terça-feira, 29 de outubro de 2013

Empreendedor por natureza

"Aos 27 anos, o madeirense Eduardo Freitas assume sem vergonha que o seu objectivo de vida é "mudar o mundo", tudo porque, acredita "que há uma maneira de fazer política por causa".

Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa) e pós-graduado em Gestão Estratégia Inovação e Qualidade (Instituto Superior de Economia e Gestão), foi ainda enquanto estudante universitário que começou a participar em eventos de empreendorismo.

Foi em 2011 que conheceu a Beta-i e as Beta-Talks e, quando regressou em Maio último à Madeira depois de oito anos em Lisboa de um outro em Galway (na Irlanda) desafiaram-no a trazer o evento para cá. Eduardo ainda hesitou, porque pensava que a adesão não seria a melhor, mas felizmente estava enganado. As Beta-Talks têm sido um sucesso.

Tudo isto conjugado, fez com que Eduardo Freitas fosse o escolhido para ser um dos embaixadores de todo o mundo para o Explores Festival, o maior evento de empreendorismo de Portugal e um dos maiores da Europa, que terá lugar de 1 a 8 de Novembro. Segundo explica à MAIS, o evento "vem colmatar algumas lacunas que possam existir em alguns e dar as ferramentas (Explorers Toolbox) para quem quiser ser empreendedor e para quem já é empreendedor", refere Eduardo. "Aqui terão a possibilidade de entender como é ser líder através do treino intensivo coordenado pela Marinha Portuguesa (Explorers Bootcamp). E finalmente, todos teremos a oportunidade de conhecer e aumentar a nossa rede de contactos com fantásticos empreendedores e pessoas que nos vão inspirar como o surfista Garry McNamara, o astronautas da ESA Jean-François Clervoy, a Hanna Alexander, que trabalhou na Nasa e na Carnegie Mellon até que fundou a SolePower, uma empresa que criou solas de sapato capazes de recarregar telemóveis. Gerald Heydenreich que conseguiu vender a sua startup à Amazon e neste momento é ele próprio um investidor..."

Para Eduardo, ser embaixador deste evento é ter a oportunidade de "representar uma nova geração e também a melhor e mais bem formada geração portuguesa e madeirense, preparada para enfrentar estes novos desafios que o Mundo nos coloca, pertencer àquela geração que olha para um Mundo sem qualquer fronteiras, um cidadão europeu, mas acima de tudo, como diria Sócrates, o filósofo, um cidadão do Mundo.

Eduardo sabe do que fala. Ele também é um 'empreendedor por natureza', como todos os madeirenses, como pessoas como Joe Berardo, Fátima Lopes e outros que fizeram sucesso no passado e que o continuam a fazer, em Portugal ou longe daqui. Aliás, há agora uma nova geração de empreendedores, de jovens, na sua maioria com formação superior, que têm grande criatividade e motivação e "que não têm medo de falhar" mesmo apesar das dificuldades actuais.

"Penso que a crise que a Europa, Portugal e a Madeira atravessam fazem-nos ser mais e melhores empreendedores, pois procuramos arranjar soluções mais criativas para o pouco dinheiro que nos sobra. Por isso, neste momento perante os cortes que todos apanhamos, somos 'empreendedores por necessidade' nas nossas vidas. O que é de louvar é a capacidade de todos os portugueses em resistir", sublinha Eduardo. 

RAIO X 
Ama? Lutar por causas
Odeia? Desistir.
Uma Música? Depende do momento, mas antes de um momento importante, sem dúvida ouvir a banda sonora do filme The Braveheart.
Um Filme? The Pursuit of Happiness - um filme que demonstra como a luta e a persistência terá sempre uma recompensa, sem receio de falhar.
Uma Fobia? Não poder falhar, não posso ter medo de falhar e errar.
Um Ídolo? O meu Avô José, um homem simples que vivia com toda a dignidade do Mundo!
Quer Conhecer? Do que é feito o impossível e talvez a utopia se realize.
O Que diria a um inimigo? Que lhe desejo muita saúde e uma longa vida, para que possa assistir a todas as minhas vitórias e conquistas.
Um Presságio? Que a Europa e Portugal sairão mais cedo da crise do que se pensa!
O que Lhe Falta Fazer? A viagem no Transiberiano! Uma viagem sem fim para um encontro comigo!"

Ana Luísa Correia - Revista Mais - Diário de Notícias da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!