quinta-feira, 7 de março de 2013

Acreditamos em Portugal e nos portugueses

Ainda não tinha visto o vídeo do turismo de Portugal para consumo interno, mas depois de ler o artigo do dinheirovivo, não resisti em visualiza-lo.
 
 
 
Quero partilhar convosco algumas partes artigo do Pedro Bidarra:
 
«O filme começa com dois estrangeiros suspirando pela Ana. “Ai a Ana, ai a Ana”, dizem. “O melhor de Portugal foi a Ana.” E quem é a Ana? Uma rameira? Uma portuguesa comum? A sua filha?
(...)
Este parece ser o objectivo desta indigna campanha, assumida, pelo próprio Turismo, como campanha interna. Uma campanha que visa (imagine-se) educar os portugueses na servidão. É uma campanha que nos incentiva a sermos rameiras e gigolôs ao serviço de quem vem de fora. Uma campanha que reforça a ideia de Portugal como país de serventes sorridentes e lavados, prontos para todo o serviço; que reforça a ideia de um povo criado para ser criado; uma ideia enraizada já por esse mundo fora e que, como estudos demonstraram (como se não bastasse o bom senso), nos retira valor. Uma imbecilidade, portanto.
(...)»
 
Se a vontade do Turismo de Portugal era motivar e incentivar os portugueses, aconselho-os a este vídeo:

Já agora gostaria de deixar um bom exemplo daquilo que o Turismo de Portugal queria fazer, que é a campanha do Turismo da Madeira:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!