domingo, 19 de julho de 2009

Bananacampanha


Vou explicar ao senhor candidato da Ponta Sol pelo PS diversos pontos que quero deixar assentes neste meu post.

Compreendo que o senhor queira fazer campanha eleitoral através do meu blogue, e ganhar algum protagonismo. No entanto, penso que não chegará sequer ao seu eleitorado. Aconselho-o a dedicar algum do seu precioso tempo de funcionário ou colaborador do Partido Socialista às pessoas da Ponta de Sol e esteja mais presente no terreno.

Apesar de você alardear conhecimentos da terra contra a minha suposta insensibilidade e desconhecimento, tive familiares que se dedicaram à agricultura, nomeadamente a outros ramos agrícolas, tive um avô que tinha uns poios de bananeiras, algo de pequena produção. O que, na sua perspectiva, demonstra, afinal, que deverei ter algum conhecimento acerca da agricultura, pois, na sua ideia de Lamarck, deve ser algo que depois fica nos genes. Não tenho provas para concordar nem para refutar, mas se você o diz deve ter dados científicos do que afirma.

O senhor na sua conferência de imprensa cometeu algumas gaffes, porque revela desconhecimento de algumas medidas da União Europeia. Para que saiba e aponte, a União Europeia facilitou a entrada de banana dos países da América Latina, diminuindo as taxas para esses países. Como sabe, a União Europeia tenta ser justa no comércio internacional, e como tal tenta ajudar a vida de países que vivem quase unicamente da monocultura banana. E sei que sabe, tal adveio de uma reivindicação dos países da América Latina na OMC.
A Madeira não tem qualquer hipótese de competir com os latifúndios existentes na América Latina, porque não temos área, muito menos uma área que dê para colocar máquinas de grande porte ao serviço dos bananicultores madeirenses. Como sei que sabe, perante essa alteração de cenário, o PSD-Madeira e o Governo Regional têm defendido mais apoios financeiros por parte da União Europeia para os bananicultores da Madeira, pois os 8,1 milhões que estão previstos para a Madeira até 2013 têm que ser revistos, como referi anteriormente.

Por isso, concorda comigo que é importante a Madeira apostar na qualidade da produção da banana, porque terá que ser um produto de qualidade que poderá fazer face à vinda da banana importada.

A Direcção Regional da Agricultura diz, ao contrário de si, que nos últimos 7 anos o preço da banana comprada, nomeadamente em 2001, 2003 e 2005, evoluiu no sentido positivo o que se reflectiu no rendimento na venda da banana. E recupero uma frase do Secretário Regional do Ambiente: "Em conformidade com este aumento, a partir de 01 de Janeiro de 2009 e até Abril, os produtores de banana receberão 0,670 euros por quilograma de banana extra; 0,580 euros por banana de primeira categoria e 0,476 por banana de segunda categoria”. Esta afirmação contradiz parte das suas afirmações, não obstante saiba que me vai dizer que o Secretário é do Governo do PSD, é previsível.

E vou referir alguns dados: a produção da banana não tem vindo a decair, mas sim a aumentar, pelo menos nos últimos anos; por exemplo no primeiro semestre de 2007 notou-se um aumento de 11% em relação ao ano anterior, isto é de 6.300 para 7.000 toneladas.

Refira-se que é importante falar do aumento da produção da banana biológica, repare que todos os anos os agricultores têm vindo apostar nesta área, e esta é vendida a um preço muito mais elevado.

Só para concluir, a produção da banana de menor qualidade que existe, essa que é deitada no "lixo", como refere, recordo-lhe que tal acontece em diversos sectores do nosso país, nomeadamente agricultura e pescas. Isso é uma questão a ser tratada na União Europeia, e tenho a certeza que o Dr. Nuno Teixeira dará toda atenção no Parlamento Europeu a essa questão para que exista maior e melhor apoio à bananicultura. Também não acredito que defenda que seja colocada à venda qualquer produto de menor qualidade na Madeira que não sirva para os outros, porque os madeirenses são tão europeus como os outros.

