sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mete-se arroz nas ribeiras

"(...)Nestas imagens, no fundo da Ribeira apenas se encontram flores e poucos repuxos, mas a presença destes no fundo é, de facto, duvidosa numa implementação real. No entanto existem soluções criativas para os podermos içar rapidamente sem esforço. Não podem existir muros, nem troncos, nem nada “não natural” na Ribeira.

As flores devem ser de preferência adaptadas àquele ambiente e das que continuam a existir mesmo quando vêem enchentes."

Esta é parte da resposta, da candidatura do PS-M à Câmara Municipal do Funchal, ao Scherzan no site da candidatura...

E tive a fazer uma pesquisa exaustiva, tipo 5 segundos, e descobri que as únicas plantas viáveis para as enchentes são... Isto é, o PS-M propõem plantar arroz nas ribeiras do Funchal... E faz sentido, o PS-M cria uma empresa municipal dá emprego (e como o emprego é a 1.ª prioridade da lista do PS-M) e revitaliza as ribeiras com arroz...
Eu ainda recordo-me de ver as alfaces ali na Ribeira de João Gomes, e adorava ver aquele verdinho e estou adorar esta ideia do arroz nas ribeiras. Já estou a ver os trabalhadores da CMF como está na foto, param o fragnete ali na foz da ribeira a recolher o arroz... Depois exportamos para os outros concelhos...

É impressão minha, mas já meteu cera, e agora está a meter água...

5 comentários:

  1. A sátira está engraçada, mas tens de concordar que uma reestruturação das ribeiras ao nível do visual já é coisa para ter sido feito há muito tempo. As enchentes são uma excepção quando de aluviões, mas as ribeiras da Madeira (porque creio que esta ideia deveria ser implementada em todas as ribeiras principais da ilha que passam por lugares povoados) estão na sua grande parte do ano com leito relativamente seco com um fio de água visível mas inofensivo.
    Pego na ideia fabulosa e curiosamente sem intenção da Lagoa do Lugar de baixo:
    Criou-se ali um micro ecossistema que permite a nidificação de aves não vulgares na ilha.
    o mesmo se poderia fazer às ribeiras com preparação de ninhos nas partes altas das paredes sendo que a preparação do solo poderia ter algumas represas (aproveitando as já existentes) e criar pequenas lagoas plantando depois a flora indígena madeirense.
    Lanço-te a ti e a todos os curiosos neste tema para desceres a Ribeira da Janela e verificares que apesar de um caudal vistoso da ribeira, muitas são as árvores e arbustos que crescem no leito mesmo no calhau dando um espectacular efeito extra à já fabulosa paisagem do vale daquela ribeira.
    Creio que seria uma ideia sensata. É a minha opinião.
    Claro que um passeio suspenso não é má ideia e já existe em algumas partes do mundo(embora sobre rios): Londres, Sidney e alguns rios dos EUA. Curiosamente numa ribeira em Canárias foi construído muito idêntico à ideia do candidato do PS. Desconheço se deu problemas aquando de cheias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. As principais ribeiras do Funchal enchem imenso... E eu concordo com uma "requalificação" ou melhor uma espécie de animação ou utilidade às ribeiras, mas não essa... Porque essa, esquece-se manutenção... Quanto é que seria? Onde viriam as receitas? As Câmaras estão mais que endividadas... Há que pensar noutras maneiras...

    Tal como a estátua de cera, poderia vir a ser uma boa ideia, mas não dessa maneira... As condições são estas a CMF tem ovos, e enquanto uns querem fazer ovos simplesmente fritos, outros pensam se não valerá a pena chocar os ovos para ter galinhas e dar "outros ovos"... Com esta metafora quero demonstrar que é necessário planeamento e não dizer apenas: "ah e tal faz assim e assado..." sem ter falado com técnico e especialistas na área e ver maneiras de financiar... Repara na candidatura do Santana Lopes a Lisboa... Ele trabalhou com arquitectos, engenheiros e tantos outros para fazer as suas propostas e ideias... Não são obras do acaso...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É claro que tudo tem de ser feito com ponderação sobretudo pelas limitações financeiras e ter a concordância dos especialistas na matéria.
    Mas temos urgentemente de pensar no Funchal enquanto capital turística. O turista que cá vem não quer saber quanto é a requalificação disto ou daquilo. Ele quer é ver obra feita e ver o seu investimento na viagem compensado por uma paisagem agradável e dinâmica.
    Neste momento as nossa ribeiras não estão ao nível que está algumas partes da cidade que mereceram uma cuidada atenção.

    :)

    ResponderEliminar
  4. E porque não fazer como tinha antigamente , lançar uns cabos de aço e plantar aquelas flores que cobriam as ribeiras.

    ResponderEliminar
  5. O Dr Raimundo Quintal que se cuide com estes paraquedistas do ambiente.
    lolo lol lol lol lol lol

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!