domingo, 1 de setembro de 2013

Intervenção de Bruno Pereira - Encontro com os candidatos de tudo pelo Funchal


Funchal (CEMA), 31 de Agosto de 2013
 
"Meus amigos e companheiros,
 
A nossa cidade, o nosso passado de luta e de proximidade junto das populações, a nossa experiência impõem-nos a necessidade e o desígnio de dar TUDO PELO FUNCHAL!
 
Funchal... a nossa cidade com mais de 500 anos de História, marco cosmopolita e de afirmação no Atlântico!
 
A cidade onde queremos viver!
 
 A cidade que é hoje a primeira do país, em termos de qualidade de vida! Nós, companheiros, ao contrário de outros, não esperámos por 2020! Construímos todos os dias a melhor cidade do país, uma cidade de qualidade que está à vista de todos!
 
Podia dar-vos a lista de números e de prémios internacionais, mas o nosso dia-a-dia fala por si e as opiniões de muitos daqueles que nos visitam também.
 
Sabemos o muito que fizemos, mas também sabemos o muito que ainda falta fazer! É disso que se trata no próximo dia 29 de Setembro: quem está melhor posicionado para gerir o Funchal! A gestão da cidade não se faz com banalidades que escondem o vazio de ideias e a preguiça ou má-fé de quem recusa conhecer os dossiers. Muito menos se faz com a demagogia fácil, roçando tantas vezes, a desonestidade intelectual!
 
Os candidatos do PSD à Assembleia Municipal, à Câmara e às Juntas de Freguesia assumem-se como uma equipa ao serviço dos Funchalenses! Motiva-nos apenas o nosso projecto para a cidade, não encaramos as próximas eleições como um teste de acesso a outros palcos ou poderes! O nosso compromisso é de total respeito pela vontade dos munícipes, é o governo da cidade que está em questão.
 
Conto convosco para levarmos a cada família, a cada cidadão, as nossas ideias, o nosso projecto, sermos de alguma forma, pedagógicos, quando outros escolhem o vale tudo, numa altura de crise, quando infelizmente, a chaga do desemprego atinge tanta gente. Aproveitam-se do desespero e do desencanto, quais aves de rapina à procura de despojos, de uma oportunidade que os eleitores lhes recusam há anos.
 
É pois numa altura difícil, num quadro de austeridade em que o empobrecimento dos portugueses parece ser o grande desígnio, tecido com medidas neoliberais injustas e afastadas do que é o sentir e viver do nosso povo, é assim, que disputamos estas eleições.
 
Temos a força da nossa consciência, a força das nossas convicções, assentes nos princípios da social-democracia e na Doutrina Social da Igreja que num mundo globalizado e dominado pelos interesses de alguns, fazem cada vez mais sentido. Por isso, propomos-nos reassumir as rédeas do nosso concelho. Entendo o poder na linha que dizia Sá Carneiro, como forma de acção, de realização e actividade. É pensar e executar um programa em benefício da nossa comunidade, em nome do interesse público.
 
Primeiro e acima de tudo, estão os Funchalenses! Não me canso de dizer que sou um municipalista convicto! Orgulho-me de nos últimos oito anos de vida autárquica ter assumido as decisões que eram mais adequadas para a cidade, embora pudessem ser polémicas.
 
Fi-lo com total autonomia e independência!
 
Porque, meus amigos e companheiros, eu sou fiel aos meus princípios! Faço as minhas escolhas e dou a cara por elas, mesmo que daí resultem situações incómodas. A pior coisa que pode acontecer a um ser humano é trair-se a si próprio!
 
Durante meses, ouvimos as pessoas, as suas propostas e opiniões e foi com base nesse diálogo com a sociedade civil que elaborámos o nosso programa e assumimos o nosso Compromisso com os Funchalenses.
 
Vamos dar tudo para que a Câmara Municipal do Funchal seja o motor de dinamização da Cidade, de uma cidade competitiva e inovadora! Assim, um dos nossos grandes desafio vai ser a Reabilitação Urbana.
 
É uma oportunidade para o sector da construção civil intervir num mercado de grande potencial. Vamos atrair novos habitantes para o centro histórico da cidade, fomentando a habitação social e o aparecimento de pequenas unidades turísticas. Com mais pessoas a viverem no centro, vamos desenvolver o chamado comércio de proximidade e recuperar o nosso património, preservando assim, a nossa identidade!
 
A sustentabilidade ambiental, a aposta na racionalização dos consumos energéticos e a inovação tecnológica são objectivos que vamos continuar a desenvolver.
 
Queremos em parceria com as associações empresariais dar nova vida ao comércio tradicional e nesse sentido, propomos-nos criar Unidades de Acompanhamento e Gestão do Comércio Urbano, para a promoção designamente de eventos e elaboração de roteiros temáticos que levem mais gente ao centro histórico. Estamos disponíveis para rever, com os empresários, a tabela de taxas e o Regulamento da Publicidade, elaborados em tempos de expansão económica.
 
Queremos que os empreendedores vejam na Câmara Municipal do Funchal um aliado que ajuda na concretização das suas ideias.
 
