segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

UMa lição demagoga...

Estive a fazer uma pesquisa, uma pequena análise a certos factos. Sabiam que a Associação de Estudantes da UMa nunca protestou contra propinas, sendo a Universidade com menor prestígio académico de Portugal, contudo os estudantes pagam o mesmo que os estudantes das melhores universidades do país?

A bandeira dessa mesma Associação é ter vetado uma votação, mas não impediu esse aumento. O presidente da mesma associação já lá está desde dia 15 Março 2006, devo alertar para o facto das Associações Estudantis terem eleições todos os anos, é um puro demagogo. Escreve com uma retórica excelente, será que é por isso que vence as eleições?!

Vejamos este seu texto num fórum/blogue da UMa… É muito engraçado referências que faz aos restantes países da Europa “é que o financiamento das famílias não deve ultrapassar os 25% para os países com alto rendimento per capita (p.15 relatório) estamos a atingir o valor máximo das propinas”. Esqueceu-se foi de escrever que países como a República da Irlanda isso só acontece em certos lugares, por exemplo na National University of Ireland, Galway os alunos não pagam propinas, porque é uma maneira de fixar as pessoas na cidade. Não seria uma maneira de trazer estudantes do continente, mais-valias para a Madeira?
Os 4.077 € são um valor um tanto ou quanto exagerado quando referir cursos como Psicologia, CCO e outros que a UMa tem, quando esses cursos só se paga o ordenado ao professor e pouco mais.

Gostaria de perguntar a esse mesmo excelentíssimo presidente dessa magnífica associação quanto é que recebe da UMa para Associação?

Questiono-me o principal objectivo da Associação é promover a sua imagem através de festas e acções de caridade?!

Porque sempre que vou ao site da Associação é só festas e depois ainda se gabam do mês do caloiro e outras festinhas… Mas a nível académico deixa tudo muito a desejar, não é verdade?!
Agrada-me ver a iniciativa do jornal académico “A UMa é nossa” quando tem mais publicidade que o próprio Diário da Cidade, esse jornal deve dar lucro!

Falta não esquecer a sua demagogia aquando um estudante agredi um agente da autoridade, dizer que tudo logo se vê… Até agora NADA… No mínimo proibido de trajar e participar em actividades académicas!

Sinceramente…

Eu vejo que esse senhor Luís Eduardo Nicolau tenta fazer o percurso de seus antecessores (por exemplo a deputada Sara André) quando para uma decisão interna pede para o Governo Regional indicar… (esqueci de guardar a notícia, se alguém encontrar coloque nos comentários)

Você persuade são os estudantes dessa instituição, dê lugar a quem quiser lutar por uma Universidade melhor… Deve ter o seu lugar no PSD já reservado… Como diria o reitor da UMa: "que usam a universidade como centro das suas políticas de protagonismo pessoal e de favores e golpes, como forma de atingir a progressão académica". "São estes que se dizendo, mais do que ninguém, preocupados com a instituição, ante os importantes desafios que esta depara, preferem não se comprometer, como que lavando as suas mãos e dando, muitas das vezes, cobertura ao que sabem conscientemente pôr em causa a sobrevivência da UMa" in Diário de Notícias.

Porque a UMa é mais desporto e festas – Lá nisso são bons! (Tinham que ser em alguma coisa) …

Futuramente quando se aproximar a altura das candidaturas ao Ensino Superior irei dar pelo menos 10 razões para NÃO se candidatar para a Universidade da Madeira!

Há que melhorar a imagem da Madeira a nível académico com uma Universidade a sério, que tal a dupla tutela?!

8 comentários:

  1. Falas-te em Psicologia. Obvio que não é um curso muito caro, mas também depende da aposta que é feita de universidade para universidade. No caso do ISPA, que vive da Psicologia, todo o dinheiro da mensalidade os alunos são aplicados. Quer em testes psicológicos que custam os olhos da cara (há testes que custam 200 a 300 contos, falando em moeda antiga!), na manutenção das salas, dos projectores, televisões, retroprojectores e computadores instalados em todas as salas, livros encomendados para a maior biblioteca de psicologia de Lisboa e quiçá do país, para as assinaturas das inúmeras revistas científicas online e versão papel…. Enfim...o resto vai para outras coisas que se sabe. Mas o ISPA é um bom exemplo de cooperativa privada.
    O curso até podem nem ser dos mais caros, mas como é óbvio o material também não é propriamente dado. Mas está tudo relacionado com o investimento que a universidade faz nesses cursos.

    Voltando ao caso da UMA. Acho um absurdo pagar-se a propina máxima! Bem que o meu irmão reclama! Uma coisa é pagar e ser “bem servido”. Outra é isso não acontecer e ficar a sensação de "roubo".

    ResponderEliminar
  2. Estou a falar do caso particular de Psicologia na UMa que não passam de aulas teóricas... E de trabalhos feitos pelos alunos e saí tudo do bolso deles... O que é pago são os professores, a impressão dos testes e a manutenção "natural" da instituição...

