segunda-feira, 9 de julho de 2007

Fim do contingente da Madeira!


Hoje reparo numa notícia do Jornal da Madeira que me deixa verdadeiramente preocupado… Querem acabar com o contingente da Madeira para acesso ao Ensino Superior?

Analisemos o ranking das escolas… Ah! As escolas da Madeira estão na cauda do país…

Como digo as escolas são más e não os alunos, porque por exemplo eu e outros madeirenses usufruímos do contingente e não vejo sermos ultrapassados pelos estudantes do continente que tiveram média 20 ou 19 de acesso ao Ensino Superior…

Esclarecimento: o contingente serve para haver um concurso de acesso ao ensino superior justo, já que entram os melhores alunos madeirenses, por exemplo no curso de Direito o último classificado do contingente geral poderá ser 10, e o último classificado no contingente da Madeira poderá ser 12… Por isso é só uma questão de justiça à nossa insularidade…

Todavia voltando ao problema, se os alunos não são os piores, mas tem piores classificações no ensino secundário quer dizer que não são dadas as mesmas condições aos alunos madeirenses que aos alunos que estudam no continente…

O que está mal?Ah! Os professores continentais que vêem a Madeira como a última oportunidade de ficarem colocados, e não tem vontade de dar aulas e querem é estar no continente de férias ou de baixa… E quem se lixa são os alunos madeirenses… Este é um de entre os imensos motivos que existem...

Logo acabemos com uma percentagem de acesso ao Ensino Superior que faz com que haja justiça a todos os estudantes madeirenses? Para que todos os portugueses tenham igualdade de oportunidade de entrada na Universidade, para que isso exista, em todo o país, terá que haver condições semelhantes ou parecidas para todos os alunos e não aquelas enormes diferenças que se verifica entre as ilhas, litoral e interior continental…

Nota: Eu até sou a favor da criação de um contingente do Interior de Portugal continental, porque acho que todos merecem igualdade de oportunidades!

É estranho verificar esta medida, porque o Partido Socialista boceja que os madeirenses precisam de mais formação, para abrirem os olhos e não votarem no PAPÃO que é o Dr. Alberto João Jardim, todavia quer acabar com os madeirenses formados! É só mais um motivo para acreditarmos em alguém que nos defende...

Tendo em conta isto, é necessário notar que precisamos mais professores, mais médicos, mais educadores seniores e infantis, mais engenheiros, isto é precisamos de cursos a sério… Não precisamos de pseudo-licenciaturas da UMa, daqueles cursos que não interessam a ninguém, no entanto são ministrados na UMa, por isso a preferência regional da UMa podem vender aos continentais…

Logo que tenha tempo escrevo a minha opinião acerca da vergonha que é a UMa…

Todavia acabar o contingente da Madeira é prejudicar a Madeira, é prejudicar os madeirenses!

Tenho a certeza que o Governo Regional irá fazer pressão para que isso não aconteça, todavia gostaria de verificar que os deputados do Partido Socialista também fizessem pressão para que isso não aconteça! Porque esses senhores foram eleitos pelos MADEIRENSES!


MADEIRA SEMPRE...

19 comentários:

  1. Ou seja, tirando tirando os 20 pentelhos q ficarem a tirar medicina na Universidade da Madeira, mais ninguém da Madeira entra em medicina no continente. Enfim é este o governo SOCIAL que Portugal merece.
    Votem António Costa para a câmara das alfaces murchas e depois queixem-se.
    Estes comunas só querem é lixar os madeirenses, não importa como nem a quem, lixam com o primeiro disparate que lhes vem a cabeça
    Viva a Madeira e morra este socialismo comunista e marxista!!!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que vão acabar com os contigentes. Não vejo o motivo de existirem. Não somos nenhuns aleijados.

    ResponderEliminar
  3. Baby Boy disse:

    "Esclarecimento: o contingente serve para haver um concurso de acesso ao ensino superior justo, já que entram os melhores alunos madeirenses, por exemplo no curso de Direito o último classificado do contingente geral poderá ser 10, e o último classificado no contingente da Madeira poderá ser 12… Por isso é só uma questão de justiça à nossa insularidade…"

    Acha que é mesmo assim? Sim desde que convirjam 2 situações que nunca acontecem: os madeirenses não esgotarem o seu contingente e as universidades de direito disponibilizarem tantos lugares que até os com consigam entrar. A essa afirmação chamasse demagogia!

