domingo, 7 de abril de 2019

Mais inovação na Europa?


No mês passado começou a ser discutido o novo programa para o financiamento da inovação na União Europeia, neste caso será o Horizonte Europa, sucedendo ao Horizonte 2020.

Este novo programa será aplicado durante 7 anos, entre 2021 e 2027 e será o mais alto de sempre, isto é, 120 mil milhões de euros.

A verdade é que a UE deseja criar gigantes da inovação, pois quando se fala em Samsung, Apples, Googles, Alibabas e Amazons, nenhuma destas está na Europa, mas sim noutros continentes. Daí que a União procure e incentive a inovação. A ideia começou com a constatação de um paradoxo: se os países da União são tão fortes na área científica, qual a razão para produzir tão pouca inovação?

Essa questão, os políticos europeus ainda não encontraram uma resposta, mas procuram com o novo financiamento melhorar a forma como encorajar a inovação. Apesar da ausência da resposta, existem mais medidas a serem implementadas, nomeadamente a simbiose entre a ciência e as empresas de alto nível, isto quer dizer que não será só através do apoio a startups, porque a chave do sucesso é a cooperação com grandes empresas para que possa dar escala.

A comissão europeia reconhece que algumas startups irão falhar, mas esperam conseguir superar-se. Também há interesse em existir ligação entre o setor público e o setor privado, associará investigadores com empresários e finalmente será aberto aos melhores de cada país e assim ligará empreendedores de todo o continente, até a Europa atingir uma escala mundial em relação à inovação.

Assim, também a prioridade da comissão europeia será garantir que os países com baixos desempenhos nas áreas de investigação e inovação possam participar mais.

O comissário Carlos Moedas acredita que estas medidas poderão vir a criar uma Liga dos Campeões para os empreendedores europeus e assim criar uma dimensão às empresas, que por sua vez criaram emprego e prosperidade para os Europeus.

Logo, a criação outputs científicos deverá traduzir-se em mais inovação e mais e melhor empreendedorismo na Europa.

Madeira Digital - Abril

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!