domingo, 5 de fevereiro de 2017

Revitalizar o empreendedorismo


Este mês não há como fugir, e há que falar de Donald Trump, isto é, das suas políticas e nomeações. Destaco a de Linda Edwards-McMahon, fundadora daquele grande espetáculo que é o World Wrestling Entertainment Inc., mais conhecido como WWE, aquele desporto ou show que vemos semanalmente entrar pelas nossas televisões.

Linda McMahon foi nomeada pelo Presidente dos EUA para liderar o “Small Business Administration”, quase uma Ministra de Economia para as pequenas empresas, isto se fosse em Portugal. Uma das frases li, aquando da audiência no Senado da McMahon, foi: “Even entrepreneurs with the best ideas sometimes need a little wind beneath their wings.”, sem dúvida, qualquer boa ideia não consegue “voar” ou até levantar voo se não houver vento.

A nomeação de Linda mostra diversos pontos, nesta nova administração, que tem a ver com igualdade de género, e demonstra que qualquer um nos EUA deverá acreditar nas suas potencialidades. McMahon além de fundadora da WWE, foi também quem fundou uma empresa que promovia a liderança feminina, a Women’s Leadership LIVE, aqui demonstra um claro conhecimento do mundo empresarial, mas também que acredita que as mulheres podem liderar não só um pequeno negócio, mas também um grande negócio.

Acredita-se que McMahon será capaz de conseguir capitalizar mais energia, mas também mais apoios que os seus antecessores que normalmente estavam do lado dos derrotados. Ela tem experiência e os conhecimentos necessários para ajudar os pequenos empresários e ela destacou a sua experiência, quando ela e o marido fizeram um mau investimento e tiveram que declarar falência, ela afirmou que o importante não é como se cai, mas como se levanta é o que importa, basta verificar que ela voltou a ficar novamente multimilionária.

Confesso que muitas vezes é difícil acreditar nas pessoas, mais difícil ainda acreditar em políticos, mas, num cargo como este, é necessário ter coragem de fazer frente e, como disse a McMahon, é ser o advogado de defesa dos pequenos empresário, mas não só, também alguém que saiba como crescer estas empresas. Um dos grandes objetivos deste gabinete é fazer com que as pequenas empresas continuem a ter 23% dos contratos com o governo, isto foi cerca de 400 bilhões de dólares e que 5% sejam empresas de mulheres. Esta nomeação pode ser o combustível que falta para voltar a fazer com que os EUA voltem a liderar a lista de países mais empreendedores do Mundo, mas também um exemplo para o resto do Mundo a nível de acreditar que é possível fazer crescer. Estas medidas de um Estado tão liberal como os EUA, mas que valoriza as suas pequenas empresas e startups, demonstra uma clara valorização e políticas que deviam ser possíveis adotar. Por exemplo, já pensaram se os nosso governos e autarquias pudessem que, pelo menos, 1/3 não só de fornecedores, mas de gastos fossem com pequenas empresas dos seus locais de origem? Acredito que a nossa economia poderia crescer, porque são estas as empresas que criam cerca de metade dos trabalhadores do privado.

Será que McMahon fará um “the tombstone” (um golpe do lutador Undertaker da empresa que dirigiu a McMahon) contra a estagnação da economia e assim ser uma inspiração para o Mundo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!