sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O fracasso como alavanca para o sucesso


As crises são sempre uma oportunidade para criar algo maior, mas será que isso está a acontecer em Portugal? Todos os movimentos disruptivos na sociedade pretendem que exista algo melhor, mas será isso mesmo que se passa neste momento?

Eu gosto de ler diversos artigos do Linkedin, traz imensos conselhos, imensas dicas, seja sobre emprego, sobre empreendedorismo, mas, acima de tudo, mostra-nos exemplos de como se pode ter um fracasso e fazer disso uma alavanca para o sucesso. Ou como diz a máxima, não interessa quantas vezes cais, mas quantas vezes te voltas a erguer. Um dos artigos que li recentemente foi de Rony Meisler sobre “Se o conselho é bom - o exemplo arrasta”, Rony é um brasileiro CEO do Grupo Reserva e Presidente Capitalismo Consciente Brasileiro. Nesse artigo, Meisler fala do seu exemplo e indica várias dicas, e eu destaco uma delas: “45’ do segundo tempo” em que transcrevo: “Tudo que nasce pronto, nasce tarde. Acho uma besteira essa coisa de esperar que tudo esteja perfeito e alinhado para começar, algo: a gente se lança no empreendedorismo cheio de dúvidas mesmo – e isso, mais uma vez, está ligado àquela curiosidade. Faça, ainda que tenha mil perguntas em aberto: os grandes aprendizados vêm dos pontos de interrogação.” Outro ponto que me chamou atenção foi o título que me fez lembrar o proverbio alemão:

“Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia!”, por isso é que o Rony Meisler escreveu vários livros e vende-os, como muitos empreendedores de sucesso ou alguns teóricos. Eu, sinceramente, gostaria de comprar um livro de insucessos. Todos aqueles que falharam e ficaram no anonimato, sem nunca conseguirem saltar para o estrelado das luzes do sucesso.

Todos aqueles que têm um conselho para dar, será que já aplicaram esse mesmo conselho? Eu tento inspirar-me, diariamente, em exemplos, mas não só os de sucesso, como também nos insucessos. Veja-se o exemplo do McDonalds, podíamos inspirar-nos, unicamente, em Ray Kroc, pois viu o potencial de um pequeno restaurante de Dick e Mac McDonald. A verdade é que, após diversas circunstâncias, Dick e Mac McDonald acabaram por fracassar e perder toda a sua ideia. Apesar do mérito e trabalho de Ray Kroc, será que o exemplo não é de quem inventou? É possível que não. Mas aqui podemos ver casos de sucesso e insucesso. Por muitos conselhos que o Dick e o Mac pudessem ter tido na altura, nenhum foi suficiente, faltou um exemplo.

Quantos insucessos conhecemos? São os fracassos e os insucessos os exemplos para o nosso sucesso. A verdade é que, por muitos insucessos que conheçamos, muitas vezes, temos de ter alguns insucessos para perceber como é a vitória. A derrota é importante para entendermos o sabor da vitória! E, sobretudo, nos levantarmos e pormo-nos, de novo, a caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!