo as normas científicas internacionais (caso do árabe, por exemplo).

Recusamos deixar-nos enredar em jogos de interesses, que nada leva a crer de proveito para a língua portuguesa. Para o desenvolvimento civilizacional por que os nossos povos anseiam é imperativa a formação de ampla base cultural (e não apenas a erradicação do analfabetismo), solidamente assente na herança que nos coube e construída segundo as linhas mestras do pensamento científico e dos valores da cidadania.


Os signatários,
Ana Isabel Buescu
António Emiliano
António Lobo Xavier
Eduardo Lourenço
Helena Buescu
Jorge Morais Barbosa
José Pacheco Pereira
José da Silva Peneda
Laura Bulger
Luís Fagundes Duarte
Maria Alzira Seixo
Mário Cláudio
Miguel Veiga
Paulo Teixeira Pinto
Raul Miguel Rosado Fernandes
Vasco Graça Moura
Vítor Manuel Aguiar e Silva
Vitorino Barbosa de Magalhães Godinho
Zita Seabra"


Clique para assinar a petição:

3 comentários:

  1. Meu caro, sou contra o acordo ortográfico, mas sou a favor das boas "donzelas" que de lá vêm. Ponto final. Contra factos não existem argumentos. Pois, as mulheres madeirenses são umas pindéricas, que nem sabes trabalhar na cama, por outro lado, a mulher latina tem sangue quente. Ai, meu Deus, um HOMEM não é de ferro!

    ResponderEliminar
  2. Os ingleses nunca fizeram acordos com os estados unidos e como se sabe,as diferenças ortográficas são muitas. Espanha também nunca fez qualquer acordo com os países da América latina. Então porquê fazermos nós um acordo,quando se sabe que ele vai trazer prejuízos incalculáveis para o nosso País, tanto cultural como financeiramente ? ABAIXO O ACORDO!

    ResponderEliminar
  3. Os ingleses nunca fizeram acordos com os Est.Unidos e como se sabe as diferenças ortográficas são grandes. A Espanha também não fez com os países da América Latina. Então porque razão há-de Portugal assinar um acordo, quando se sabe que o nosso País irá ter enormes prejuízos tanto cultural como financeiramente. ABAIXO O ACORDO!

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!