quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tarifa para estudantes - VITAL!


Nestes 11 dias de Acção Jovem organizado pela JSD-Madeira, a deputada jota – Vânia Jesus defendeu a tarifa de estudantes entre as ligações aéreas da Madeira com Lisboa.

Esta proposta da JSD-Madeira é mais vantajosa para os estudantes madeirenses do que a proposta anterior do CDS-PP. É muito bem-vinda esta proposta e espero que consiga ser aprovada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e consiga passar na Assembleia da República (algo que não acredito).

“(...) vir a ser criada pela EasyJet que entrará na linha a partir de Outubro, implica a definição de uma tarifa máxima que não ultrapassasse os 200 euros e que, sobre este valor, ainda seriam descontados os 60 euros de subsídio por viagem ida/volta, ficando a passagem aérea para os estudantes a um custo de 140 euros.Relativamente ao subsídio de viagem, acrescentou que este deve ser maior — intenção que já havia sido manifesta antes da liberalização dos transportes aéreos — e assumido pelo Estado, de modo a assegurar a continuidade territorial.Além disso, faz notar que os estudantes que vão ter que se matricular num estabelecimento de Ensino Superior fora da Região, têm entre 5 e 19 de Setembro para o fazer. Trata-se de um curto espaço de tempo que poderá levar muitos estudantes da Madeira a ter que marcar a sua viagem de um dia para o outro e ficarem sujeitos às tarifas mais altas que, salientou, podem atingir os 300 ou 400 euros.”
In Jornal da Madeira

É importante referir que a 15 de Setembro saem os resultados das colocações no Ensino Superior e como é citado na notícia, os alunos que têm que fazer a matrícula, nessa semana, num estabelecimento de Ensino Superior no continente vão ter que pagar viagens a preços exorbitantes. E agora?!

Uma vez mais, obrigado deputados socialistas no continente por terem chumbado a proposta do CDS!

4 comentários:

  1. Faço uma proposta melhor: Viagens grátis para todos os madeirenses a serem pagas pelo Governo Regional!!!

    ResponderEliminar
  2. Será que também propuseram as mesmas tarifas para os estudantes continentais que frequentam a U.M. ?

    ResponderEliminar
  3. Mas, se a Madeira é tão boa como dizes porquê que não ficas aí a estudar? Além disso, se dizes ter 22 anos, isso é a idade para estar a sair, não a entrar, tanto mais que os insulares entram num contingente com médias mais baixas, uma vez mais, porque são melhores...

    ResponderEliminar
  4. Amigo João,

    A proposta é para estudantes quer madeirenses no continente, quer continentais e açoreanos na Madeira!

    quink644, eu sei que não me conhece, daí ter dito isso! Como é que posso dizer que a Madeira é o melhor lugar se não conhecesse outros lugares?! Como posso falar com conhecimento de causa? Tanto que este ano lectivo passado vivi em Galway em erasmus.
    Não estudo na UMa por diversos motivos, um desses motivos é não ter o meu curso.
    Mas quem está a entrar?! Estou no 5º ano da faculdade, contudo defendo os interesses de todos! Não falo por mim, porque eu também poderei beneficiar dessa tarifa! Porra...
    Contingente da Madeira, médias mais baixas?! Acho que falta entenderes o que é o contingente da Madeira. Por exemplo em algumas vezes a média de medicina no contiente da Madeira é superior ao do contingente geral. É um contigente separado do geral que faz com haja uma média superior ou inferior. Nada de médias mais baixas. Mas se fica feliz por isso, está a ser pensado acabar com contigente, por diversos motivos que terei todo o gosto em explicar!

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!