sexta-feira, 27 de julho de 2007

Outdoors da CDU



Estes outdoors do PCP ou CDU são muito engraçados… 314 ricos + 53 600 pobres = 53 913 cidadãos… Sabe-se que a Madeira possui 245 011 pessoas, não é preciso ser muito inteligente para perceber que 191 098 pessoas não contam para as estatísticas… Então? Como é que ficamos? Logo 191 098 cidadãos não são pobres nem ricos… Estou certo?

Quanto ao outro outdoor os madeirenses são os mais pobres? Eu que vivo grande parte do tempo no distrito de Setúbal não é isso que vejo… Reparo numa Câmara Municipal de Almada e vê-se pessoas na rua a passar fome, a viver em condições miseráveis, em “favelas”, bairros lata e bairros sociais que mais parecem prisões… Ah! E é necessário ter em conta que o Alentejo que a maioria é dominado pelo PCP é das zonas mais pobres do país… Então os madeirenses são ou não os mais pobres?

Façam outro tipo de outdoors!

6 comentários:

  1. Sem sabermos o que significam os números ou quais os critérios utilizados na definição de pobre e rico, será difícil criticar, elogiar ou mesmo julgar a mensagem dos cartazes.

    Mas admitindo que estes são conhecidos, não deixa de ser triste que quase um 1/4 da população da região se insira na categoria de pobre (22% para ser mais preciso) a contrapor com os 0,12% que são inseridos na categoria de ricos....Isto para todos os efeitos demonstra grandes desigualdades sociais (até porque a classe intermédia deverá ser muito abrangente e de certeza nem todos estarão na classe média-alta), assim como as grandes disparidades na repartição de riqueza...

    No entanto, sem ter o critério usado pela CDU torna-se difícil efectuar algum juízo com toda a clareza...O site deles é um pouco confuso pois confunde famílias com pessoas individuais...

    P.S. O Alentejo já desde à uns valentes anos para cá que está a migrar de vermelho para rosa...

    ResponderEliminar
  2. Penso que a noção de classe média da CDU é demasiado lata. 191.000 madeirenses na classe média!?
    Uma família de 4 pessoas e com um rendimento anual de 20.000 euro é classe média da mesma forma que uma outra família com um rendimento de 100.000 euro!??????

    ResponderEliminar
  3. O cartaz está incoerente no meu ponto de vista!

    ResponderEliminar
  4. Existem vários critérios para medir a pobreza/riqueza e as desigualdades sociais.
    Quanto menos subjectivos forem, melhor, como é óbvio.
    Julgo que o critério que a CDU utiliza é o dos 60% do rendimento médio, isto é, quem recebe menos de 60% do rendimento médio é pobre.
    Quanto ao critério dos ricos, não faço a mais pálida ideia qual seja.

    Exite um indicador, que se não me engano é denominado de S20 que compara os rendimentos dos 20% mais pobres e dos 20% mais ricos.
    Na Madeira essa relação é de cerca de 13 enquanto que no país em geral é de 8 e nos países mais desenvolvidos é de cerca de 4.

    Esse indicador indica que as desigualdades sociais na Madeira são muito acentuadas.

    ResponderEliminar
  5. É só especulação!!
    Muito cuidado ao mentir sobre assuntos que não se conhece!!! Graças a muitos, a Madeira é uma das regiões Europeias com maior equilíbrio de rendimentos! Fonte?
    Eurostat. Aí é que tudo conta e qual indice de 13 na Madeira para 4 na Europa??
    É preciso saber do que se fala!!

    ResponderEliminar
  6. Onde arranjou a CDU estes números de ricos e pobres?

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!