    Usa muito a expressão "continente" e "continentais". Não acha que essas expressões são demasiado amplas para descrever situações com demasiadas especificidades. As generalizações são demagógicas.

    Criemos contingentes para todas as regiões ao ponto dos contigentes deixarem de fazer sentido. Há quem sugira também que se duplique o salário toda a gente sem perceber que a inflação faria com que esse salário valesse o mesmo que o anterior.

    Curiosamente as suas asneiras são escritas em letra pequenissima...tem vergonha.

    Como afirmou a LuisaNunes os Madeirenses não são aleijados!

    ResponderEliminar
  4. Oh Luisa não tem a ver com isso... Tem a ver que seja um contingente mais justo e uma maneira dos madeirenses e açoreanos entrarem no Ensino Superior! Já que existe contingentes especiais para várias situações, porque não para a Madeira?

    "Acha que é mesmo assim? Sim desde que convirjam 2 situações que nunca acontecem: os madeirenses não esgotarem o seu contingente e as universidades de direito disponibilizarem tantos lugares que até os com consigam entrar. A essa afirmação chamasse demagogia!" - É melhor que haja comida com fartura do que haja fome... ou como se diz na minha terra mais vale ficar do que faltar!... Mas caso não saiba o contingente da Madeira e restantes contingentes só existe na 1ª Fase de candidatura, e as vagas do contingente que não preenchem são em cursos que não interessam a ninguém...

    Eu não tenho vergonha daquilo que escrevo, simplesmente era off-topic (se é que assim posso chamar)...

    Os madeirenses não são aleijados, mas da mesma maneira que os aleijados não tem culpa de o serem, nós, madeirenses não temos culpa de não termos as mesmas condições na educação que no continente... Nomeadamente a situação dos professores...

    Eu no meu 12º ano tive um professor continental que raramente apareceu às aulas... Fabuloso... Sabendo que ia fazer um exame nacional no fim... Não acredito que isso aconteça em Lisboa ou outro distrito do litoral (excluído o Alentejo)...

    Os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. ...tendencialmente não concordo com o contigente das regiões insulares...

    No entanto, para combater algum laxismo que impera no ensino superior (e é verdade que ficou mais democrático o acesso a este, mas a qualidade do mesmo também baixou um pouco), julgo que a eliminação dos contigentes, seria das últimas medidas a efectuar...

    ...quanto à qualidade do ensino nas escolas secundários, tirando os dois grandes centros urbanos do país, a mesma deixa um pouco a desejar (isto numa análise global e não temática como é óbvio)...

    Isso sim, deveria ser o objecto de combate e deveria haver medidas para travar tal facto...

    ResponderEliminar
  6. Bem na realidade é uma grande perda para os interesses dos madeirenses. Pois não se trata de igualdade, nem de sermos aleijados… mas sim das desvantagens k a insularidade nos proporciona… a variedade em termos de cursos superiores k não dispomos na ilha… a juntar ás despesas económicas que acarretam aqueles que estudam no continente… é sem dúvida um tema interessante… mas infelizmente existem outras vontades vais fortes… fico por aqui…

    Saudações e parabéns pelo blog…

    Bruno (http://atlanticpearl.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Bruno!

    Adorei o seu comentário!

    Os melhores cumprimentos...

    ResponderEliminar
  8. Não conheço a pessoa q escreveu há pouco, woodworm (Bruno), de qualquer maneira queria dar-lhe os parabens pelo comentário. Acho que foi mais sensata e sucinta que por aqui passou para comentar esta alteração nos contingente.
    Um bem haja

    ResponderEliminar
  9. "é uma grande perda para os interesses dos madeirenses"

    A questão está ai mesmo nos "interesses dos madeirenses". Quem governa um país tem que pensar no bem comum e não nos "interesses" de uma região específica.