Em relação à GESBA, não consigo avaliar se tem feito um bom ou mau trabalho, conquanto a função da empresa do Governo Regional será gerir melhor e pagar aos agricultores aquilo que estava em dívida, coisa a que as cooperativas, nomeadamente a Coopobama e CAPFM não tinham, por vezes, conseguido dar resposta. Se a GESBA conseguir no mercado a quota de mercado, e aumentar o 'número de associados', acredito que haverá uma melhor gestão de tais fundos.

Penso que respondo a todas as questões que coloca na sua conferência de imprensa, aconselho a não apenas levar os recibos sem completar os dados através da conveniente consulta dos valores da Secretária Regional do Ambiente, do Instituto Nacional de Estatística e também consultar diversos sítios online da União Europeia. Ou então aconselho-o a sair mais da Praça Amarela e a passar pelos poios e falar directamente com os bananicultores, para que fale mais da realidade e não apenas de recibos que leva na mão!

E vou-lhe esclarecer outra coisa: eu não sou político, ao contrário de si, depois não sou pago por ninguém para escrever ou fazer o quer que seja, se isso for de vertente política. Faço por prazer e altruísmo. O senhor é funcionário ou colaborador do Partido Socialista, não acredito que ao ser professor de “ginástica”, alguém tenha aceite fazer o destacamento para ser funcionário do partido socialista.

Como já me disseram outro dia, vejo e fico feliz por ser um elemento de união do partido socialista da Madeira, porque no meio de tanta divergência consigo ter todos do PS contra mim. Já que não se entendem entre si pelos menos que se entendam todos contra mim, e como dizia o outro, quantos são? Só neste assunto, já tive dois a deixar comentários no blogue.

Para concluir, eu sinto mais que ninguém o hino da Madeira e compreendo-o melhor que ninguém, porque eu, ao contrário de si, levo o nome da Madeira além fronteiras. Espero que um dia o consiga compreender. Quanto ao meu caso ser patológico, relembro-lhe que patologia é o que vive o PS/M, olhe que o seu grande líder de partido está no fio da navalha, e não se esqueça de apoia-lo, tanto ou mais que eu, porque sabe perfeitamente se ele cair da cadeira… Possivelmente pode dizer adeus à candidatura à Ponta de Sol… Mas a divergência em democracia é salutar e não deve ser sinónimo nem motivo de invectivas.

Bem haja e volte sempre com ou sem a campanha da banana…

2 comentários:

  1. Baby-Boy

    Para quem no passado, de forma reiterada, localizava a Madalena do Mar no Conselho da Calheta não está mal!

    Quando quiseres falar da rentabilidade da bananicultura não te esqueças de procurar na net a evolução dos preços dos adubos e dos pesticidas! Faz esse estudo e não te admires se descobrires que esses factores de produção duplicaram de preço no "espaço" de dois anos!

    Quando quiseres falar da evolução da produção de banana não compares simplesmente um semestre com o seguinte, fá-lo recorrendo a um período histórico mais alargado.

    No teu "estudo" mencionas uma declaração do Secretário Regional em que ele faz alusão aos preços entre Janeiro e Abril de 2009, se te perguntassem o porquê de ele mencionar esse período e não outro não saberias responder.

    Para acabar, digo-te que esses preços não estão actualizados...neste momento são inferiores...

    amsf

    ResponderEliminar
  2. Localizava no Concelho da Calheta devido à proximidade... É só um "furado", mas conheço perfeitamente a Madalena do Mar, tal como a Ponta de Sol, e Arco da Calheta e Calheta!

    Já reparou, que nada disse e a única coisa que escreveu no seu comentário foi: "Não é assim, porque não"

    Mostre-me dados... Não existem... É o que oposição faz ao longo destes anos... "Está tudo mal..."... Dados e soluções é ZERO!

    Olhe que está a começar a sua campanha para vereador muito mal... Espero que consiga evoluir e mudar esse discurso da oposição!

    Abraço

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!