quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Exijo a verdade!


Fonte: Gregorio Cunha/Agence France-Presse/Getty Images
Via O Jumento

Eu nunca apoiarei um Governo que minta aos madeirenses. Que minta às pessoas que o elegeram! Os números de mortos é muito superior ao revelado, e aos truques e malabarismo que existe em vir dizer que eram estatísticos e que eram 42, depois 37, seguidamente 39...

A dimensão da tragédia é muito superior aquela que dizem... Não precisaria de falar com responsáveis como falei que estão no Anadia, no Oudinot ou bombeiros... Retiraram cadáveres de lá...

Basta ter dois dedos de testa e olhar para a necrologia do Diário de Notícias da Madeira e verificar que ontem (terça-feira 23 de Fevereiro) estavam 23 participações, e hoje (quarta-feira 24 de Fevereiro) 15 participações. Tendo em conta que algumas pessoas faleceram nada estiveram a ver com a situação de sábado. Alguém que me explique. Em média haveria 4 participações em cada um dos dias, mas atenção é uma estatística e não estou a utilizar nenhuma distribuição.

Assim, posso concluir que só nestes dois dias já foi realizado o funeral de 30 cadáveres devido à tragédia de sábado. E se pensarmos que pode haver alguns que não aparecem na necrologia... Como é que isto fica?!

E pensemos um pouco, porque iriam deslocar ou fazer uma morgue de campanha para apenas 42 cadáveres? O Hospital Central do Funchal e o Hospital dos Marmeleiros tinham e têm capacidade para acolher tal... Porque colocaram a morgue por debaixo do aeroporto? Estão todos tapados?

Terei que acreditar em algo que não passa de uma mentira, parece que estou na antiga União Soviética em que um pravda aparece e diz que o que era ontem não é verdade hoje.

Eu como madeirense exijo saber a verdade... Exijo que o Governo Regional revele o número de pessoas que faleceram...

E mais, não é fraqueza reconhecer que errámos, é uma grandeza. E cabe ao Governo Regional, Câmara Municipal do Funchal e Câmara Municipal da Ribeira Brava assumirem as responsabilidades. É urgente deitar abaixo aquele Dolce Vitae, o edifício das Minas Gerais, e restantes abortos... Estão à espera de quê? Aproveitem para o fazer...

Revolta-me, estou magoado, tudo o que se passa é uma vergonha. Ninguém é capaz de fazer nada... Não quero que a minha terra seja uma União Sovietica, nunca o deixarei que aconteça.

Este meu post pode fazer com que sofra algumas consequências, todavia estou-me a defecar... A Madeira é mais importante para mim do que tudo o resto!


9 comentários:

  1. Caro Eduardo, subscrevo por baixo esse desabafo.

    ResponderEliminar
  2. Ao que parece confirma-se que os resultados na Madeira são antecipadamente conhecidos, até nesta questão do número de vítimas da tragédia!
    Nem a morte consegue enganar o AJJ e o PSD/M!

    ResponderEliminar
  3. Segundo Miguel Albuquerque estão confirmados 31 mortos no Concelho do Funchal. Confirmados estão também 18 mortos noutras zonas da ilha. Se eu ainda sei somar, o resultado dá 49 mortos!
    Mentir é uma tarefa mais exigente do que aquela que andam a utilizar.

    ResponderEliminar
  4. Caro Baby Boy,

    Não vejo quaisquer motivos para essa revolta. Sei que etás longe e a contra-informação (ou ausência de informação) por aí ainda deve ser maior do que a que por aqui se verifica.
    A verdade é que circula muita contra-informação, os chamados boatos, relativamente a este assunto. Sejemos lúcidos: no sábado as informações avançadas pelo GR e Protecção Civil eram já de trinta e tal mortos. É claro que estes números e aqueles que se lhes seguiram eram baseados em informações recolhidas no terreno por familiares das vítimas, bombeiros, polícia, etc., etc. Não te esqueças que estivemos cerca de três dias praticamente sem comunicações e, como tal, era muito dificil a "oficialização" destes números até há bem pouco tempo.
    Há muito boato a circular e eu, pessoalmente, não vejo qualquer motivo para deturpar os números.
    Então se tivesse sido retirado qualquer cadáver dos parques de estacionamento dos referidos centros comerciais já não se sabia?!! Com tanta gente que se encontra no terreno?!!!
    Quanto à morgue por debaixo do aeroporto, é elementar: facilitar a identificação e subsequentes autópsias dos corpos...
    Quanto ao deitar abaixo alguns dos "mamarrachos", concordo que esta é a altura oficial para se o fazer embora admita que tal não se afigure fácil...

    ResponderEliminar
  5. Boas Baby_boy_swim. Compreendo que estejas revoltado com a situação, como eu fiquei quando soube nestes primeiros dias...entendo também que tu, como cidadão madeirense activo, preocupado e compreensivo que és, exiges uma explicação ao (aparente?!) circo que tem havido estes dias, não pelos incansáveis trabalhadores (desde as forças de segurança ao funcionário da CMF, passando pelo escuteiro, o civil voluntário e o repórter), que considero nossos heróis, mas sim pelos "costas largas" que passeiam os carros para enchê-los de lama e glorificarem-se do trabalho árduo alheio. Uma das razões que me parece plausível para o facto do governo esconder o número de vítimas mortais é a constante afluência de mirones que impedem os nossos heróis na sua missão, querendo ver, fotografar (em bom português "meter o bedelho"). Infelizmente não seguem os conselhos/ordens de quem sabe, limitando-se a ficar em casa, ouvindo a rádio ou vendo a televisão, até porque informação não falta a toda a hora. Tive o prazer ontem de conversar com agentes da PSP e revoltou-me a maneira como os tais "palhaços" (referidos anteriormente como mirones) não se cingiram a obedecer aos senhores agentes, insistindo constantemente a seguirem por estradas cheias de camiões, escavadoras, etc. Aconselho vivamente que consultem um bom oftalmologista e um bom otorrino porque algo de mau se passa com eles. Em alguns casos aconselho voltarem para a escola para aprenderem um pouquinho de civismo, algo que nos nossos tempos escasseia. Infelizmente as vitimas vãoquem sofre é quem fica e o circo continua...


    P.S: Continuo a achar que os senhores agentes deviam ter um vime para dar nas canelas dos mirones mal-comportados e puxarem-lhes as orelhas...estão mesmo a pedi-las

    ResponderEliminar
  6. Caro Eduardo,
    Palavra de honra que esperava este desabafo em outros tantos blogs... não no teu.
    Clap! Clap! Clap! De pé, a aplaudir. Especialmente porque vem de ti.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Há testemunhos de pelo menos 6 corpos retirados, durante a noite, do centro comercial Anadia, mas toda a gente sabe que o senhor António Henriques tem muito poder na ilha e não ia deixar que o Anadia fosse manchado com esse sangue...
    Há muitos interesses no esconder dos números reais, mas se a comunicação social fosse digna do nome um cruzamento de dados levaria à realidade.

    ResponderEliminar
  8. O número de vítimas tem que ser investigado. Tenho já 2 relatos de pessoas que foram identificar familiares à morgue no aeroporto e viram mais de 100 corpos. Ao questionarem esse número à saída foram ameaçados com represálias pela polícia.

    ResponderEliminar
  9. Um familiar meu tem um colega de trabalho cujo familiar morreu num dos elevadores do Anadia, então ao menos 1 morto deveria de haver, quantos mais ficam em silêncio sobre o mesmo pois só querem esquecer ajudando sem querer aos encubrimentos...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!