    "a variedade em termos de cursos superiores k não dispomos na ilha…"

    Pergunto eu, que país é que consegue proporcionar todos os cursos universitários a cada uma das suas regiões?!

    Pelo seu raciocínio vejo que não tem apenas barbatana de tubarão!

    ResponderEliminar
  10. Afinal o "Povo Superior" precisa de contingente? Que contradição...

    ResponderEliminar
  11. Não é contradição! No contingente a média pode ser superior... Tal como já expliquei é como se fosse um concurso interno... Só entre o "Povo Superior"! Deixe-me ironizar: Seria injusto para os de cá do rectangulo competir com o Povo Superior! ahahaha

    Os melhores cumprimentos!

    ResponderEliminar
  12. Woodworm disse...

    BPois não se trata de igualdade, nem de sermos aleijados… mas sim das desvantagens k a insularidade nos proporciona… a variedade em termos de cursos superiores k não dispomos na ilha… a juntar ás despesas económicas que acarretam aqueles que estudam no continente…




    E o pessoal do interior do país também não tem dificuldades. Há pessoas que nunca sairam da sua aldeia!! Esses não têm contingentes pois não? Para além que há piores condições em muitas escolas cá, comparando com as da Madeira. Bem sei que pagamos viagens de avião, mas tenho colegas que vivem em verdadeiros cús de juda, levam horas de transportes a chegar às suas aldeias...
    Já agora... os fulanos continentais que possam querer estudar na UMA também não têm contingentes nem ajudas...
    E nem me falem em gastos porque por mês devo gastar 1000 e tal euros contando todos os gastos...



    BaBy_BoY_sWiM disse...

    Oh Luisa não tem a ver com isso... Tem a ver que seja um contingente mais justo e uma maneira dos madeirenses e açoreanos entrarem no Ensino Superior! Já que existe contingentes especiais para várias situações, porque não para a Madeira?



    Já viste por acaso quais são os outros contingentes? É para os militares, deficientes e emigrantes. Esses até fazem lógica (pelo menos o dos deficientes porque os outros nem concordo). Continuo a dizer... mas somos alguns diminuidos mentais para termos este "benefício"? É que não cabe a ninguém isto. Este contingente só vem acentuar as diferenças entre os alunos ilhéus e os continentais. Alimenta ainda mais odiozinhos pessoais pelos alunos das ilhas. Quantos e quantos alunos não ficaram pelo caminho e viram entrar alunos com piores notas nos contingentes. Isso é que não é justo! Estamos a premiar o facilitismo e não o esforço!

    Não precisamos de contingentes para nada! Precisamos sim é de auxílios monetários coisa que o governo regional devia facultar. E faz falta em Lisboa, de uma casa da Madeira para os estudantes Madeirenses conviverem. Devia de existir um centro com cantina, biblioteca com recursos informáticos! Deviam diminuir os preços dos transportes. Isso sim são medidas validas. Os contingentes não!

    ResponderEliminar
  13. Eu até sou a favor que houvesse contingente para as regiões do interior....
    Mas expliquem-me o contingente da Madeira e Açores é 3,5 %.
    E para os PALOPS? alguém sabe? a resposta é: ilimitado, até nas faculdades privadas
    Afinal o que é mais injusto? um contingente limitado a percentagem populacional, pelo prejuízo da insularidade, e que com esforço passam as cadeiras? ou um para desportistas federados? (afinal ganham bem e são desportistas porque querem)ou o pior de todos um contingente para (os PALOPs) ilimitado para gente que paga por uns (nem vou qualificar, para não me chamarem racista) que só fizeram guerra conosco, mataram portugueses para terem uma independencia(se nem se sabem governar)? e cuja grande maioria dos beneficiados chumbam.
    Acabem primeiro com esse, e depois tratem das ilhas....Primeiro Portugal, depois Portugal, e depois os outros

    ResponderEliminar
  14. Em quanto, a casa da Madeira... concordo com o que foi dito, mas como o continente é para os PALOPs, o que se pode esperar? aliás é o caso da TAAG, não dão segurança aos passageiros e depois queixam-se das proibições.
    Ou então o caso da carta de condução do Mantorras. aconteceu o mesmo em angola, e o governo portugues cede às pressões africanas....afinal a lei não seria igual para todos?

