quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Connemara V - Pelos vales

Ainda pelos caminhos de Connemara… Já devem estar fartos de eu escreve acerca de Connemara… (só falta mais dois posts além deste) …
Aqui está a foto de uma casa de um “caseiro”, reparem que não há janelas só uma porta a carta teria que ser muito humilde, porque não poderiam apresentar sinais de riqueza ao senhor feudal… E a pessoa só poderia possuir uma mesa cadeiras e uma cama…
É verdade… As casas tradicionais aqui na Irlanda são como as casas tradicionais madeirenses tem o “telhado de palha”, isto é de colmo. O que é interessante…Quem será que foi o primeiro a fazer?! Não consegui descobrir…
Outra coisa interessante é as paredes que separa os terrenos são feitos com paredes de pedra que não necessitam de cimento, contudo tem uma técnica muito precisa para colocar e necessita deixar uns espaços pelo meio para que possa passar o vento… Acho que é algo como acontecia na Madeira com os poios, não é verdade?!

3 comentários:

  1. Certamente que os antepassados dos irlandeses foram pioneioros na utilização do "colmo" na coberura de casas.

    As paredes dos poios madeirenses têm por função segurar os terrenos e transformar terrenos inclinados em terrenos compostos por sucalcos. As paredes de pedra emparelhada da Irlanda tinham somente por função definir os limites das propriedades e impossibilitar que o gado envadisse a propriedade dos vizinhos.

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!