quarta-feira, 12 de agosto de 2009

JSD-M pede subsídio para estudantes que usem o Naviera Armas

"Um subsídio para os estudantes do ensino superior que recorram aos serviços da Naviera Armas nas deslocações entre a Madeira e o Continente. Esta é uma das propostas que Ana Velosa apresentou ontem a Costa e Silva.

A líder do Núcleo de Estudantes Social-democratas em Lisboa reuniu com o coordenador do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, altura em que deixou duras críticas à política dos transportes aéreos.

No que à liberalização dos transportes aéreos diz respeito, a jovem social-democrata criticou "os preços exorbitantes" das tarifas estudantis, sobretudo na época natalícia.

Ana Velosa reivindica também que a atribuição de uma passagem anual se estenda aos estudantes sem média para frequentarem cursos na Universidade da Madeira e não apenas aos que escolheram o Continente por não terem oferta na Região.

Maior equidade na atribuição das bolsas e a consagração de vagas para madeirenses nas residências universitárias são outras das reivindicações do Núcleo de Estudantes Social Democrata em Lisboa cujo 'blogue' será apresentado brevemente."

"O Núcleo de Estudantes Social-Democratas de Lisboa (NESD) e a direcção da JSD/M reuniram-se, na manhã de ontem, com o director do Gabinete do Ensino Superior, João Costa e Silva, onde os estudantes apresentaram as principais dificuldades que os alunos madeirenses enfrentam quando estão a frequentar um curso superior no continente.
Segundo Ana Velosa, a vice-coordenadora do NESD em Lisboa, uma das principais dificuldades dos alunos são os transportes aéreos, principalmente na altura do Natal em que os preços das passagens são mais elevados. Esta é uma das muitas preocupações que constam na primeira edição do dossiê, que vai começar a ser trabalhado em conjunto com a JSD/M. O documento dá conta ainda da acção social, como a atribuição de bolsas e residências, os locais de estudo e o empreendedorismo. A Casa da Madeira foi uma das questões abordadas, já que os estudantes de Lisboa gostariam que servisse de apoio ao estudante madeirense que estuda na capital portuguesa e que «neste momento não está a funcionar», lamentou Ana Velosa.
A JSD/M tem mais núcleos de estudantes pelo país, a começar pelo Porto, Coimbra, Covilhã e ainda Setúbal. Estes alunos vão poder também dar sugestões ou fazer alguma reclamação através do inquérito que o NESD de Lisboa vai colocar online no seu blog, que estará a funcionar em breve. No http://nesdlx.blogspot.com, os estudantes madeirenses de todo o país poderão responder a questões sobre a acção social, a intercomunicabilidade entre os sistemas de saúde regional e nacional e as bolsas de estudo.
Esta foi uma iniciativa integrada na Semana da Juventude, que ontem foi dedicada à Educação."

Sem comentários:

Enviar um comentário

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!