sábado, 19 de maio de 2007

Acabar os estudos neste país?!


Apesar de eu odiar os comunas e bloquistas devo dizer que a nova campanha do Bloco de Esquerda está bem conseguida. Através da campanha do Governo em incentivar as pessoas a continuar a estudar, o Bloco ironizou…

Eu, que neste momento, estou no Ensino Superior… Preocupa-me e muito o meu futuro… Será que terei emprego?! Será que irei exercer para o qual queimo as pestanas?!

Sinceramente… olho para todas as alterações efectuadas no Ensino Superior e vejo que tudo está igual… Qual Processo de Bolonha, qual quê? Tudo continua igual… Universidades que só querem ver os euros das propinas… Não se preocupam em diminuir o número de vagas em cursos que já estão super lotados, que nem para mendigo serve, ou que nem contribuí para melhorar o país… Todavia nos cursos que deviam aumentar as vagas, essas permanecem iguais. É com isto que o Governo se preocupa? Ter pessoas que terminam o Ensino Superior, com um canudo, mas a trabalhar num restaurante como empregado de mesa?

Portugal parece um país a brincar… Que apesar de termos tido uma revolução e libertado do Estado Novo, alguns dos seus princípios continuam: “Fado, Futebol e Fátima”…
Basta fazer uma pequena interpretação: Fado – todos os portugueses se lamentam e nada fazem para melhorar, não funcionamos como país, funcionamos como individualidades, queremos só melhorar a vida para nós… Futebol – temos um futebol que não encanta a ninguém, contudo todos brigam e ainda acreditam um clube que veste de encarnado e que tal como no tempo do António continua a ser beneficiado… Fátima – continuamos presos à religião que muitas vezes não nos deixa evoluir… Apesar de ser católico acho que há coisas que temos que separar, e essa é uma delas…

Somos um país sem ideias… Aqueles que todos hoje idolatram não passam de mais uns que copiam ideias de outros (o Gato Fedorento) … Afinal parece que também podemos gozar com eles, tal como eles o fazem… Aconselho-os a mudar o nome para Gato Plagiador…

Já que vivo num país de brincar, vou continuar a lutar pelos meus interesses, e a estudar para ter o canudo e um dia fazer aquilo que gosto, que é o que estou a estudar… E um dia voltar para minha ilha e tentar melhorar e evoluir a minha Madeira… E quero concluir a dizer que eu apesar de tudo, ainda acredito em Portugal!
MADEIRA SEMPRE...

5 comentários:

  1. O anúncio está muio fixe!

    Realmente, mesmo com o processo de Bolonha o panorama parece estar a ficar cada vez mais negro! Principalmente quando se estuda numa universidade de brincar, com sujeitos a brincar de serem professores e matérias que não lembram ao diabo (e só servem para nos tirar a sanidade mental.

    Se mesmo assim, arranjarmos um trabalhinho como o da Paula, brademos aos céus por não estarmos a ser sustentados pelos papás ou pelos conjugues!!!

    Culpados? Não é só o governo, mas também todos nós, que muitas vezes lavamos as mãos e mandamos a culpas para cima de quem é mais fácil culpar.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que as pessoas enchem-se de preconceitos para falar do que não sabem ou não querem saber.
    Ter uma formação superior é e sempre será uma vantagem. O BE ironiza e diz que a Paula tirou o curso e trabalha como empregada de bar, mas não diz que a Joana com o 9º ano ficou no desemprego, porque a Paula (mais qualificada) ficou com o emprego.
    O desemprego entre licenciados é muito inferior ao desemprego entre analfabetos, para não falar nos salários.
    A formação superior permite que uma pessoa se possa adaptar com pouca dificuldade a muito mais trabalhos e por isso estará sempre em vantagem relativamente a outros.

    Não percebo como é que partidos com responsabilidades como o PSD caem na demagogia de desincentivar todos os Portugueses a melhorar as suas qualificações.

    ResponderEliminar
  3. O Bolonha na minha universidade tornou o curso ainda mais exigente, e na minha perspectiva trouxe melhorias.
    Quanto aos Gato Fedorento, acho que isso é implicância tua, por um deles ser assumidamente de esquerda. Todos os cómicos vão buscar inspirações a outras coisas que já viram. Os Gato Fedorento têm muita coisa de Monty Python...mas qual é o mal disso? Não é divertido? Plágio...foi uma escolha infeliz....
    Em relação ao anuncio original que o BE decide parodiar....bem...o que eu acho é que se deve apostar numa formação de qualidade (e esta não tem que passar pelo ensino superior). Encaminhar os sujeitos para áreas com mais saídas profissionais e carências.

    ResponderEliminar
  4. "O BE ironiza e diz que a Paula tirou o curso e trabalha como empregada de bar, mas não diz que a Joana com o 9º ano ficou no desemprego, porque a Paula (mais qualificada) ficou com o emprego." - Não digo que não... Mas diz-me uma pessoa que tirar um curso profissional na escola hoteleira não terá vantagem em relação à Paula?!


    "Não percebo como é que partidos com responsabilidades como o PSD caem na demagogia de desincentivar todos os Portugueses a melhorar as suas qualificações." - Não vejo ninguém a desincentivar a formar-se... Vê alguém a fazer isso?!


    "Encaminhar os sujeitos para áreas com mais saídas profissionais e carências." - Plenamente de acordo!

    "Culpados? Não é só o governo, mas também todos nós, que muitas vezes lavamos as mãos e mandamos a culpas para cima de quem é mais fácil culpar." - A sociedade/cultura portuguesa é um pouco culpada disto tudo... Em Portugal parece que é necessário ser Engenheiro ou Doutor para ser alguma coisa... enfim...

    ResponderEliminar
  5. Só relativamente ao... plágio:

    Vê isto: http://www.youtube.com/watch?v=FSG9sNvM8EI

    E agora isto: http://www.youtube.com/watch?v=rhCM88LhoW0

    Isto é plágio?

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!