quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O líder do CDS desconhece o Funchal

«A candidatura de Bruno Pereira reagiu hoje a declarações do lder do CDS-PP/M, também candidato à Câmara Municipal do Funchal, considerando que as mesmas “carecem de ser corrigidas por não corresponderem à verdade”. É o seguinte o teor do esclarecimento, que é assinado por Ricardo Alves Delgado, da direcção de campanha do candidato social-democrata à presidência do principal município da Região.
 
“Bruno Pereira, na qualidade de vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal nunca teve qualquer posição contrária à implementação de uma maior ajuda social aos funchalenses. Pelo contrário, esta Candidatura defende o reforço e uma coordenação mais eficaz dos meios actualmente existentes, de forma a chegar sem sobreposição e atempadamente a um maior número de pessoas efectivamente necessitadas.
 
Ao contrário do que o Senhor José Manuel Rodrigues afirma o Funchal dispõem de duas Cantinas Sociais: Associação Protectora dos Pobres (gratuita) e a AMI (com fornecimento de refeições a um valor simbólico). Conta ainda com a distribuição de alimentos gratuitos através da IPSS CASA. Bruno Pereira, já defendeu publicamente que esta distribuição deverá ser feita de forma diferente e com maior dignidade para de quem dela beneficia, propondo que o Município deve dotar a cidade de um refeitório para o efeito.
 
Os Funchalenses com carências alimentares podem ainda contar com a distribuição de alimentos através do Programa de Emergência Alimentar (distribuição de vales sociais) que abrange mais de 900 famílias (cerca de 3 000 pessoas) e do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Famílias Carenciadas que contempla perto de 10 000 Funchalenses.
 
Estes programas são mais importantes do que a criação de Cantinas Sociais, como pretende o Candidato do CDS-PP. As cantinas sociais, embora positivas em algumas circunstâncias, são muitas vezes geradoras de guetos sociais. Pelo contrário, estes programas permitem que cada família possa comprar alimentos, através dos vales distribuídos, confeccionar e usufruir da sua alimentação na sua própria casa, em família e sem estigma social.
 
Sobre o Sistema de Tele Alarme, um sistema com essas características está a ser implementado pela ADENORMA, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa. A Região conta ainda com a Linha de Emergência Social 144, operacional 24 horas por dia. Assim, defendemos sempre o reforço do trabalho em rede, devidamente coordenado com as instituições que já estão no terreno e não a implementação de sistemas próprios a nível municipal, mais dispendiosos e ineficientes. Sobre os Manuais Escolares, a CMF tem um programa de troca de manuais escolares. Em 2012 (o de este ano está a decorrer) foram trocados mais de 5000 manuais, e recebidas cerca de 500 listas. Sobre a proposta do Senhor José Manuel Rodrigues de criação de um “Programa Ajuda em Casa, para que técnicos da autarquia possam prestar apoio a idosos mais carenciados” é uma vez mais, totalmente desfasado da realidade.
 
A Segurança Social tem um programa de ajuda domiciliária em articulação com as IPPS’s, o qual é desenvolvido por ajudantes domiciliárias e por pessoal técnico de saúde.
Propor que sejam os quadros da Câmara a fazê-lo é manifestamente desconhecimento da realidade. A Câmara Municipal do Funchal teve uma redução de pessoal nos seus últimos anos, ao que acresce que não dispõe de técnicos vocacionados, nem preparados para o efeito. Esta Candidatura defende que o trabalho social deve ser realizado em parceria com as Instituições e por pessoas preparadas e habilitadas.
 
Com tanto desconhecimento sobre aquilo que é o Funchal, é caso para dizer: bem-vindo Sr. José Manuel Rodrigues à realidade social do Funchal e por favor, não seja leviano, demagógico e irresponsável nas propostas que apresenta. O que os Funchalenses pretendem ouvir é a verdade e não promessas vãs.”»
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!