domingo, 29 de agosto de 2010

Também sei lançar farpas!

Caro amigo Tino,

Sabes que eu nunca abandono a minha terra, e não escondo os problemas da minha terra, a terra que eu amo! A terra onde nasci, e onde espero um dia morrer...

E não, não emigrei, fui obrigado a sair da Região Autónoma da Madeira, porque o Governo Socialista, sim aquele Governo que apoias, não dá a dupla tutela da UMa ao Governo Regional para que se proporcione melhores cursos, maior qualidade na Universidade da Madeira... Por esse motivo, tive que sair da terra que amo.

Quanto à ausência de palavras para os incêndios, para o desemprego e para o défice. Vamos recordar algo da história recente. Colocando o Antes de Sócrates e o Durante Sócrates. Antes de Sócrates a Madeira tinha a menor taxa de desemprego do país, e o défice não era assim tão elevado. Então qual é a explicação?
Se antes do Sócrates e antes da Lei das Finanças Regionais estivemos melhores, o que mudou? Ah... Apareceu o Sócrates, apareceu uma Lei das Finanças Regionais, que só sairá quando o Jacinto for Presidente do Governo Regional (palavras dele nas últimas eleições regionais)... O que mudou?

Eu não faço silêncios convenientes para ninguém e para nada. Mas pergunto-te: abandonaste o Funchal? Então e as ideias e o bota-abaixismo para o Funchal? A candidatura do Rui que tu não apoiaste, fez-te sair do Funchal? Não acredito que o tenhas feito... Isso poderia ser chamado de êxodo citadino... Pois eu sei, eu sei que abandonaste Santa Maria Maior, quer dizer a vida tomou outros rumos, mas sei que contínuas a defender a nossa cidade, a nossa freguesia como ninguém. Assim, tal como eu não abandonei a Madeira, tu também não abandonaste o Funchal, apesar das divergências!

Abraço

2 comentários:

  1. Caro Eduardo,
    1 - As universidades portuguesas têm total autonomia de definir que cursos dão. Neste momento, diversas entidades da sociedade civil madeirense estão representadas nos órgãos da UMa e como tal podem ajudar a definir quais os cursos mais necessários à sociedade madeirense.

    2 - O nº de desempregados na Madeira está a crescer desde muito antes de Sócrates chegar ao poder.

    Ano - Desempregados
    2001 - 2810
    2002 - 2820
    2003 - 3929
    2004 - 3508
    2005 - 5573
    2006 - 6681
    2007 - 8444

    Além disso, em 2005, o desemprego na Madeira já era superior ao dos Açores. Portanto, não é verdade que antes de Sócrates o desemprego na Madeira era o mais baixo do País.
    Em parte o aumento do desemprego está intimamente ligado aos elevadissimos défice e endividamento da Madeira.

    3 - Respondendo directamente às Farpas.
    Não abandonei o Funchal, mas não me revejo no actual projecto nem nos seus representantes, e estive abertamente contra a processo de escolha desses representantes.
    Também não abandonei Santa Maria Maior, mas considero que tirando algumas pessoas mais próximas, a generalidade das pessoas que contribuiram para a minha eleição votaram PS e não no Sérgio Rodrigues. Assim sendo, coloquei o meu lugar à disposição dos órgãos eleitos do PS em Santa Maria Maior.
    Se me pedirem para representar o PS, vou, caso contrário não vou.

    Esclarecido?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. 1. Autonomia e não decisão.
    2. Continuava com baixa taxa de desemprego.
    3. Estou esclarecido!

    Abraço

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!