Vou escrever mais um post sério e vou tentar ser isento, algo que não é fácil para mim, por diversas razões, nomeadamente intrínsecas.
A situação política na Madeira está num momento que eu não consigo recordar, desde que me lembro ligar à política que não vejo nada assim. Talvez tenha sido derivado à catástrofe, ao aparecimento do PND ou a outra razão que eu não tenha reparado.
Vou falar de praticamente todos os partidos com lugar na ALRAM.
O PS-M está pelas ruas da amargura, e não venham com tretas que está bem. O Jacinto Serrão está morto para política, já ninguém tem paciência de o ouvir ou sequer designar-se a saber de quem se trata. O Rui Caetano é a pessoa mais competente nesta actual direcção, tem excelentes ideias, mas não terá o espaço, porque o Trindade nunca deixará que tal aconteça...
O Duarte Gouveia percebe de política, mas não consegue passar aquilo que deseja, porque é demasiado tecnocrata e ninguém entende, é algo de informatico que só funciona por fluxogramas, isto não é uma ofensa é um elogio.
O André Escórcio como líder parlamentar é um profundo erro, falar dos professores? Mas para quê? Não era mais fácil apresentar propostas ao PS-N? Fale-se de outras coisas, como a saúde e os problemas que afectam directamente a maioria das pessoas. Basta de avaliação dos professores...
O Carlos Pereira é que devia ser o líder parlamentar e nem deviam pensar mais nisso, o Carlos Pereira tem evoluído muito desde a última legislatura, porque deixou de ser aquela pessoa só economista e que falava só para economistas para falar conseguir explicar o que desejava à população em geral.
O Miguel Fonseca que deve ser de longe das pessoas mais capazes e inteligentes do PS, repare-se que sozinho fabricou a candidatura do Rui Caetano à Câmara Municipal do Funchal e fez a moção do Víctor Freitas, quer dizer, reparando bem ele está sempre associado a derrotas... Ah... Já sei porquê... Porque depois de acharem que já não precisam dele, esquecem e pensam que tem o rei na barriga... Ele que se junte a outro partido que o oiça!
O Víctor Freitas era sem dúvida a melhor pessoa para liderar o partido, tal como eu vinha defendendo, porque sabe mexer-se bem na "sujidade" que é a política nacional, porque entende como a política funciona e sabe aproveitar-se de quem precisa no momento certo... Ele um dia será líder, possivelmente após 2011 seja ele o líder... O problema será se ele fica fora das listas para a ALRAM, porque na minha opinião o PS-M não conseguirá aumentar o número de deputados.
O CDS tem vindo a crescer, e a crescer porquê? Porque o seu líder na AR tem estado muito bem, apesar de eu não concordar com muitas coisas. Acho que para o seu público-alvo tem estado bem. Tenho quase a certeza, que com a ajuda do Diário de Notícias e do Diário da Cidade que o CDS-PP crescerá e penso que nas próximas regionais conseguirá mais do que 2 deputados, talvez passando para 3 ou mesmo 4.
O Bloco de Esquerda anda perdido... Não vejo o Roberto Almada há tanto tempo, não vejo propostas... Não vejo nada, o Fernando Letra não acrescenta nada ao partido, acho que até tira... Faz falta um BE como cá em Lisboa, ou continuarão a votar os mesmos que votavam na UDP.. Conseguirá o mesmo 1 deputado.
O PCP ou CDU, o padre Edgar e o Leonel já não dão para as encomendas aquela posição reivindicativa morreu, não conseguiram fazer uma greve na Madeira em relação ao PEC, nem nada... Há uns tempos tiveram oportunidade de ter algum protagonismo com o Congresso, e uma grande entrevista do líder, mas não serviu para nada... Foi zero... O padre Edgar ainda não percebeu que se não se unir ao PS-M não consegue nada?
O MPT depois das polémicas com o ex-militante do PS, só se aguentará com muita sorte ou favorzinhos... E nem sei que diga deles, porque aquilo é mesmo uma nulidade e só querem é tachos e favorzinhos... Contudo, tem uma base de apoio em Câmara de Lobos, que não sei como conseguem ver alguma coisa de jeito nesse partido.
O PND, apesar do Coelho ter perdido algum protagonismo, nos últimos tempos, acho que deve recuperar com alguma manobra que faça, esta do dinheiro que recebe o Presidente do Governo Regional não resultou. Tenho visto as propostas do PND e é o único partido, que apesar de ter os meios de comunicação boicotados, consegue chegar aos jovens e a grande parte dos madeirenses, porque fala de problemas concretos e não de coisas utópicas. Repare-se que falou do hospital há muitos meses, fala agora de algumas infra-estruturas, conseguiu resolver o problema dos portos... Se eu concordo com o modo deles? Se concordo com as propostas deles? Não, não concordo, nem me revejo...
Repare-se que o Baltasar é alguém inteligente que entende de comunicação e sabe o que fazer nos momentos certos, tal como o Gil Canha que está a fazer um belo trabalho na Câmara Municipal do Funchal melhor que qualquer outro vereador da oposição.
O Eduardo Welsh é de longe o deputado municipal que mais demonstra trabalho, mas porquê e como? Simples, o PND não precisa da comunicação social para quase nada, fazem a sua própria divulgação... Porquê é que os outros não conseguem? Por falta de vontade, por descrença, por acharem que é a direcção que deve fazer... Repare-se que o CDS sobrevive só do Zé Manel, o PS anda sem líder, parece morto...
Sabiam que há algum tempo que reparo que alguns jovens madeirenses têm nos seus perfis e redes sociais que são do PND? Onde é que se vê tal? E a juventude partidária deles é quase nula, os jovens estão descrentes nos actuais políticos e querem é a novidade...
Mas tem surtido efeito, penso que nas próximas eleições tem o 2º deputado garantido.
É isto que vejo da política madeirense nos últimos tempos... Se os partidos da esquerda não mudarem rapidamente até 2011, as coisas começam a ficar complicadas para eles... Com esta oposição o PSD continuará a vencer por muitos anos... Alguém tem dúvidas?! Viva ao PPD/PSD!
Achei interessante a tua análise à oposição regional com assento parlamentar. Interessante não é sinónimo de concordância, claro está. E quanto aos deputados da maioria? Esses é que não os conheço e muitos nem a boca abrem...Talvez por isso nem mereçam referência.
ResponderEliminarDesta legião de "papa-açordas"não se aproveita nada.
ResponderEliminarE o Jaiminho Vermelhinho carrascão de Santarém,alguém dá algo por ele?
Achei interessante a parte do "a juventude partidária do PND é quase nula".
ResponderEliminarÉ que o PND por decisão dos fundadores não tem juventude (sempre achámos que eram uma escola de vícios...) . Teve em tempos um círculo da juventude, por decisão da maioria dos miltantes, mas (felizmente) acabou!
Um abraço