quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Manuel António Correira apresenta solução para reduzir o risco de incêndio na floresta medida pioneira em Portugal


"Até meados do próximo ano a Madeira vai ser a primeira Região do País a usar uma só unidade para a incineração de resíduos sólidos urbanos indiferenciados com biomassa florestal. A Estação da Meia Serra passa a acolher e processar não apenas os resíduos urbanos mas também materiais provenientes da floresta e da desmatação de terrenos. Desse processo, resultará um aumento da capacidade de produção de energia eléctrica.
A medida é anunciada pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, que dá sequência a este processo com o lançamento imediato de um concurso público para aquisição de equipamentos para a Estação da Meia Serra que permitam o tratamento de ramagens e folhagens de árvores, matos e até toros com diâmetro até 50 centímetros para transformação em energia eléctrica.
Manuel António Correia enumera várias vantagens desta decisão. O secretário regional acredita que em termos ambientais “esta solução é decisiva” porque “assegura um destino final adequado para os resíduos florestais”. O governante acrescenta que “esta medida promove e incentiva a limpeza da floresta e de terrenos baldios”, acção que “reduz os riscos de incêndio, com base numa solução técnica sustentável de eliminação e de valorização de resíduos”. Esta solução, adianta Manuel António Correia, “reforça o sistema electroprodutor da Região e o tecido empresarial regional, criando uma economia em volta da matéria-prima florestal ou da floresta”.
Além das questões ambientais e económicas, o secretário do Ambiente e Recursos Naturais destaca a questão operacional que esta medida inclui, uma vez que vai rentabilizar uma infra-estrutura que já existe agora com uma outra valência. Para Manuel António, essa é uma “solução eficiente de baixo custo” por usar a instalações da Meia Serra “cuja capacidade instalada ao nível da produção de energia eléctrica é hoje excedentária relativamente à capacidade utilizada”.
O secretário sublinha que este “investimento fará da Estação da Meia Serra um caso pioneiro ao nível da solução combinada de incineração de resíduos urbanos indiferenciados com biomassa florestal, dado que as já existentes no país só se dedicam a uma outra das vertentes”. A aquisição dos equipamentos necessários para o processamento de resíduos florestais será feita com recurso a comparticipação de fundos da União Europeia através do programa INTERVIR+."

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!