    E quanto a questão das passagens aéreas para as ilhas é simplesmente mais um "roubo dos cubanos" assim como não vermos a RTP Madeira (por maior porcaria que seja, não é pior que a de africa, nem q a rtp2)assim como não mostrarem na integra os grandes espectaculos que acontecem na madeira: Carnaval, festa da flor, festival do atlantico, fim do ano....
    Afinal a "censura salazarista" continua nos nossos dias. Da madeira só se mostra o mau, como a infeliz agressão ao Bexiga ou o "atentado ao cortejo socialista" no último dia de camapanha para as eleições regionais.

    O pior da Madeira é mesmo a UMa, se tivesse todos os cursos necessarios para o desenvolvimento da nossa ilha, outro galo cantava!!!

    ResponderEliminar
  15. Concordo com muitas das coisas que foram ditas, nomeadamente uma criação da Casa da Madeira com vários recursos e etc...

    Mas o Governo Regional já ajuda os estudantes madeirenses com a bolsa do governo regional que há um ano deixou de ter aquele critério de curso preferencial... Isso já ajuda para os transportes e para outras coisas que um aluno madeirense...

    E como o anti-socialista eu sou a favor da criação de um contingente para interior de Portugal... Isso até poderia ser um incentivo para fixar jovens no interior de Portugal!

    Quantos as viagens mesmo para o "cu de Judas" as viagens de autocarro são no máximo 20 €... Apesar das horas tem a possibilidade de estar com a familia nem que seja uma vez por mês... Eu por exemplo já não vejo ninguém da minha familia há 5 meses... É a diferença do preço dos transportes... Eles indo lá 10 vezes é 1 vez eu ir à Madeira... Isso é uma desvantagem para nós insulares enquanto estudantes...

    E as Câmaras do interior de Portugal dão incentivos e pagam a alguns alunos também bolsa de estudo!... E as pessoas de interior que vem estudar tem sempre algum poder economico...

    Os melhores cumprimentos!

    ResponderEliminar
  16. falta:

    ...que um aluno madeirense necessite!

    ResponderEliminar
  17. BaBy_BoY_sWiM disse...

    Quantos as viagens mesmo para o "cu de Judas" as viagens de autocarro são no máximo 20 €... Apesar das horas tem a possibilidade de estar com a familia nem que seja uma vez por mês... Eu por exemplo já não vejo ninguém da minha familia há 5 meses... É a diferença do preço dos transportes... Eles indo lá 10 vezes é 1 vez eu ir à Madeira... Isso é uma desvantagem para nós insulares enquanto estudantes...


    Eu referi-me a isso no sentido de eles viverem num sitio pouco desenvolvido e bem pior que o nosso. Capixe? Sei bem o que é desembolsar 170 euros. E logo eu que vou várias vezes à Madeira por não aguentar com tantas saudades...
    Agora não é motivo para haver contingentes. Bom mesmo é que o Governo (sim esses) faça de tudo para baixarem os preços das viagens e darem outros auxílios. Sim, porque os existentes não são o suficiente.

    ResponderEliminar
  18. Olá!

    É muito polémica a discussão quanto à concessão do contigente aos estudantes oriundos dos Açores e da Madeira... Na qualidade de estudante, confesso que o contigente é "injusto" pois discrimina o acesso igualitário ao ensino superior a todos os estudantes de nacionalidade portuguesa, por exemplo,no caso de Medicina e Arquitectura muitos ilheús entram com notas inferiores em relação aos colegas continentais.
    Porém, na qualidade de madeirense,vejo o contingente com bons olhos porque possibilita a entrada a cursos "difíceis de entrar" a muitos madeirenses,incluindo amigos meus, se bem que "teoricamente" não faz sentido...

    É escusado dizer: se temos o contigente,uma autêntica benesse para açorianos e madeirenses,"calemos a boca" e "aproveitemos" ... hihi :S

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!