Temos de ter muita criatividade nos próximos anos, de criarmos condições para que a nossa cidade seja competitiva ao investimento externo, permitindo assim, a disponibilização de mais e melhores empregos. Daí, a importância de estreitarmos as nossas ligações aos centros de investigação e inovação.
 
Temos de nos mobilizar, todos, instituições, cidadãos, para darmos nova vida ao Funchal. Isso depende da participação de todos! Quando as pessoas assumem que têm nas mãos o seu destino e descobrem que a construção da sociedade depende da sua vontade e das suas escolhas, aí, a democracia é uma realidade plena. Por isso, caros companheiros, temos de ser mobilizadores!
 
A prioridade imediata desta equipa vai ser a solidariedade e a intervenção social. Como disse, primeiro, os Funchalenses, primeiro, as pessoas! E vós sabeis muito bem os dramas que vivem muitas famílias, pois tendes estado na primeira linha na ajuda a tanta gente. É esta proximidade com os cidadãos que nos distingue, enquanto social-democratas, dos outros. andamos sempre no terreno, não apenas em vésperas de eleições e de olhos nos olhos, só prometemos o que podemos cumprir!
 
E esta postura é para continuar companheiros, este é um património do nosso partido! Temos de aliar à proximidade a esperança, num país e numa Europa que mergulham no medo, na descrença e pior, no conformismo! E somos todos nós, mas sobretudo, os autarcas das freguesias, porque estão mais próximos das populações, esses mensageiros! A humanização da sociedade é para nós um desígnio permanente e inadiável!
 
Vamos construir parcerias com organismos regionais e locais, bem como instituições de solidariedade social, com um modelo social inovador e multidisciplinar, com novas respostas sociais, onde todos estejam incluídos. Daí, a Plataforma Social do Funchal que irá garantir uma intervenção coordenada, abrangente e atempada, sem sobreposição de apoios.
 
Muitos falam das zonas altas!
 
Ninguém melhor que os nossos autarcas as conhece.
 
Vamos continuar o trabalho de requalificação. Nos últimos anos investimos mais de 37 milhões de euros nas zonas altas. Nos próximos quatro anos, propomos-nos manter o apoio financeiro às associações de desenvolvimento local, a ASA e a ADECOM, para apoio às famílias mais carenciadas. E tentar ajudar a resolver casos de regularização de propriedade, disponibilizando apoio jurídico no Gabinete Técnico das Zonas Altas.
 
Caros amigos e companheiros,
 
A cultura tem de continuar a ser um dos objectivos da Câmara, um sector que sempre foi encarado de forma vanguardista. queremos dinamizar os equipamentos culturais da cidade e fazer um maior aproveitamento dos fundos comunitários.
 
 
Para além de continuarmos aquele que é já hoje, o calendário de eventos da cidade, queremos transformar o edifício do antigo matadouro num centro cultural e criativo de referência.
 
Estas são algumas das nossas propostas que consideramos serem exequíveis no actual quadro de constrangimento económico e financeiro e dentro do que são as competências autárquicas, pois há para aí muita confusão sobre o que cabe ao município, ao governo regional e até, pasme-se, ao governo da república. Vale tudo, companheiros, vale tudo!
 
Meus amigos,
 
Temos menos de um mês para continuarmos a nossa batalha de renovação da confiança dos Funchalenses em nós, social-democratas.
 
Precisamos da sua confiança para implementarmos o nosso projecto nas Freguesias, na Câmara e na Assembleia Municipal. Somos uma equipa coesa e interventiva nas suas áreas de competência, mas precisamos de mostrar democraticamente aos Funchalenses, o que está realmente em jogo nestas eleições.
 
Temos de ir junto de cada cidadão, numa campanha de proximidade como temos feito, explicar porque continuamos a ser alternativa.
 
Mas, a campanha hoje, também se faz no mundo virtual!
 
Assim, é fundamental a vossa colaboração e mobilização nas redes sociais! Queremos ainda mais likes, mais partilhas, mais interactividade. Andamos tanto no terreno que por vezes, esquecemos o debate e somos mesmo, diria, um pouco politicamente correctos.
 
Meus amigos,
 
Quem tem uma equipa e um projecto não pode ter medo da dialética democrática!
 
Escolhi uma equipa com provas dadas na gestão pública. Estamos todos motivados para desenvolver ou aperfeiçoar o trabalho já feito pela equipa cessante, uma equipa que integrei com orgulho.
 
Mas, julgo que ainda é possível fazer mais e melhor! Essa é a convicção desta candidatura que proponho aos Funchalenses. Em tempos conturbados como os que vivemos agora, precisamos de gestores experientes e não de embarcar em aventuras, ditadas pelo pioneirismo de funções.
 
Aos nossos cidadãos pedimos confiança, prometemos trabalho e o compromisso de DAR TUDO PELO FUNCHAL, a nossa Cidade, onde queremos ter oportunidade de crescer, de estudar, de trabalhar, em suma, de VIVER!
 
Companheiros, VAMOS DAR TUDO PELO FUNCHAL!"

Bruno Pereira



Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!