quarta-feira, 18 de abril de 2007

Hino de Câmara de Lobos




Não sei se já ouviram falar do hino de Câmara de Lobos... Contudo encontrei no fórum do Marítimo!

É fabuloso!

Com o Câmara de Lobos ninguém se mete...

VIVA AOS CHAVELHAS!

6 comentários:

  1. Chavelhas nada!!
    Chavelhas são os da zona piscatória... Câmara de Lobos é muito mais do que isso (se não era a nossa desgraça!!). O Estreito, por exemplo, é uma zona bonita, com gente simpática e hospitaleira, meninas bonitas e simpáticas como eu. Claro que estou a brincar... só eu é que sou simpática e bonita... o resto das estreiteiras não. (claro que estou brincar)

    Mas a melhor parte do hino é esparguete... para rimar com "ninguém se mete"! Lol, não tem nada a haver mas enfim... é mesmo à Câmara-lobense, hehe.

    Vê lá se não dizes mal da minha terra... porque 'connosco ninguém se mete'! Ainda levas uma malha! :P



    Amo-te baby_boy!

    ResponderEliminar
  2. Sou câmara-lobense e congratulo-me pelo meu concelho ter um hino, que há 2 minutos desconhecia...
    Agora o facto de exclamares "viva aos chavelhas", para mim, não constitui um insulto,ao contrário de algumas pessoas, já que "chavelha" significa uma embarcação piscatória de dimensões invulgares...sim...pequenas! Agora uma coisa... essas pessoas que atribuem esse substantivo aos habitantes da zona piscatória...hum...digamos que é muito pouco correcto,porque Câmara de Lobos compreende mais freguesias sem ser a sua própria sede,ou seja, os habitantes do Estreito de C.L. são também chavelhas. Lamento que essa pessoa seja de Câmara de Lobos.O facto é que, ao longo da história do meu concelho, que tinha fama de ser o pior, o mais pobre, o mais violento, o menos instruído, o mais degradado, o mais sujo, o mais promíscuo,etc.. pessoas, especialmente, funchalenses, aproveitavam desse substantivo para denegrir a integridade dos câmara-lobenses. É claro que, infelizmente, há os "meninos de rua",por acaso o DN fez uma reportagem sobre essa realidade,esta semana, facto que infelizmente mancha a nossa reputação. Mas,o facto é que, ao longo de 25 anos, o meu concelho deixou de ser o mais estereotipado pelos restantes madeirenses, fruto de um progresso notável, apesar de existirem problemas sociais nalgumas freguesias. E,agora, esses problemas também estenderam-se por toda a ilha. Chamar-me de chavelha, é um motivo de orgulho, de viver na terra da espetada, do vinho, do peixe-espada,da cereja,da fabulosa baía...ah já me esquecia...a terra da fabulosa poncha...


    Uma câmara-lobense de coração e alma

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca quis ofender ninguém com o "Chavelha", porque se tivesse nascido em Câmara de Lobos teria imenso orgulho de ser conhecido cá no meio dos meus amigos do continente como "o chavelha"...

    E eu adoro a cidade de Câmara de Lobos, como o Estreito, o Curral, a Quinta Grande, o Cabo Girão e restantes freguesias! Para mim a Madeira é um motivo de orgulho!

    E eu amo a poncha, a nikita, a espetada (no estreito) fascinante...

    Eheheh

    ResponderEliminar
  4. Baby_Boy…

    Antes de mais, queria clarificar que, pelo menos a mim, não ofendeste com o termo “chavelha”. E já agora, dar-te também os parabéns pela postagem do hino da minha terra, foi uma ideia gira!

    Oh menina Margarida… Acho que deixei bem claro que o meu comentário era uma brincadeira… Se não me orgulhasse da minha terra nem referia a minha naturalidade, dado que já lá não vivo há muito tempo, para alívio da menina, provavelmente (“Lamento que essa pessoa seja de Câmara de Lobos”). Se a minha presença no concelho corrompia o conceito de “chavelha”, não se preocupe… agora pertenço a outro, no qual, se calhar, segundo a menina, me enquadro melhor. Enfim… não sei.

    Quanto ao conceito de “chavelha”… garanto-lhe que estava convencida que “chavelha” era o habitante da zona piscatória de Câmara de Lobos, devido à origem da palavra, por si muito bem explicada. Mesmo assim, não fiquei muito convencida, hei-de pesquisar.

    Lisonjeada pela atenção.

    Saudações madeirenses

    Um beijo para ti Baby_Boy.

    PS-Quando se dirigirem à minha pessoa, não tenham medo de me tratar pelo nome. Se não for muito grande o incómodo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Não vim cá para alimentar polémicas, nem participar numa acesa troca de galhardetes. Vim, na qualidade de madeirense e câmara lobense rectificar algumas gaffes que a pessoa de Carmen Neves (repara que utilizei o substantivo de pessoa, porque se estivesses a falar a sério, sentir-me-ia melhor...pelos vistos admites que não passa de uma brincadeirinha...hum...que para mim não me pareceu…) impingiu ao comentar este post alusivo ao Hino. Não me vou perder mais tempo com trivialidades com a origem da palavra chavelha, porque de facto é um termo que se estende aos habitantes fabulosos do concelho de Câmara de Lobos,quer que queiram ou não... A não ser que esteja enganada, mas tenho a certeza absoluta do que acabei de dizer.

    Baby Boy, é verdade que se os continentais me tratassem por “chavelha”, eu ficava sensibilizada…mas muitos deles nem conhecem a Madeira e nem fazem ideia de quão bela e graciosa é a nossa ilha, quanto mais conhecem esse nome e o meu concelho :( …
    Curiosamente, os Açorianos mostram mais curiosidade em conhecer a nossa ilha, ainda mais conheço uma que é fã do Dr. AJ Jardim.



    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  6. Cara amiga Margarida,

    Estive a fazer uma pesquisa e de verdade todas as pessoas do concelho são chavelhas, todavia os próprios habitantes do centro de Câmara de Lobos não consideram os do Estreito "chavelhas" acho que tem a ver com uma questão de rivalidade!

    Quanto aos açoreanos terem curiosidade, é tudo um pouco relativo... Acho que todos tem...

    E muitos podem dizer mal e ironizar com a figura Dr. Alberto João Jardim, todavia todos gostariam de ter um governante como ele! (estou a ser pouco imparcial!) ehehe

    Os melhores cumprimentos!

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!