segunda-feira, 4 de setembro de 2017

2 em 1: o melhor de cada um é pessoal e intransmissível


Como pode ser o nosso cartão de visita, a nossa carta de apresentação, o nosso currículo, a célebre pergunta do homem de negócios: já lhe dei o meu cartão de apresentação? Muitos de nós tendemos a esconder todos os fracassos. Será que isso fará sentido? A verdade é que a experiência que adquirimos ao longo do trajeto é fundamental para, no futuro, sabermos que erros cometemos para que os não voltemos a cometer. A verdade é que o “bom combate” é fundamental. É claro que superamos sempre algumas adversidades, mas isso pode não ser o suficiente. É importante que, da próxima vez, consigamos a vitória e alcancemos o triunfo sobre obstáculos, previsíveis e imprevisíveis. O sucesso é fundamental para a realização de qualquer aprendizagem, mesmo que seja de não em não até à vitória final. Como acontece com os ingleses, perdem todas as batalhas, mas, no final, ganham a guerra. Ou como acontece com os israelitas e portugueses: não podem perder uma que seja, senão, perdem a independência! Já os castelhanos, podiam perder várias, porque não tinham nada a perder, tinham era algo a ganhar, o território português.

Numa das muitas estórias que se encontra na internet, já a do “abutre e o pavão”. Resumidamente esta é uma fábula em que um abutre, ao vir de uma corrente qualquer de ar quente. poisa perto de um pavão. E eis que o pavão com a sua cauda deslumbrante diz:

- Sou a ave mais bonita do mundo, as minhas penas coloridas – e lamenta-se: – Contudo, nem posso voar. Feliz és tu, abutre, que és livre para voar onde o vento te leva.

Assim de chofre, o abutre não entendeu se se tratava de uma provocação, mas, passado algum tempo de reflexão, eis que o abutre respondeu também com os seus dilemas:

- Sou uma ave muito triste, pois sou a mais feia do mundo e ainda tenho que voar para ser vista por todos, quem me dera ser como tu, belo pavão! Eis senão quando, ambos têm uma brilhante ideia: atingir a condição de ave perfeita, isto é, promover o seu acasalamento para atingir a síntese entre o melhor do abutre e o melhor do pavão.

E assim foi! No dia do parto, todo o reino animal estava esperançoso na chegada desta nova ave, eis que a cegonha branca com a fralda no bico, traz a nova ave. Ao abrir-se a fralda, eis que o bebé choca todos os presentes. Veio um peru, era feio, e era desprovido da dádiva de voar. Como todos estes contos há uma lição a retirar: se algo está mau para nós, não se pode procurar o caminho mais fácil, pois assim só piora. O insucesso e as dificuldades fazem parte do percurso até atingir o sucesso, mas, como é óbvio, o sucesso é fundamental para qualquer um de nós, seja na educação, profissional e familiarmente.

Publicado na Revista Madeira Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!