domingo, 26 de abril de 2009

Os jovens capitães de Abril

Faz, por estes dias, 35 anos que Portugal se tornou livre. Livre em pensamento. Livre em sentimentos. Livre no seu povo. E livre em liberdade.

Hoje, a comunicação social vive uma nova asfixia, em que há socialistas que se julgam ser os novos capitães de Abril. Contudo não passam de falangistas rosas.

Coincidência ou não, foi há um ano que aconteceu a liberalização dos transportes aéreos, uma liberdade que limita os madeirenses, essencialmente os estudantes. Isto torna-se algo antagónico: liberdade limitada e restritiva. Daqueles que nos podem defender, só a JSD e o CDS é que têm mostrado interesse na “revolução aérea”.

A Juventude Socialista, que agora tem uma cobertura mediática fora do normal, nada faz a não ser não apresentar ideias e fazer campanha eleitoral à porta das escolas afirmando que a JSD plagia. Quem é que começou com a Universidade Jota? Quem é que esteve sempre ao lado dos jovens madeirenses? Quem é que agora aproveita as propostas da JSD para a escolaridade obrigatória ser até ao 12.º ano? Quem apresentou a proposta para descendentes até aos 26 anos terem ADSE? Quem apresentou o voto electrónico? Quem abriu a Porta 65 para os jovens madeirenses? Quem é que apresenta propostas concretas? Lojas da Juventude, passes para jovens em formação, credibilização da política para os jovens... entre as mais diversas áreas a JSD tem estado na vanguarda, mesmo antes da JS sequer imaginar existir.

Faço votos para que a JS comece a interessar-se pelos jovens madeirenses e porto-santenses, para que deixe de brincar às velas e para que deixe de aparecer nos meios de comunicação com ideias de bota-abaixo ou, pura e simplesmente, sem ideias. Eu, como jovem nascido numa autonomia, peço que os jovens socialistas madeirenses comecem a desejar uma autonomia reforçada na Madeira com mais ideias e mais debate político, importante para salvaguardar os interesses da RAM. Onde estava a JS na altura da liberalização dos transportes aéreos e das propostas de salvar os estudantes, apresentadas na AR e rejeitadas pelo PS? Deviam estar a preparar alguma proposta para ser copiada, ou então a dormir à sombra da bananeira ou a brincar às velinhas à porta de alguma instituição da RAM.

Na baía onde desembarcaram os nossos descobridores, como é que é possível que, mesmo após uma eleição incontestável, existam ecos polémicos de gente para quem a política não passa de Festas da Juventude?

Está na altura de lutar contra todos os que tentam impingir-nos uma Autonomia limitada. Chegou o momento de saírem do anonimato e de darem a cara, ou pela oposição ou pelo partido. Se optarem pela segunda hipótese, chegou o momento de se juntarem, com força e de mangas arregaçadas, ao trabalho duro que é lutar por causas importantes.

A JSD, com a sua líder que é a voz da esperança dos jovens madeirenses, tem dito o que está mal mas não só, pois mostra soluções e ideias para os problemas mesmo sem o mediatismo que merece - já que a RTP e o DN não fazem cobertura.

Há que registar a frase do escritor George Orwell: “Os sentimentos elevados vencem sempre no final; os líderes que oferecem sangue, trabalho, lágrimas e suor conseguem sempre mais dos seus seguidores do que aqueles que oferecem segurança e diversão. Quando se chega a vias de facto, os seres humanos são heróicos.

Por isso, chegou o momento de sermos os heróis da Madeira ao lado da Jota que sempre esteve ao lado dos jovens da nossa autonomia.

E.F. in Cartas do Leitor - Diário de Notícias da Madeira

4 comentários:

  1. A Js do Orlando está fazendo comichão a muita gente. Tens saudades do tempo da célia? Parece, è pena...

    ResponderEliminar
  2. Comichão?! O que é que fez?! Nada... Só se for isso...

    Ao menos a Célia era uma menina e além do mais gira, ao contrário desse rapaz... Que se tiver tanto jeito para a enfermagem como tem para a política, rezo para nunca o encontrar a nível profissional!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela justiça da tua analise política, à pertinência dos factos descritos e a valorização de um trabalho serio e credível.

    ResponderEliminar
  4. Se a JSD queixa-se de falta de cobertura, pois peçam ao AJJ que vos dê tempo de antena nos jornais do partido, como é o caso do Jornal da Madeira, um jornal amamentado pelo regime e pago por TODOS os Madeirenses. Sócrates pode não prestar pra nada mas não tem um jornal pra fazer propaganda o ano todo, xulando o erário publico. Da mesma forma que AJJ tem uma página para mandar papaias pra opinião pública, pois peçam-lhe uma página só pra voces, JSD.

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!