sexta-feira, 21 de junho de 2013

Bruno vai monitorizar perda

"A candidatura do PSD à Câmara Municipal do Funchal esteve no Poço da Câmara, inaugurado em 1934. Agora, e foi isso que Bruno Pereira, candidato e actual vereador foi ver ao Imaculado Coração de Maria, apresenta uma gestão do reservatório controlada à distância.
A partir de uma sala na autarquia, é possível ver todos os 39 reservatórios de água da cidade, controlando o seu débito quase ao litro, o que permitiu poupar quase quatro milhões de metros cúbicos de água nos últimos anos. 
Bruno Pereira enalteceu que a autarquia conseguiu fazer uma poupança muito grande essencialmente por via de duas questões: a renovação da rede, que foi mais visível há cerca de sete ou oito anos, com a intervenção na zona baixa da cidade e uma melhor educação ambiental. 
A redução de perdas é tanto mais importante quanto os gastos hídricos do concelho andavam à volta dos 30 milhões de metros cúbicos por ano, «mas não basta». Para fazer uma ideia, explicou o candidato, «a Câmara paga 5,8 milhões de euros à IGA por ano para abastecer o Funchal e como vêem isso significa do ponto de vista orçamental que a autarquia gasta cerca de seis ou sete por cento do seu orçamento nesse sector». Portanto, realçou, «queremos ter ganhos ambientais mas também económicos. 
O problema já não é de infraestruturas, como era antes, mas de questões educacionais. Não lavar os carros nas ruas, não lavar os quintais e desperdiçar água foram mensagens que passaram ao longo dos anos. Por outro lado, saber exactamente onde está a água que foi gasta e, mais do que isso, saber o que está a entrar nos ramais e o que está a ser consumido é uma prioridade, tanto para saber se há rupturas na rede, como para saber onde estão, porque os há, desvios indevidos de água. 
Bruno Pereira quer, acima de tudo, poupar dinheiro à autarquia para o consumo de água, investindo em tecnologias de georreferenciação." in Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!