    Sem dúvida que é um roubo... É um assalto!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não percebo o que é que os estudantes da UMa vêem neste tal de Nicolau!
    A mim, parece-me um demagogo incoerente que ainda por cima apresenta aquele ridículo sotaque "mira". No meu tempo (pertenci às equipas do Eduardo (...) e da Natércia Gonçalves) fazia-se muito mais com muito menos.

    ResponderEliminar
  4. só uma pergunta de ex-universitário (há muitos, muitos anos): e a vida cultural e académica desta universidade? existe?

    nota: não vale contar com as bebedeiras das semanas académicas...

    ResponderEliminar
  5. Eu admiro muito este blogue mas não se podem dizer certas coisas que não são verdade.
    A tua pesquisa baby boy deveria ter ido mais alem daquela que fizeste.
    Os antecessores do Nicolau ao contrario do que pensas lutaram muito contra as propinas.
    O Jorge Carvalho o seu sucessor e a Sara André fizeram manifestações e esta ultima chegou mesmo a fechar a universidade a cadeado e vedando a entrada.Podes pesquisar nos diários antigos. Participei em varias RGas de todos eles, contra as propinas porque infelizmente estive varios anos na UMa.
    Posso garantir-te Que até á Clara Freitas, nunca nenhum presidente da AAUMa vendeu os estudantes e sempre lutaram por eles.Da proxima vez, basta fazeres uma pesquisa nos jornais desses anos e verás que muito foi dito e feito pelos estudantes, por essas pesoas que agora criticas.
    Fala com os antigos alunos desta universidade e eles irão dizer-te a verdade dos factos.

    ResponderEliminar
  6. ao primeiro anónimo! Há umas festas com patrocinios do Copa e outros bares tipo amazonia todos feitos com o presidente da Associação... Para quem será que rever-te as entradas?! É a pergunta que te deixo a reflectir...

    Segundo anónimo: Eu refiro-me a este presidente... Só fui buscar o exemplo da deputada Sara André para ver quais são os passos que este presidente quer seguir!

    ResponderEliminar
  7. Caro Baby SLim devo congratulá-lo pela sua frontalidade e coragem em criticar abertamente uma instituição que nem de universidade merece ser chamada!Haja realmente alguém com coragem de dar a cara e de criticar abertamente o que está mal!Infelizmente não poderei fazer o mesmo uma vez que já por vários vezes fui penalizado por seguir o seu exemplo...sendo que terei de me manifestar anonimamente mas gozando o meu direito de liberdade de expressão. Devo dizer que me repugna profundamente alunos da universidade da UMa, que em conversas off the record, queixam-se das condições precárias oferecidas pela UMa, quer ao nível dos recursos humanos, nomeadamente professores, quer ao nível dos recursos materiais, e que depois na hora H, quando têm oportunidade de se manisfestar não o fazem frente aos professores ou então limitam-se a ir para os blogues, que como sabem há professores que têm acesso aos mesmos, optando por prescendir do seu direito de aluno reivindicativo para adoptar o papel de aluno "graxista". Pior!nem perante factos apresentados por alunos de faculdades de renome do País, se dignam a pressionar e questionar os professores ou reitor, sobre as condições que esta "universidade" "oferece" (tendo em conta que pagámos o mesmo que nas outras faculdades ficando o serviço MUITO abaixo da qualidade que se pretende!). Agora eu choca-me uma coisa...já andei em vários blogs da UMa de vários cursos e há uma questão que ainda me anda a perturbar que é a seguinte: porque é que, e perante comentários aos cursos da UMa de pessoas de outras faculdades mais credíveis deste país e com termo de comparação, os alunos da UMa, ao invés de investigarem e reivindicarem aquilo a que realmente têm direito porque pagam e bem...continuam a duvidar e a "maltratar" quem lhes quer abrir os olhos???meus amigos...pior cego é aquele que não quer ver...pior ignorante é aquele que acha que sabe tudo e que não precisa da opinião de mais ninguém!!!ABRAM os olhos pelo bem das vossas vidas!!!não tenham dúvidas que as entidades empregadores, seja de que àrea de formação for, sabem da qualidade duvidosa da formação que a UMa vos "oferece", sendo que não hesitarão na hora de contratar pessoas, de colocá-los como 2ª opção ou última!Pensem nisto!!!Isto não é um ataque à UMa mas sim uma sensibilização para a consciencialização da urgência e necessidade de se mudar coisas!SE todos JUNTOS e UNIDOS lutarem, serão ouvidos!!!ACREDITEM!
    Assinado: Antigo aluno da UMa que já aí esteve e transferiu-se para uma faculdade do Porto, altura em que abriu os olhos para o ensino e formação degradante administrada na UMa de uma forma geral!

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo,

    Estou plenamente de acordo consigo!

    Eles no fundo sabem que a qualidade do ensino deles nada vale, mas insistem em dizer que é bom. Faz com que paguem quase 1000 €. Depois ficam admirados com o grau de dificuldade das outras universidades.

    É irónico...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!