quarta-feira, 18 de março de 2009

Therese Alshammar torna-se primeira nadadora a ser desqualificada por usar tecnologia

A nadadora sueca Therese Alshammar, com os seus 31 anos conseguiu fazer um novo mínimo nos 50 metros mariposa com 25,44 segundos (baixando 0,02 segundos do anterior record), no Campeoanto de Sydney. Todavia, este recorde não foi considerado válido, pois a nadadora usava dois fatos de banho, que permitiu reduzir a força de atrito.
A FINA (Federação Internacional de Natação) diz que a modalidade deve ser baseada na performance física dos nadadores.
Isto levou-me a reflectir, porque será que as tecnologias não podem ser introduzidas no desporto? Se essa tecnologia não tem consequências negativas para os seus utilizadores, qual é o problema? As pessoas só querem ver um bom espectaculo com os atletas no seu melhor.

Só a título de curiosidade (e já que é um pouco da minha área), a força de atrito é a força que resiste, ou se opõe ao movimento quando uma superfície se move sobre outra, neste caso o corpo/fato de banho sobre a água.

2 comentários:

  1. Não é evidente?! A tecnologia compra-se, as capacidades físicas nem tanto. Vejo que queres retirar a supremacia dos etiopes do atletismo!

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais estas de parabens pelo blog, ta porreiro e com temas interessantes. Sobre esta noticia eu nao percebo porque que na natação nao é possivel usar as novas tecnologias e no futebol é possivel como foi dado a conhecer as novas botas mais leves de sempre?!

    http://www.lpmcom.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=414

    Força

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!